Especialistas em efeitos visuais participam do 3º VFX Rio, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Museu de Arte Moderna e Museu do Amanhã
Evento recebe nomes como Dan Lemmon, vencedor do Oscar 2017, e Richard Clegg, de Blade Runner 2049
O VFX RIO traz ao Brasil os maiores especialistas nacionais e internacionais na produção de efeitos visuais para cinema, tv, games e novas tecnologias. A terceira edição do evento será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2017, no Museu de Arte Moderna e no Museu do Amanhã, Rio de janeiro. O programa de dois dias inclui palestras e workshops com supervisores, diretores e artistas que participam da criação de efeitos visuais e mídias imersivas.
Dan Lemmon conquistou o Oscar 2017 de efeitos visuais pelo filme Mogli – O Menino Lobo (Jungle Book). VFX supervisor da franchise Planeta dos Macacos, ele ainda foi indicado à estatueta por Planeta dos Macacos – A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011) e Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014). Durante a sua carreira, Lemmon também participou da criação dos efeitos de dois filmes fundamentais para o desenvolvimento do cinema: a trilogia O Senhor dos Anéis e Avatar.
Dan Lemmon ajudou a desenvolver a técnica chamada performance capture, que registra a performance de atores reais e cria os movimentos de personagens fictícios como Cesar, do Planeta dos Macacos, interpretado por Andy Serkis.
“Poder ver onde Andy Serkis leva o personagem e como ele muda de um filme para outro passando por diferentes tipos físicos e mudanças emocionais é pura magia. A performance capture é capaz de traduzir a atuação do ator e integrá-la à personagens digitais, que não se parecem com eles, mas que incorporam emocionalmente tudo o que o ator faz no set”, conta.
Richard Clegg, VFX Supervisor da MPC, revelará os desafios técnicos e criativos que sua equipe enfrentou para criar o personagem digital Rachael, interpretado por Sean Young, no filme Blade Runner, de 1982. O diretor Denis Villeneuve confiou a Richard uma das tarefas mais complexas na história dos efeitos visuais: o reencontro entre Rachael, recriada digitalmente pela MPC 35 anos após o lançamento do filme original, e Deckard, interpretado por Harrison Ford, no filme Blade Runner 2049. Esse desafio levou nove meses para ser conquistado. O resultado é impressionante, e o reencontro emocionalmente intenso demonstra como a tecnologia pode recriar a realidade e trazer de volta à vida personagens e atores que fizeram parte da história do cinema.
“Queremos levar ao grande público apresentações sobre tecnologia de ponta em filmes de última geração, de uma forma divertida e acessível. O VFX RIO tem como objetivo divulgar o trabalho dos especialistas, técnicos e artistas que trabalham na realização de filmes, video jogos e outras formas de entretenimento digital. Os efeitos visuais são um fator importante na produção audiovisual, um mercado em expansão que gera milhares de empregos no mundo mas ainda é pouco conhecido e incentivado no Brasil,” diz Matteo Moriconi, Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual e um dos fundadores do VFX RIO.
Em 2017, além da parceria com o Comic Con Experience em São Paulo, onde os convidados internacionais se apresentarão dia 7 de dezembro, o VFX RIO fechou um acordo com o Festival de Veneza para trazer ao Brasil os filmes vencedores do concurso Venice VR, mostra de realidade virtual criada para incentivar a produção de filmes de última geração.
“Dos 120 projetos de VR que participaram da seleção, identificamos cerca de trinta que, em nossa opinião, representam o melhor de uma produção ainda em fase experimental, mas com resultados artísticos e espetaculares de extremo interesse. O Júri concedeu três prêmios, muito diferentes para resultados lingüístico-formais, indicativos de tantas maneiras pelas quais essa nova forma de expressão pode, ou não, ir no futuro imediato. Contribuir para a promoção internacional é um compromisso que não pode ser evitado, dada a ausência total (por agora) de um circuito de distribuição que pode ajudar a divulgar o trabalho que merece esses artistas.” Alberto Barbera, Diretor do Festival de Veneza.
PROGRAMA COMPLETO DO VFX RIO
Sexta-Feira, 8 de dezembro – MUSEU DE ARTE MODERNA, RIO DE JANEIRO
9:00 Credenciamento
10:00 Suzana Freitas & Anna Azevedo | Rede Globo
Supervisoras de atração e captação de talentos da Rede Globo
11:00 Marcio Aguiar | Nvidia corporation
Impact of GPUS in Midia and Entertainment
12:00 Marcelo Siqueira | Mistika Post & Weeze
Técnicas de produção de comercialização para VR
13:00 Intervalo
15:00 Lucia Modesto | TV Globo
Novos projetos e tecnologias para TV
Com Claudia Mendes, Jorge Banda, Jan Habib e Raoni Nery
16:30 Painel: Tecnologia e Industria Criativa
17:30 Matteo Moriconi – VFX RIO: Associação Brasileira de Tecnologia Visual
Dan Lemmon – WETA DIGITAL
Richard Clegg – MPC
18:30 Intervalo
19:00 Ollie Shaw | Siggraph
Computer Animation festival – Electronic theatre
Sábado, 9 de dezembro – MUSEU DO AMANHÃ, RIO DE JANEIRO
9:00 Credenciamento
10:00 Marcela Sabino | Museu do Amanhã
VR Bootcamp
11:00 Hugo Gurgel | Quanta Post
Desafios de empresas VFX brasileiras no mainstream
12:00 Liana Brasil e Russ Rive | Super Uber
SuperViz
13:00 Intervalo
15:00 Ravi Velhal | Intel
Cinematic VR Revolution
16.00 Richard Clegg | MPC
Blade Runner 2049
17: 00 Dan Lemmon | WETA VFX
Planeta Dos Macacos: A Guerra
Sobre o VFX Rio
O VFX RIO é um projeto patrocinado pela Intel em parceria com a Dell e associado ao Siggraph de Los Angeles com a promoção do Telecine e do Omelete. O VFX Rioé produzido pela Cake Marketing e Fusion Communications através da Associação Brasileira de Tecnologia Visual. Em 2015 e 2016, o VFX RIO trouxe ao Brasil profissionais premiados de empresas como Industrial Light & Magic, Activision, MPC, Visual Effects Society, Pixomondo além de apresentar o melhor da produção local através de apresentações de universidades nacionais e estúdios e produtoras com Rede Globo, Conspiração, O2 e Stratostorm.
Ingressos
Quem comprar o passaporte VIP terá direito a um ano de membership da Associação Brasileira de Tecnologia Visual. A missão da Associação é “Promover a indústria brasileira de tecnologia visual, ou seja, as empresas que se dedicam à exploração econômica de Efeitos Visuais, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Computação Gráfica, para quaisquer plataformas, na condição de produtoras ou de desenvolvedoras assim como defender seus interesses, por meio de diversas ações.
Serviço:
VFX RIO 2017
8 e 9 de dezembro de 2017
Museu de Arte Moderna (MAM-Rio): Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Museu do Amanhã: Praça Mauá, 1 – Centro
Ingressos: de R$100 a R$550 | https://www.sympla.com.br/vfxr
Site: www.vfxrio.com
Facebook: https://www.facebook.com/VFXRi
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Bruna Velon