A Gestão do Futuro reúne mais de 10 futuristas do mundo em São Paulo
Evento “A Gestão do Futuro” reúne mais de 10 futuristas do mundo em São Paulo
Iniciativa traz profissionais da Finlândia, EUA e mais cinco países para workshop completo sobre o tema, nos dias 2 e 3 de agosto
São Paulo, julho de 2018 – Organizado pelas futuristas brasileiras Jaqueline Weigel e Rosa Alegria, o evento “A Gestão do Futuro” apresentará metodologias Foresight ou Prospectiva – nome adequado ao que conhecemos aqui no Brasil como Futurismo – de diversas partes do mundo. Com um time de mais de 10 especialistas, o objetivo dos dois dias de encontro (2 e 3 de agosto) é mostrar como aplicá-las aos negócios, núcleos sociais e governamentais como formas de antecipar o futuro na prática, ou influir sobre ele.
Para viabilizar a participação de profissionais de diversos locais do mundo, a organização optou pelo espaço inovaBra, que contará com estrutura tecnológica para a presença online dos especialistas. Entre eles, destaques para as três da Finlândia, da conceituada University of Turku: Marianna B. Ferreira-Aulu, Sirkka Heinonen e Sari Söderlund; além dos americanos Peter Bishop (Universidade de Houston), que é co-criador do primeiro mestrado de futurismo do mundo e Jerome Glenn, co-fundador e Presidente do Projeto Millennium, o maior sistema de inteligência sobre Futuro do Mundo. Abaixo detalhes de todos participantes.
“Temos encarado o futuro como um grande show, e a discussão precisa ser ampliada para um espectro ético, sustentável e social em torno da profunda mudança do planeta”, afirma Weigel.
Rosa Alegria completa: “Este evento é importante para o país, em um momento onde se discute a era 4.0, a Inovação Disruptiva e as Tecnologias Exponenciais da Transformação Digital. O futuro exige um olhar de disciplina e metodologias que possam servir como base para estratégias, decisões e ação no presente”.
Rosa Alegria e Jaqueline Weigel pertencem a uma rede global de futuristas, como a APF, Association of Professional Futurists, WFSF, World Future Studies Federation e ao Projeto Millennnium, o maior sistema de inteligência sobre o futuro do mundo cujo CEO esteve na conferência da Finlândia e fará um participação especial no Workshop brasileiro de agosto em SP.
Os futuristas:
Finlândia
Marianna B. Ferreira-Aulu – University of Turku
Tema: Pesquisa de Futuros
Sirkka Heinonen – University of Turku
Tema: Future Studies and Scientific Foreseight
Sari Söderlund – University of Turku
Tema: Futures Focus Education and Development Services
EUA
Peter Bishop, Co-criador do primeiro programa de mestrado de futurismo do mundo – Universidade de Houston
Tema: Ensinar o futuro é tão importante quanto ensinar a história
Jerome Glenn, Co-fundador e Presidente do Projeto Millennium, o maior sistema de inteligência sobre Futuro do Mundo.
Tema: Sistemas de Informação global para tomada de decisões
Colômbia
Jean Paul Pinto, do Instituto de Prospectiva – Universidad del Valle
Tema: Materialização de cenários futuros e construção de inovações disruptivas
Francisco Mojica – Universidad Externado da Colômbia
Tema: A prospectiva estratégica para a competitividade empresarial
México
Guilhermina Baena – Universidade Nacional Autônoma do México
Tema: O Futurismo Iberoamericano
Austrália
José Ramos, Action Foresight
Tema: Transformando a governança de pessoas para o planeta
África do Sul
Geci Karuri Sebina, Pesquisadora da Rede de Cidades da África do Sul
Tema: O Futurismo que faz florescer as cidades
Azerbaijão
Reyhan Huseynova, Presidente da Sociedade de Estudos do Futuro do Azerbaijão
Tema: A visão intercultural da Europa Oriental
Bélgica
Philippe Destatte, Diretor Geral no The Destree Institute
Tema: Futurismo para o desenvolvimento regional
Quem conduz?
Strategic Foresight, Humanista, Educadora, Starter da W Futurismo e W Future School, Partner do Projeto Millennium e do Finland Futures Research Center da University of Turku, Finlândia, membro da APF (Association of Professional Futurists) e da WFSF (World Future Studies Federation, Unesco). Formada em Gestão de Pessoas pela FGV-SP, aluna da Singularity University, da Udacity em Análise Preditiva de Dados e Empreendedora Digital. Atua em mudança de Cultura e Estratégias de Inovação, é facilitadora de programas de Liderança Exponencial e participa ativamente dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo do Brasil. Participou recentemente do Futures Conferences da Universidade de Turku, Finlândia
Pioneira em Futurismo no Brasil, atua como futurista profissional há 18 anos. Master of Sciences em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, EUA, a primeira escola a formar futuristas no mundo. Está entre as três futuristas mulheres mais reconhecidas na América Latina. Foi fundadora e vice-presidente do NEF (Núcleo de Núcleo de Estudos do Futuro) da PUC-SP por 16 anos e desde o ano 2000 representa o Projeto Millennium no Brasil, a maior rede mundial de pesquisas sobre o futuro em diferentes temas. Teve como professores grandes representantes do futurismo mundial. Trabalhou como executiva em grandes empresas por 25 anos, é especialista em Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, Management Global pelo Morehouse College, EUA e Criatividade pelo CCL, Center for Creative Leadership, EUA.
Serviço:
Dias: 2 e 3 de agosto
Local: inovaBra (Avenida Angélica, 2.529, Consolação)
Horário: das 9h30 às 17h
Valor: R$ 2.600 + taxas (até 27/07)
Vagas limitadas
A Gestão do Futuro reúne mais de 10 futuristas do mundo em São Paulo