Rock in Rio 2022: Festival reforça o compromisso para a construção de um mundo melhor com ações sustentáveis na Cidade do Rock

Rock in Rio 2022: Festival reforça o compromisso para a construção de um mundo melhor com ações sustentáveis na Cidade do Rock

Alinhado à campanha “Juntos os Sonhos Acontecem”, durante os dias de festival o Rock in Rio vai engajar, mobilizar e convocar o público a participar de ações em prol de um futuro melhor

Rio de Janeiro, 1 de setembro de 2022: Ciente de que o futuro deve ser construído agora, o Rock in Rio, há 37 anos, se propõe a dar palco a conversas relevantes que contribuem para a construção de um mundo melhor. O festival abraça a sustentabilidade e, desde 2001, passou a promover campanhas com um olhar voltado para a causa, sempre com ações facilitadoras que chamavam a atenção do público, da comunidade e dos parceiros, convocando-os para que se engajassem e somassem força junto ao festival. Na edição do reencontro essa história ganha um novo capítulo. Alinhado à campanha “Juntos os Sonhos Acontecem”, o Rock in Rio promove uma série de ações voltadas para sustentabilidade, além de contribuírem para as metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030, também vão estimular o público a participar dessa jornada. Entre elas, estão a força-tarefa de reciclagem de resíduos e 4,5 milhões de copos plásticos além das embalagens de plástico e papel, que serão recicladas pela Suzano, o leilão de 30 guitarras e itens das bandas que terão seus valores revertidos para o Ação da Cidadania e Amazonia Live, mais recursos de acessibilidade, compensação da pegada carbônica, certificação na norma ISO 20121, e diversas outras.

“Em 1985, o Rock in Rio nasce de um sonho de gerar impacto positivo, com o objetivo de trazer ao país um evento de grande dimensão para dar esperança e um futuro melhor a uma sociedade que, naquela época, estava se reerguendo. Está no nosso DNA assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos e acreditamos muito em usar a força do festival para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade. Por isso, desde 1985 que o festival assume um compromisso: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor e levarmos isso conosco para qualquer lugar.”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente Executiva do Rock in Rio.

Festival terá campanha de gestão de resíduos na Cidade do Rock

A ajuda e apoio do público é muito importante para a diminuição e correto descarte de resíduos produzidos durante o festival. O Rock in Rio contará, como sempre, com diversos pontos com lixeiras para reciclados — como copos, embalagens não muito sujas, papéis, entre outros — e lixeiras de não reciclados, que são embalagens sujas ou resíduos orgânicos.

Para que a coleta desse lixo seja conduzida da melhor maneira, é muito importante a colaboração das pessoas. Ter um cuidado maior no descarte facilita toda a etapa de separação, proporcionando um volume ainda maior de resíduos reciclados. Alinhadas ao objetivo do Rock in Rio de ser zero resíduos em aterro, as marcas Braskem e Suzano se juntam ao festival e estarão presentes nos pontos de gestão de resíduos da Cidade do Rock com distribuição de brindes para incentivar a atitude consciente do público.

Dessa forma, em uma grande corrente do “Juntos o Sonho Acontece”, o público descarta corretamente, o Rock in Rio faz toda a separação e envio para reciclagem, e assim descarta da forma correta os resíduos gerados no festival. Para aumentar o sucesso desta ação, o Rock in Rio tem um plano de redução de resíduos que passa por uma avaliação criteriosa dos brindes, proibição de distribuição de flyers e de embalagens primárias, proibição de construção na cidade do rock, reutilização de materiais e estruturas e doação de materiais no fim do evento para ONG, escolas e outras entidades.


4,5 milhões de copos plásticos devem ser reciclados
 

Para 2022, Rock in Rio, Heineken®, Coca-Cola, Natura e Braskem se unem para promover a reciclagem de 4,5 milhões de copos plásticos. Com a colaboração entre as marcas e diversos atores da cadeia, a iniciativa vai garantir que os copos descartados durante o maior festival de música e entretenimento do mundo sejam transformados em resinas recicladas e depois em embalagens de produtos da linha Natura Ekos.

A iniciativa foi um sucesso em 2019 quando cerca de 670 mil tampas do desodorante deram sobrevida aos 2,5 milhões de copos da Heineken. Para a edição do reencontro, os esforços das empresas serão redobrados no chamado para que as pessoas se mobilizem em torno do tema e participem ativamente desse movimento como agentes de transformação. A ação contempla diversas comunicações de conscientização em relação à reciclagem, começando pelos copos da Coca e da Heineken, que ilustrarão uma mensagem de incentivo ao público para o descarte correto do material. Também, como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação da Braskem poderão ser trocados por pontos que virarão brindes especiais para curtir o evento.

Após o descarte feito pelo público, a Comlurb fará o gerenciamento para destinação dos resíduos plásticos às cooperativas contratadas do Rock in Rio e o processo terá sua rastreabilidade garantida pela Reutiliza Já. As cooperativas, por sua vez, farão a separação e darão o destino correto para que o processo de transformação destes resíduos em resina circular da Braskem seja realizado com sucesso.

A iFood e a Suzano também se uniram para investir em ações de sustentabilidade no Rock in Rio. As empresas irão disponibilizar mais de 230 mil embalagens sustentáveis, feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável. As embalagens serão utilizadas na área de alimentação do festival, a Gourmet Square, e para garantir a circularidade todos os resíduos recolhidos serão destinados para a reciclagem e reutilizados como matéria-prima para confecção de outros materiais.

 

Metas de Sustentabilidade Rock in Rio até 2030 

No ano passado, em que comemorou 20 anos do projeto “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio assumiu publicamente, pela primeira vez, o compromisso de ir ainda mais longe nesta sua missão, publicando um relatório de 20 anos de sustentabilidade e anunciando um conjunto de metas de sustentabilidade.

Depois de se ter estabelecido como o primeiro grande evento de música do mundo a compensar a sua Pegada Carbônica (há 16 anos) e a ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, os esforços do festival no caminho da sustentabilidade não pararam por aqui e do seu legado já fazem parte marcos como ter reduzido em 62% o consumo de combustível – mesmo tendo aumentado para o dobro de sua dimensão -, ser Zero resíduos em aterro nas edições de Lisboater 80% do lixo reciclado nas edições do Rio de Janeiro, no Brasil ter realizado a separação de resíduos por catadores que rendeu em média R$50.000 por edição para as cooperativas de catadores envolvidas, ter facilitado o acesso à saúde a mais de 500.000 pessoas ou ter investido 110 milhões de reais em projetos sociais e ambientais que em 20 anos, beneficiaram 1 milhão de pessoas, apoiaram mais de 200 entidadesfinanciaram 28  projetos  da  UNESCO e auxiliam 56.000 beneficiários anualmente, em todo o mundo.

Agora, além de dar continuidade à sua certificação na norma ISO 20121, o festival estabelece metas ambiciosas para 2030, que se concentram essencialmente nas temáticas que o Rock in Rio acredita serem as mais necessárias para alimentar conversas que serão cada vez mais relevantes: educação, sistemas alimentares, alterações climáticas, economia circular, inclusão e pluralidade. Para a concretização destas metas existem já várias iniciativas desenhadas que começarão a ser implementadas desde já, e em conjunto com os parceiros do Rock in Rio, como o Rock U, plataforma de educação gratuita que vai capacitar profissionais para o mercado de eventos; reduzir a geração de resíduos eliminando a embalagem primária e incentivando a economia circular entre os parceiros na Cidade do Rock; promover produtos alimentares sazonais e locais, promover a dose certa para evitar desperdício de alimentos; melhorar a acessibilidade e deixar de forma vincada na comunidade que o Rock in Rio é um evento para todos; promover o descanso, a hidratação e a alimentação adequadas entre todas as equipes presentes na Cidade do Rock; e envolver na política de sustentabilidade do festival, através de campanhas dedicadas, todos os parceiros.

 

Sobre o Rock in Rio 

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. 

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro. 

 

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. 

 

Informações para imprensa 

PR Rock in Rio 

Approach Comunicação 

rockinrio@approach.com.br

Isabella Werneck (Assistente) – 21 97626-1837 

isabella.werneck@approach.com.br

Jullia Bustamante (Atendimento) – 21 99599-0015 

jullia.bustamante@approach.com.br 

Camila Acatauassú Xavier (Coordenadora) — 21 98257-3800 

camila.xavier@approach.com.br 

Marina Milhazes (Gerente) – 21 98810-6760 

marina.milhazes@approach.com.br  

Fabiana Guimarães (Diretora) – 21 98818-4845 

fabiana.guimaraes@approach.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

OTHELO, O GRANDE está em exibição nos cinemas de São Paulo e demais estados

Documentário sobre um dos maiores artistas brasileiros da história, "Othelo, O Grande" está em exibição nos cinemas   Dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos e produzido por Ailton...

Altafonte Brasil celebra 3º ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal Caixa de entrada

Altafonte Brasil celebra terceiro ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal   Tássia Reis, Lenine, Arnaldo Antunes, O Terno, Luedji...

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim’

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim' Ouça aqui ‘Início Depois do Fim' https://links.altafonte.com/KC_IDDF O músico carioca Kauan Calazans, com 15 anos de...

Guilherme Arantes leva seu show para Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Juiz de Fora

Guilherme Arantes leva seu show para Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Juiz de Fora Guilherme Arantes, paulistano, 68 anos de idade, 45 anos...

Festival de Pole Dance vai reunir cerca de 100 atletas no Rio de Janeiro

Festival de Pole Dance vai reunir cerca de 100 atletas no Rio de Janeiro Palco terá idosos e pessoas com deficiência  Foto: João Martins / Divulgação...