Ana Kfouri participa do ciclo virtual de palestras gratuitas “Lab Corpo Palavra” dia 28/02

0
294

A diretora teatral e atriz Ana Kfouri participa do ciclo virtual de palestras gratuitas “Lab Corpo Palavra” dia 28/02

Ana Kfouri participa do ciclo virtual  de palestras gratuitas “Lab Corpo Palavra” dia 28/02

A artista premiada pesquisa as relações entre corpo e palavra nas artes da cena e da imagem, tema de curso recém-criado na PUC-Rio, sob sua coordenação

O ciclo virtual de palestras “Lab Corpo Palavra” reúne, até 4 de março, artistas e pesquisadores da dança, das escritas, das artes cênicas e dos estudos do corpo no canal do Youtube Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp). A proposta é conversar sobre os pensamentos e práticas que envolvem os processos de criação artística na relação entre o corpo e a palavra. Neste domingo, dia 28/02, às 11h, será exibida a penúltima conversa da série, agora com a diretora e atriz Ana Kfouri. Artista premiada e professora da PUC-Rio, ela tem uma profunda pesquisa cênica que pensa a palavra e o corpo como campos de forças em tensão e em relação. As palestras ficam disponíveis no canal após o evento.

A atividade é um desdobramento do Laboratório Corpo Palavra: coreografias e dramaturgias cartográficas, trabalho artístico-pedagógico desenvolvido pela bailarina, performer, coreógrafa, professora e pesquisadora da dança Aline Bernardi há seis anos. O projeto contempla curso de formação e criação artística virtual, que segue até março, lançamento de livros, podcasts e as palestras, que ficarão disponíveis no canal após cada evento. O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal através do Prêmio Fomento a Todas as Artes.

Participam das palestras: Hélia Borges (Psicanalista, professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade Angel Vianna. Pesquisadora de arte, psicanálise e processos de subjetivação); Katya Gualter (artista da dança, Professora do Departamento de Arte Corporal e Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ); Sandra Benites (antropóloga indígena da etnia guarani, curadora do Museu de Arte de São Paulo, arte-educadora e artesã); Maria Alice Poppe (Bailarina, pesquisadora e professora dos cursos de graduações em dança da UFRJ); Ondjaki (Poeta e escritor angolano. É também autor de roteiros cinematográficos); Ana Kfouri (Diretora teatral, atriz e pesquisadora, especialista em arte e filosofia, professora da PUC-Rio, Departamento de Letras, Curso de Artes Cênicas); e Ciane Fernandes (Performer e professora titular da Escola de Teatro da UFBA, uma das fundadoras do PPGAC/UFBA e diretora do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA).

 

Sobre Ana Kfouri

Ana Kfouri é diretora teatral e atriz. Doutora em Artes Visuais pela UFRJ, professora do Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio e uma das coordenadoras do primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Cênicas da PUC-Rio, Relações entre Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem, com início em março de 2021. Atualmente realiza pós-doutorado no PPGAC ECo UFRJ. Em 2017, Ana inaugurou seu espaço, Centro de Estudos Ana Kfouri, CEAK, dedicado à pesquisa artística. Integrou de 1992 a 2013 o corpo docente da Oficina e da Usina de atores da TV Globo. Na emissora, fez a preparação dos atores das novelas Órfãos da Terra, Novo Mundo, Tempo de amar e Nos tempos do Imperador, e das séries Ilha de ferro (1ª temporada) e Desalma (1ª temporada e 2ª, iniciada em novembro de 2020). Em 2019, recebeu indicações de melhor atriz dos prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural, pela peça Uma frase para minha mãe, do autor Christian Prigent. Foi contemplada pelo Prêmio Questão de Crítica por sua trajetória dedicada à criação cênica e à formação de artistas, bem como por Uma frase para minha mãe. Lançou seu livro Forças de um corpo vazado, no Rio de Janeiro, pelas editoras 7Letras e PUC-Rio 2019, e na MITsp, 2020, São Paulo. Recentemente, criou o canal CEAK no Youtube dedicado a conteúdos artísticos, espetáculos, processos, aulas, lançamentos, pesquisas artísticas de modo geral.

 

Programação:

Palestras LAB Corpo Palavra

29/01: 13h às 14h – Palestra com Hélia Borges – Psicanalista, professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade Angel Vianna. Pesquisadora de arte, psicanálise e processos de subjetivação. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

03/02: 15h às 16h – Palestra com Katya Gualter – Artista da dança, Professora do Departamento de Arte Corporal e Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

09/02: 15h às 16h – Palestra com Sandra Benites – Antropóloga indígena da etnia guarani, curadora do Museu de Arte de São Paulo, arte-educadora e artesã. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

18/02: 14h às 15h – Palestra com Maria Alice Poppe – Bailarina, pesquisadora e professora dos cursos de graduações em dança da UFRJ. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

23/02: 16h às 17h – Palestra com Ondjaki – Poeta e escritor angolano. É também autor de roteiros cinematográficos. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

28/02: 11h às 12h – Palestra com Ana Kfouri – Diretora teatral, atriz e pesquisadora das relações entre o corpo e a palavra nas artes da cena. Professora do Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio.

04/03: 14h às 16h – Palestra Performática com Ciane Fernandes -Performer e professora titular da Escola d Teatro da UFBA, uma das fundadoras do PPGAC/UFBA e diretora do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA

 

Serviço:

Palestras – Laboratório Corpo Palavra – Coreografias e dramaturgias cartográficas

Temporada: De 29 de janeiro a 04 de março

Programação:

29/01: 13h às 14h – Palestra com Hélia Borges. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)

03/02: 15h às 16h – Palestra com Katya Gualter. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)

09/02: 15h às 16h – Palestra com Sandra Benites. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)

18/02: 14h às 15h – Palestra com Maria Alice Poppe. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)

23/02: 16h às 17h – Palestra com Ondjaki. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)

28/02: 11h às 12h – Palestra com Ana Kfouri

04/03: 14h às 16h – Palestra Performática com Ciane Fernandes

Exibição: no canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)

Ingressos: gratuitos

 

 

 

Assessoria de imprensa

Racca Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here