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A força do rádio branded na estratégia de marketing | ||
*Por Daniel Domeneghetti |
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O rádio é um dos meios mais tradicionais. Tão consagrado, vemos cada vez mais este veículo sendo usado por empresas para tornar uma marca mais conhecida, o que constata o volume cada vez maior de comerciais, jingles e propagandas.
Interessante pensar que mesmo estando em um momento em que as novas formas para atrair e fidelizar os clientes são pautadas pela utilização do ambiente online como principal diferencial de inovação, o rádio continua a ser um meio de comunicação potente frente à selva virtual. Por isso, percebemos que o novo paradigma estratégico do relacionamento está em inovar nos canais habituais e obter sinergia e sincronização necessárias entre todos os demais meios, sejam eles de marketing ou comunicação, como o próprio rádio, a TV, a revista, a mala-direta e até mesmo a promoção. E se a ideia é inovar usando plataformas já existentes, algumas empresas vislumbraram a oportunidade de criação de rádios branded, 100% patrocinadas pela marca da empresa, com programação musical sensivelmente diferenciada, programas exclusivos e, um dos principais diferenciais, sem comerciais. Exceto, obviamente, os da própria marca, que são bem dosados em relação às músicas. Diversas rádios com esse perfil são encontradas, como a Sul América Paradiso FM, do Rio de Janeiro, que mistura músicas e a divulgação de notícias sobre o trânsito; a Beach Park FM, de Fortaleza, e a carioca Oi FM, esta transmitida apenas na web atualmente. Falando nisso, a Oi FM, nos tempos que operava no dial FM foi uma das primeiras a contar com a inserção do mobile no core business. Apenas para citarmos algumas das inovações que a Oi FM trazia aos ouvintes (potenciais clientes), havia uma ação em que através do portal da rádio na internet e da utilização de suas interfaces mobile e mensagens SMS, era possível interagir com a programação da rádio, solicitando informações e sugerindo canções. Em essência, um canal absolutamente “comoditizado”, como o rádio normalmente era e é encarado, tornou-se um novo veículo de marketing e comunicação, que trazia diferenciais competitivos únicos em relação aos concorrentes. Na estratégia corporativa das empresas proprietárias de branded rádios, este novo veículo é a porta de entrada para novos clientes, gerando credibilidade e afinidade com os atributos da marca, que são transmitidos aos ouvintes com o todo o perfume existente da música. É o antigo dialogando com o atual trazendo uma nova forma de se comunicar e de posicionar a marca. *Daniel Domeghetti é especialista em Estratégia Corporativa, Top Management Consulting e Gestão de Ativos Intangíveis e CEO da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as empresas. A força do rádio branded na estratégia de marketing |
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Sobre a DOM Strategy Partners
A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim perfomance superior e foco centrado em resultados comprovados. |
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Informações para imprensa: IMAGE Comunicação Destaque – Vingadores cinemas da rede Cinépolis que participam da maratona
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