5ª edição da CasaBloco será no MAM, onde os Carnavais do Brasil vão se encontrar

 

5ª edição da CasaBloco será no MAM, onde os Carnavais do Brasil vão se encontrar

De casa nova: CasaBloco ocupa pilotis, jardins, salão e cinemateca do MAM em 2024, com shows, blocos, intervenções, moda, cinema, gastronomia e rodas de conversa

Itinerante: Pela primeira vez, a estreia da CasaBloco será realizada no pré-carnaval de Olinda, dias 13 e 14/01, chegando ao Rio de Janeiro nos dias 25, 26, 27 e 28/01

CasaBloco (Créditos: Bruno de Lima)

“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual”. E vai ter Caboclo de Lança, La Ursa, Cavalo-Marinho, Bate-Bola, Perna-de-Pau, Roda de Samba, Cortejos de Blocos e muito mais. Com esse lema, a CasaBloco chega à sua 5ª edição inovando e trazendo muitas novidades. De casa nova, o projeto vai ocupar os jardins, pilotis, salão e cinemateca do Museu de Arte Moderna, o MAM, levando toda a pluralidade do carnaval para um espaço que tem tradição no carnaval de rua. Nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro de 2024, serão 12 horas de programação, parte gratuita, com shows, oficinas, rodas de conversa, mostra de filmes de carnaval, feira de moda e muitas apresentações.

CasaBloco (Créditos: Bruno de Lima)

A abertura, no dia 25, às 14h, fica por conta das oficinas, da roda de conversa com Leandro Vieira e Marcio Debelliam, da mostra de cinema, feira de moda e gastronomia, da lavagem com os Filhos de Gandhi e cortejo do bloco Quizomba

Sexta-feira, 26 de janeiro, é dia de misturar os carnavais de Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Cordão do Boitatá abre a noite para, em seguida, receber a sequência histórica de gigantes da música pernambucana, com Lenine & Spok e Alceu Valença. A presença baiana fica a cargo da Timbalada, que, após muito tempo, volta a se apresentar no Rio. O DJ Cyro, do Rio, e a pernambucana Lala K levam o melhor da música brasileira à pista da CasaBloco.

Sábado, dia 27 de janeiro, a CasaBloco recebe, diretamente de São Paulo, o Bloco Ritaleena, com os maiores sucessos de Rita Lee, a rainha do rock. Na sequência, tem o pop da carioca Fernanda Abreu que convida Sandra Sá. O romantismo toma conta do festival com uma sequência de tirar o fôlego: Ferrugem, Sidney Magal e o bloco Fogo & Paixão. O duo de DJs Tropicals assume a noite com uma mistura irresistível de música eletrônica e MPB, que conta ainda com o DJ Cyro.

Alceu Valença (Créditos: Leo Aversa)

Domingo, 28 de janeiro, é dia de samba, mas também da criançada. A festa começa com o Carimbaby, trazendo o melhor do carimbó para a família dançar à vontade. O Bloco Gravata Florida faz sua roda com apresentações divertidas e descontraídas. Em seguida, a potente roda de samba do Terreiro de Crioulo, com seus atabaques. No palco principal, Leci Brandão, Cacique de Ramos e Marcelo D2 conduzem a um mergulho pelo samba de raiz e muito carnaval. A DJs Tamy e Cris Panttoja assumem as carrapetas.

Rita Fernandes – Diretora Geral da CasaBloco (Créditos: Suzana Tierie)

Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, dos maracatus, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.

A edição 2024 da CasaBloco conta com patrocínio master da Ambev, através da marca Brahma, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com os patrocínios da Seafood from Norway – Bacalhau da Noruega O autêntico e da Cedae.

Programação 25 de janeiro de 2024 (quinta)

Oficinas – Salão do MAM

14h às 16h – Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria com Sueli – 30 vagas

16h às 18h – Oficina de Adereços: “Reciclando Meu Carnaval” com Maria Claudia – 30 vagas

Inscrições pelo link: Oficinas CasaBloco

 

Mostra de Cinema – Cinemateca

14h – Sessão 01: “Dia de Alforria”, direção de Zózimo Bulbul; e “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, direção de Caroline Reucker

16h -Sessão 2: “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian

Retirada de ingressos pelo site Ingresse
 

Palestra no salão

18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)

19:30 – Lavagem do MAM com Filhos de Gandhi

20:30 – Cortejo do bloco Quizomba nos jardins do MAM

A DJ da Noite e Tata Ogan

 

MOSTRA DE CINEMA, PALESTRAS, OFICINAS E FEIRA

Buscando contemplar a tradição do Carnaval em todas as suas vertentes, a CasaBloco irá promover oficinas para transmitir saberes populares das diversas culturas, fazeres e moda carnavalesca. Voltada para o público em geral, as oficinas serão facilitadas por profissionais do ramo, com dicas e técnicas para os foliões que para além de curtir, também querem colocar a mão na massa na preparação do seu carnaval. Entre os destaques estão as de Adereços com materiais reciclados e de Maquiagem Artística. 

Novidade da última edição, a Mostra de Cinema CasaBloco torna a acontecer, exibindo 12 filmes com temática de carnaval. A exibição acontecerá na Cinemateca do MAM, gratuitamente. Os curtas e longas selecionados contam a história de personalidades do samba e do universo carnavalesco. Entre os destaques estão “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian, “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, direção de Pedro Bronz, e “Salgueiro – Um Casal Diferente”, direção de Pedro Monteiro e Daniel Brunet. 

A exibição dos filmes é seguida de rodas de conversas sobre os temas apresentados. Na quinta-feira, 25, Leandro Vieira, carnavalesco da atual campeã do carnaval carioca, Imperatriz Leopoldinense, e o diretor Marcio Debellian se juntam no papo “Carnavais de Bethânia”. Já na sexta, 26, quem fala é o comentarista e estudioso do carnaval, Milton Cunha junto com convidados na palestra “Carnaval e Literatura”.

Durante todos os dias, na programação diurna gratuita e na noturna paga, o projeto conta com uma feira que reúne 32 empreendedoras e artesãs, com produtos voltados para a moda de carnaval. Adereços, acessórios, fantasias e maquiagem fazem a festa das foliãs e foliões. Desde o primeiro ano, a Feira A Rua É Nossa é uma parceria com o Instituto Black Bom e conta com a curadoria de Sami Brasil, e é uma ação social do projeto que não realiza cobranças de nenhuma forma às participantes. Os espaços e barracas são cedidos e toda a renda da venda dos produtos é das artesãs.

 

CasaBloco em Olinda

Outra novidade é que, pela primeira vez, o projeto vai sair do Rio de Janeiro e atravessar o país até o Nordeste, promovendo o encontro da folia carioca com a o frevo de Olinda, cidade que abriga um dos principais carnavais do Brasil. Dias 13 e 14/01, o icônico Centro Cultural Casa Estação da Luz vai receber o tradicional bloco carioca Cordão do Boitatá, que faz oficina e show, antecipando as comemorações dos seus 18 anos do Baile Multicultural e 28 anos de Cortejo. As cantoras Marina Iris e Mariana Baltar acompanham o bloco nessa etapa de Olinda.

E quem recebe o Boitatá é Spok, o maestro do frevo, com vários convidados pernambucanos. Além dos shows, haverá roda de conversa com o carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, escola de samba campeã do Rio de Janeiro em 2023, e exibição do filme “Fevereiros”, de Marcio Debellian, para o público pernambucano.
 

CADEIA PRODUTIVA DO CARNAVAL

Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia fluminense em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e cultural do carnaval. As primeiras edições foram realizadas na Casa França-Brasil, espaço que destaca a arte e a cultura. Nas duas edições seguintes, depois do fim da pandemia, esteve no Clube Monte Líbano, conhecido por sua tradição no carnaval do Rio.

 

“CasaBloco é um projeto de valorização do carnaval como arte, sendo a mais importante expressão cultural popular do Brasil. Esse país diverso, plural, que se expressa nos diferentes ritmos que marcam o carnaval brasileiro. Esse espaço foi pensado para oferecer a melhor e mais completa experiência carnavalesca em um único lugar, onde o folião pode desfrutar de todas as linguagens que o carnaval contempla”, explica Rita Fernandes.

 

Além da diversidade de linguagens, a CasaBloco vai destacar a cadeia produtiva do carnaval, da concepção à realização, e empregará mais de 1 mil pessoas no período que passa de pré-produção, realização e pós-produção. O projeto conta ainda com a parceria com o MUCA – Movimento Unido dos Camelôs, fundado em 2003 para a organização dos trabalhadores ambulantes e defesa de camelôs. Todos os alimentos doados através da “meia-entrada solidária” serão revertidos para o MUCA. No campo da diversidade e empregabilidade, serão contratadas pessoas portadoras de deficiência através de parceria com a ONG Sorrindo RJ.

 

SERVIÇO

Rio de Janeiro dias 25, 26, 27 e 28/01

MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140

Classificação etária: 18 anos

Ingressos: a partir de R$ 160 (inteira) / R$ 90 (meia)

Links de vendas: Passaporte para todos os dias | 26/01 – Carnavais do Brasil

27/01 – Do Pop ao Brega 28/01 – Eu danço Samba

Mais informações em Link 

Realização: Tess

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

  • Paixão Câmeras

Latest

Markinho Duran e Banda Mahi lançam single “Até o Fim”

Markinho Duran e Banda Mahi lançam single “Até o Fim” O músico paraense e a banda do Rio de Janeiro, lançam feat inédito nesta sexta-feira...

Ana Castela é a terceira artista mais ouvida do país em 2024 e a única mulher dentro do TOP 10

Ana Castela é a terceira artista mais ouvida do país em 2024 e a única mulher dentro do TOP 10   Com uma trajetória única, a...

Lançamento Kevin O Chris no Cineplaneta

KEVIN O CHRIS LANÇA "ELEVANDO A VIBE" Single tem participação de JL o Único Kevin O Chris é verdadeiramente um operário do funk. Sendo um dos maiores...

Matheus Fernandes lança segundo volume de “MF Em Sampa” com participações de Mc Daniel, Kevin O Chris e Rogerinho 

Matheus Fernandes lança segundo volume de “MF Em Sampa” com participações de Mc Daniel, Kevin O Chris e Rogerinho  Com oito faixas, coletânea chega às...

Adriana Calcanhotto traz turnê de Errante para Juiz de Fora

Adriana Calcanhotto traz turnê de Errante para Juiz de Fora A CANTORA SE APRESENTA EM NOVO FORMATO SOLO NO CINE-THEATRO CENTRAL DIA 6 DE DEZEMBRO...