Pod Drama – Primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros

0
1125

Pod Drama – Primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros

O Primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros

Aulas de dramaturgia, produção, publicação de Podcasts, Festival de Lives e um concurso com premiação ao final

Inscrições de 26 de janeiro a 12 de fevereiro

O resultado será no dia 19 de março

Crédito da Foto: Carlos Costa – As produtoras Sandra Rodrigues e Gaby de Saboya

 

Um Festival de Verão durante a pandemia abre um novo espaço na criação de conteúdos exclusivamente em áudio digital. É o Pod Drama, primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros.

Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70 milhões de brasileiros ouviam algum tipo de áudio digital. Em 2020 este número chegou a 90 milhões.

Por ser um dos formatos digitais em maior ascensão nos últimos tempos, o Brasil aparece hoje como o segundo maior mercado do mundo para Podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Uma curiosidade é que, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), 75% dos consumidores de Podcasts são homens heterossexuais e, pouco mais da metade, brancos.  Pensando neste mercado, duas mulheres, a jornalista e atriz Gaby de Saboya e a gestora cultural e atriz Sandra Rodrigues criaram o Primeiro Festival de Podcast voltado para dramaturgos brasileiros. Gaby de Saboya idealizou o projeto, pois tem gravado muitos Podcasts como jornalista e sente falta de um espaço maior para a dramaturgia brasileira que teve seu apogeu nos famosos programas de rádio.

A proposta do festival é promover a dramaturgia brasileira e estimular a criação em novos formatos através de um concurso de textos dramatúrgicos inéditos, para o formato de Podcast, destinado ao público jovem e adulto, escrito em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil. O vencedor receberá um prêmio de R$3.000,00, além de ter o seu Podcast gravado com toda a infraestrutura de um estúdio, com sonoplastia e atores convidados.

Com um olhar de diversidade e inclusão, todos os inscritos terão acesso gratuito a aulas on-line de dramaturgia com o premiado autor Pedro Kosovski e produção e publicação de Podcast com Gustavo Passi, especialista em Podcast e criador dos BeerCast, EmpreendaCast, Pediatracast e SulaCast.  O Festival terá ainda mesas temáticas sobre esse universo, tudo gratuito e on-line, aberto ao público. Deficientes visuais também poderão se inscrever no projeto e participar da criação dos Podcasts. As inscrições começam no dia 26 de janeiro e encerram em 12 de fevereiro. A semana do Festival de Lives com convidados acontecerá entre 15 e 18 de março e no dia 19 de março será anunciado o grande vencedor.

Crédito da Foto: Carlos Costa

 

Um pouco sobre a história

O desenvolvimento do ra´dio, um dos mais eficazes meios de comunicac¸a~o de massa do se´culo XX em todo o mundo, possibilitou o surgimento de va´rias modalidades de programas, que, mais tarde, tornaram-se a ge^nese da programac¸a~o televisiva. Dentre elas, destacam-se as radionovelas. Inspiradas na soap opera norte-americana, com tempero latino-americano, as radionovelas brasileiras ganharam muitos ouvintes, uma cara nacional que ajudou a revelar grandes dramaturgos brasileiros.   

Esse formato que foi bastante popular no início do século passado está ressurgindo na era das mídias digitais no Brasil, através dos Podcasts de áudio dramas como o sucesso “Praia dos Ossos”

O Podcast ganhou muita força no Brasil a partir de 2019. Algumas hipóteses surgem para explicar esse fenômeno, entre elas a fadiga da tela (passamos nossos dias olhando pra uma tela, seja o monitor do computador do trabalho, o celular ou a TV), a característica multitarefa do áudio (você ouve enquanto faz outras coisas, outras atividades) e o livre exercício da imaginação que os vídeos não nos permitem ter.

Uma recente pesquisa revela que a Região Sudeste é responsável por 54,21% de participação na produção brasileira, contra o segundo lugar que é o Nordeste, que detém 19,10% desta fatia. No Sudeste, o domínio absoluto é do estado de São Paulo, que concentra 35,52% de toda a produção da região, contra o segundo lugar, Rio de Janeiro, com 10,47% das produções.

Com a pandemia, o consumo de Podcast teve uma grande mudança. Se antes, o pico de consumo era nos horários de deslocamentos, que são manhã e fim de tarde, durante a pandemia, esta curva deu lugar a um consumo mais uniforme e distribuído durante todo o dia. No Brasil, 85% dos usuários de internet consumiram áudio durante a pandemia.

Crédito da Foto: Carlos Costa

Serviço:

Pod Drama – 1º Festival de Dramaturgia de Podcast

Inscrições: de 26 de janeiro a 12 de fevereiro

Semana de Lives para convidados: de 15 a 18 de março

Resultado do vencedor: 19 de março

Inscrições: www.poddrama.com.br

Classificação: Livre

Realização: Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Fundo Estadual de Cultura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui