Acqua Movie, longa de Lírio Ferreira, estreia nos cinemas dia 10 de junho
Alessandra Negrini, Antonio Haddad Aguerre, Guilherme Weber, Augusto Madeira, Marcélia Cartaxo e Zezita Matos estão no elenco do filme que tem roteiro de Lírio, Marcelo Gomes e Paulo Caldas
ACQUA MOVIE, o sexto longa do diretor pernambucano Lírio Ferreira (Baile Perfumado, Árido Movie, Cartola, O Homem Que Engarrafava Nuvens, Sangue Azul), rodado em São Paulo, Recife e interior de Pernambuco, é um road movie que apresenta a paisagem nordestina alterada pela transposição do Rio São Francisco e mostra a forte presença do coronelismo no país.
A história de ACQUA MOVIE está centrada na relação entre uma mãe (Duda | Alessandra Negrini) e seu filho adolescente (Cícero | Antonio Haddad). Cícero encontra seu pai (Jonas | Guilherme Weber, mesmo personagem de Árido Movie) morto no banheiro de casa, vitimado por um infarto fulminante. Duda está na floresta amazônica realizando um documentário sobre a demarcação de terras indígenas. Mãe e filho partem de carro de S.Paulo a fim de resgatar o afeto mútuo e deixar as cinzas de Jonas na cidade onde ele nascera, no interior de Pernambuco.
Misto de aventura e investigação, o longa flerta com o gênero documentário e nos leva a um cinema inquieto, reenquadrando a premissa de que o mundo convive com a falta, de solidariedade e com o excesso de informação.
LÍRIO FERREIRA – DIRETOR
Lírio Ferreira codirigiu, com Paulo Caldas, o longa Baile Perfumado (1996), um dos filmes mais marcantes da retomada do Cinema Brasileiro. Melhor Filme no Festival de Brasília, também foi exibido nos festivais de Toronto, Havana, entre outros.
Árido Movie (2005), o seu segundo longa-metragem, foi selecionado para o Festival de Veneza. Participou ainda dos Festivais do Rio, Miami (Melhor Diretor), Karlory Vary, Paris, Nova York, e CINE PE, onde ganhou seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme e Direção
Em 2007, lançou a cinebiografia Cartola, codirigida por Hilton Lacerda, sobre o lendário sambista carioca, que se tornou o documentário de maior bilheteria do ano no Brasil. O Homem que Engarrafava Nuvens (2009), teve sua estreia internacional no MoMA, em Nova York e foi selecionado para o IDFA (Festival Internacional de Amsterdam), além de percorrer inúmeros festivais internacionais. O filme ganhou o prêmio de Melhor Documentário do Ano (2010), pela Academia Brasileira de Cinema. Sangue Azul (2015), premiado nos festivais do Rio e Paulínia, abriu a seção Panorama, do Festival de Berlim.
ACQUA MOVIE
Brasil, 2019, 105 min, livre.
Direção: Lírio Ferreira
Roteiro: Lírio Ferreira, Marcelo Gomes e Paulo Caldas
Produção: Chica Mendonça, Lírio Ferreira
Produtora: Chá Cinematográfico
Fotografia: Gustavo Hadba
Montagem: Vânia Debs
Som: Valéria Ferro
Elenco: Alessandra Negrini, Antonio Haddad Aguerre, Guilherme Weber, Augusto Madeira, Maycon Douglas, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Edgar Navarro, Aury Porto, Fabiana Pirro, Marcio Fecher, Lula Terra, Claudio Assis, Antonio Marinho.
Distribuição: IMOVISION
TROMBONE COMUNICA