Audit Analytics: Os primeiros passos da transformação digital na auditoria interna

Audit Analytics: Os primeiros passos da transformação digital na auditoria interna

Por Alessandro Gratão Marques*

A digitalização desafia e rompe a forma como as empresas operam suas rotinas. As ferramentas digitais invadem o ambiente de negócios, provocando mudanças significativas na forma como as companhias trabalham, comunicam e vendem. Isto deu origem a novas oportunidades e desafios, desencadeada pela transformação digital. Neste contexto, a área de auditoria das empresas enxerga ótimos benefícios oriundos da Indústria 4.0. Homens e máquinas se unem em prol da agilidade e da acuracidade dos dados.

O Audit Analytics, por exemplo, é um conceito que vem mudando o futuro das análises de informações. Mesmo que seja assunto pouco explorado no Brasil, é válido ressaltar que a prática já chegou por aqui e diversas empresas começam a aplica-lo em suas operações com o objetivo de elevar a eficiência e a abrangência da análise, assim como para reduzir custos em horas de análises humanas e para otimizar resultados em projetos de auditoria.

Podemos vislumbrar no setor financeiro, que tem sido pioneiro em adotar inovações tecnológicas, devido à dependência de dados e informações. Serviços financeiros e seguros tornam-se a indústria mais digitalizada e os mais bem posicionados no atendimento aos seus clientes. Em especial nos bancos, ao permitirem que os auditores tenham uma visão geral das operações da organização e aprofundem nos dados, que podem ser usados ao longo de todas as fases da auditoria.

Usar Audit Analytics no campo da auditoria interna traz inúmeras vantagens , como transformar uma enxurrada de dados em informação valiosa de auditoria; facilitar a identificação, mensuração e perfil de riscos; aumentar a qualidade dos testes; prover taxa de erros verdadeiras em vez de estimativas; destacar tendências e fatores que podem não ter sido percebidos através de técnicas convencionais, ampliar a produtividade e eficiência, bem como dar sugestões com alto valor agregado à administração com foco em redução de custos.

Em meio ao volume de dados e às inovações tecnológicas, o melhor caminho é utilizar a inteligência das consultorias, que detêm conhecimento das práticas e das aplicações. A migração é fácil: primeiro as empresas precisam repensar seus processos principais dentro de numa estratégia de inovação e transformação digital. Depois, preparar e organizar dados que possam ser utilizados a seu favor, seja na elaboração de indicadores ou mesmo como insumo para aplicação de suas linhas de defesa.

Pronto! A eficácia do seu departamento de auditoria está em dia com um diferencial que trará notoriedade e exposição à governança de sua empresa.

*Alessandro Gratão Marques é líder das práticas de Forensic, Auditoria Interna e Financial Advisory da Protiviti consultoria global especializada em Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance, Gestão da Ética, Prevenção à Fraude e Gestão da Segurança.

Sobre a Protiviti (www.protiviti.com)

A Protiviti é uma empresa global de consultoria que ajuda empresas a resolverem problemas em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna. A companhia presta serviços para mais de 60% das empresas da Fortune 1000® e 35% da Fortune Global 500®.

A Protiviti e suas firmas-membro independentes prestam serviços aos clientes por meio de uma rede de mais de 70 escritórios em mais de 20 países, contando com mais de 4.500 profissionais em todo o mundo. No Brasil ela está presente desde 2006. A empresa também trabalha para agências governamentais e empresas de menor porte e/ou em fase de crescimento, incluindo aquelas que têm por objetivo fazer a abertura de capital.

Presente na classificação 57 da lista de 2016 da Fortune – 100 Melhores Empresas para Trabalhar®, a Protiviti é reconhecida em seu segmento entre as “Melhores Empresas para Trabalhar”. A empresa é uma subsidiária integral da Robert Half (NYSE: RHI). Fundada em 1948, a Robert Half é membro do índice S&P 500 e foi nomeada para Fortune® na lista “Empresas Mais Admiradas do Mundo” da revista entre 1998-2016.

Informações para imprensa:

IMAGE Comunicação Fone: 11 5072-9960

Dani Portela 
Raphael Mathias
Isabela Flores 

Audit Analytics: Os primeiros passos da transformação digital na auditoria interna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

OTHELO, O GRANDE está em exibição nos cinemas de São Paulo e demais estados

Documentário sobre um dos maiores artistas brasileiros da história, "Othelo, O Grande" está em exibição nos cinemas   Dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos e produzido por Ailton...

Altafonte Brasil celebra 3º ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal Caixa de entrada

Altafonte Brasil celebra terceiro ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal   Tássia Reis, Lenine, Arnaldo Antunes, O Terno, Luedji...

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim’

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim' Ouça aqui ‘Início Depois do Fim' https://links.altafonte.com/KC_IDDF O músico carioca Kauan Calazans, com 15 anos de...

Guilherme Arantes leva seu show para Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Juiz de Fora

Guilherme Arantes leva seu show para Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Juiz de Fora Guilherme Arantes, paulistano, 68 anos de idade, 45 anos...

Festival de Pole Dance vai reunir cerca de 100 atletas no Rio de Janeiro

Festival de Pole Dance vai reunir cerca de 100 atletas no Rio de Janeiro Palco terá idosos e pessoas com deficiência  Foto: João Martins / Divulgação...