DANÇAS NEGRAS estreia dia 09 de setembro nos cinemas

DANÇAS NEGRAS

estreia dia 09 de setembro nos cinemas

 

 

Material Imprensa: https://tinyurl.com/dancasnegras

Instagram: @dancas.negras

Instituto Nação: https://www.nacao.org.br/

A ideia de realizar um documentário que reflete sobre importantes aspectos das artes negras no processo de emancipação e descolonização sócio-cultural no Brasil, surgiu para João Nascimento há cerca de seis anos, quando protagonizou ao lado do Fórum de Artes Negras e Periféricas a memorável luta anti-racista e democrática em torno do programa de Fomento à Dança na cidade de São Paulo. Somatizando à experiência junto a Cia de Dança Negra Treme Terra o qual o João Nascimento é diretor-fundador desde 2006, o filme costura uma trama pavimentada no olhar artístico contemplativo com forte viés político, antropológico e cultural.

Além de figuras ilustres oriundas do campo das artes do corpo, da capoeira, dos terreiros de candomblé, do movimento negro e ambiente acadêmico, vale ressaltar que o filme conta com entrevistas exclusivas de Raquel Trindade (falecida em abril de 2018) e Makota Valdina (falecida em março de 2019). Segundo o diretor João Nascimento, “Danças Negras trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade”.

Registrar em formato de documentário as matrizes negras da diáspora africana na dança contemporânea brasileira é resistir ao soterramento e ao embranquecimento das nossas identidades e tradições, estratégia criada pelos colonizadores desde o período escravocrata, quando os negros e negras antes de passar pela “porta do não retorno”, eram submetidas ao “ritual de esquecimento em volta do Baobá” no Benin, com o propósito de apagar nossas histórias, culturas, origens e nossa ancestralidade, afirmam os diretores.

Em seu depoimento ao documentário, o antropólogo Kabengele Munanga diz que “o racismo é uma ideologia que consiste em inferiorizar os outros, negar a humanidade dos descendentes de africanos, a sua capacidade de produzir obras de arte e culturas que marcaram a história da ciência e da tecnologia. Todo esse processo de hierarquização faz parte do fenômeno chamado racismo, que permeia todas as áreas. As artes africanas foram consideradas inferiores, primitivas, infantilizadas mesmo, e foi preciso um tempo para se dar conta que a arte negra tem expressões e raízes profundas que vêm da cultura de um povo, porque arte não cai do céu”.

Além de Kabengele Munanga, Raquel Trindade e Makota Valdina, Danças Negras tem depoimentos exclusivos de Clyde Morgan, Edileusa Santos, Lia Robatto, Enoque Santos, Helena Katz, Dinho Nascimento, Salloma Salomão, Mestre Felipe, Fernando Ferraz, Mestre Lumumba, Carlos Moore e do coreógrafo Firmino Pitanga que também assina a direção do filme.

:: SOBRE OS DIRETORES ::

JOÃO NASCIMENTO

Artista, pesquisador de cultura negra em diáspora e diretor das artes dos corpos dançantes e sonoros. Cineasta documentarista, realizou a direção, roteiro e trilha sonora do filme “Danças Negras” produzido pela Kalakuta Produções, coordenador do Ponto de Cultura Afrobase e diretor-fundador da Cia de Dança Negra Treme Terra atuando como diretor geral nos espetáculos “Cultura de Resistência”; “Terreiro Urbano”; “Pele Negra, Máscaras Brancas” e “Anonimato – Orikís aos Mitos Pessoais Desaparecidos”. Graduado em produção musical na Universidade Anhembi Morumbi, Integrante da Frente 03 de Fevereiro e co-criador do Filme Zumbi Somos Nós. Atualmente realiza a direção dos filmes “Tambores da Diáspora” e “Hip-Hop Caboclo”.

FIRMINO PITANGA

Coreógrafo, licenciado em Dança pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Durante mais de 30 anos realiza estudos sobre a dança negra na África e no Brasil, tornando-se um dos precursores da dança negra contemporânea em São Paulo. Integrou o grupo de dança contemporânea da UFBA, sob direção de Clyde Morgan, apresentando-se no II FESTAC – Festival Mundial de Artes e Cultura Negro Africana, realizado em 1977 em Lagos, Nigéria. Nesta mesma época dirigiu o programa Axé Se Liga Brasil, da TV Band. Fundou o Grupo Bata-Kotô e a Companhia Balé de Arte Negra, da Umes. Em 2005 e 2006 tornou-se professor da UFBA – no Departamento de Técnicas Corporais, atuando como docente no estudo do corpo com ênfase em cultura afro-brasileira. Desde 2010 é diretor da Cia Treme Terra, coreografando os espetáculos Terreiro Urbano; Pele Negra, Máscaras Brancas e Anonimato – Orikís Aos Mitos Pessoais Desaparecidos. Realizou a direção do documentário “Danças Negras”.

DANÇAS NEGRAS

Brasil, 2020, 72 min, cor, 12 anos

Direção: João Nascimento e Firmino Pitanga

Montagem e Edição: Denison Luz

Roteiro e Trilha Sonora: João Nascimento

Produção Executiva: Fernanda Rodrigues

Produtora: Kalakuta Produções

Distribuição: Lira Filmes

Codistribuição: Spcine e Secretaria Municipal de Cultura

Entrevistados: Clyde Morgan, Makota Valdina, Edileusa Santos, Raquel Trindade, Lia Robatto, Enoque Santos, Kabengele Munanga, Helena Katz, Dinho Nascimento, Salloma Salomão, Mestre Felipe, Fernando Ferraz, Firmino Pitanga, Mestre Lumumba e Carlos Moore.

DANÇAS NEGRAS propõe um debate sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como, os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade marcada por uma tradição racista e escravocrata.

TROMBONE COMUNICA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

  • Paixão Câmeras

Latest

The Fevers se apresentam na Cidade das Artes com a turnê ‘Do Vinil ao Digital’

The Fevers se apresentam na Cidade das Artes com a turnê ‘Do Vinil ao Digital’ Cesar Lemos faz participação super especial A banda, que comemora 59 anos...

Último dia de Rock the Mountain teve Anitta, Planet Hemp e mais

Último dia de Rock the Mountain teve Anitta, Planet Hemp, Seu Jorge, Joelma, Nando Reis, Urias e muito mais Famosos como Mariana Ximenes, Juliana Paiva,...

Estreia Reality Musical Netflix

Estreia Reality Musical Netflix     Créditos foto :   Maria Clara Miranda   Créditos foto: Maria Clara Miranda    A Netflix acaba de abrir as portas para uma nova geração de...

Ana Castela vence o Grammy Latino com o álbum “Boiadeira Internacional” 

Ana Castela vence o Grammy Latino com o álbum “Boiadeira Internacional”  A artista concorreu na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”  Rodolfo Alessi e Ana Castela Créditos:...

GRAMMY Latino: Person of the Year Carlos Vives recebe homenagem de personalidades

  EDGAR BARRERA, MARÍA BECERRA, DAVID BISBAL, RUBÉN BLADES, MARTINA CAMARGO, CAMILO, PEDRO CAPÓ, SILVESTRE DANGOND, EMILIA, EMILIO ESTEFAN, GLORIA ESTEFAN, FONSECA, LUIS FONSI, KANY...