IBM ajuda empresas a inovar por meio da IBM Garage

O que é a IBM Garage

  • IBM Garage é uma experiência de cocriação que ajuda negócios de todos os setores e todos os portes a impulsionar inovações e mudanças transformacionais com a velocidade de uma startup e com a escala de uma grande empresa.
  • Dentro da IBM Garage, diversas equipes de especialistas da IBM trabalham lado a lado com os clientes para desenvolver novas ideias em IBM Cloud, selecionando em quais focar, decidindo como aperfeiçoá-las ou avançar com a implementação e conseguindo testá-las com “MVPs” (produto mínimo viável).
  • A IBM pensou em sua Garage como uma ferramenta para executar, dimensionar e gerenciar várias iniciativas de transformação de uma organização com propósito estratégico em meio à disrupção contínua do mercado.
  • Com uma metodologia projetada para romper com o trabalho cotidiano, os silos e as barreiras tradicionais são eliminados – os funcionários são incentivados a aprender fazendo, permitindo que falhem rapidamente (podendo repetir muitas vezes), corrigindo o percurso, aprendendo e assim inspirando mudança organizacional e adesão – de forma colaborativa e com iterações constantes.
  • Ela reúne as pessoas certas, com tecnologia aplicada e novas formas de trabalho para promover a inovação de maneira aplicada nos negócios.
  • A base da IBM Garage é uma metodologia exclusiva, baseada em Enterprise Design Thinking, que organiza as melhores práticas do setor com a profunda experiência da IBM em tecnologia aplicada, incluindo inteligência artificial, automação, blockchain, IoT, entre outros, utilizando IBM Cloud como habilitador da inovação.
  • As equipes acessam soluções comprovadas do setor e de fluxo de trabalho e benchmarks de toda a nossa rede global para estimular a inovação e acelerar a entrega. Eles também aproveitam os ativos da IBM (como arquiteturas de referência, soluções e código), a experiência (informada por centenas de contratos com clientes) e práticas (como DevOps, lean, programação extrema, integração contínua e entrega contínua) para reduzir o risco inerente à inovação e permitir entregas em escala.
  • A IBM Garage Methodology está disponível para as empresas digitalmente por meio do curso IBM Garage Method for Cloud. O curso introduz práticas inovadoras centradas em mudanças culturais, de Enterprise Design Thinking, desenvolvimento orientado a testes, excelência operacional e aprendizado contínuo. Orientando as equipes a usar as ferramentas e os serviços necessários para colocar a metodologia em prática, o curso foi projetado para mudar a forma como as equipes trabalham, ajudando-as a entender os problemas e desafios para que possam oferecer rapidamente soluções de alta qualidade. Até o momento, dez mil funcionários e clientes da IBM se formaram no curso IBM Garage.

Novidades para apoiar mais empresas a inovar rápido e com escala

Na IBM Garage, empresas podem

  • Cocriar: com as pessoas certas, parceiros do ecossistema e startups em todas as disciplinas – trazendo o poder da rede IBM para sua próxima grande ideia. Na Muller Inc, a equipe rapidamente se propôs a criar o LEGO, um algoritmo de última geração para melhorar a distribuição de seus produtos com a capacidade de prever quando os estes estavam em baixa nas lojas e restaurantes.
  • Co-executar: incorporar tecnologia em fluxos de trabalho específicos e provar a adoção e o business case com um MVP (minimum viable product) e um piloto.Exemplo de cliente: O Governo da Nova Escócia e IBMistas construíram um protótipo em funcionamento de um sistema conectado de desfibrilador externo automático (automated external defibrilator – AED) usando IoT para que, em caso de emergência, as pessoas presentes possam localizar confiavelmente um AED no momento em que for necessário. Os primeiros sucessos do projeto, juntamente com o protótipo, deram à equipe a credibilidade necessária para passar da prova de conceito para conectar todos os AEDs verificáveis e funcionais da Nova Escócia ao sistema de emergência.
  • Cooperar: impulsionar o crescimento do mercado e escalar em torno de um MVP comprovado – criando aplicativos resilientes e escaláveis, integrando soluções à infraestrutura de negócios e escalando a adoção.Exemplo de cliente: Na CEMEX, a plataforma digital CEMEX Go cresceu do conceito para adoção por 96% do total de clientes recorrentes da empresa em apenas 19 meses.

IBM Garage em números

  • Existem 16 Garagens estrategicamente localizadas em centros de inovação em 16 cidades, como é o caso de São Paulo.
  • IBM Garage São Paulo: Anunciada oficialmente em 2018, a garagem da IBM Brasil já conduziu centenas de projetos com empresas do país e da América Latina.
  • Só em 2018 a IBM Garage São Paulo conduziu 35 projetos no Brasil.
  • Globalmente, nos últimos 18 meses, mais de 500 companhias escolheram a IBM Garage para inovar usando dados e IA em modelos de nuvem híbrida.
  • Há ainda dezenas de outros lugares em todo o mundo nos quais os clientes podem trabalhar com a metodologia da IBM Garage, que também pode ser levada até a empresa do cliente.

Cenário global

  • Nos últimos anos, as empresas se concentraram no primeiro capítulo de suas jornadas de reinvenção digital – aproveitando a conectividade difundida e a revolução móvel para criar aplicativos poderosos voltados para o cliente, enquanto movem cargas de trabalho simples para a nuvem e experimentam IA.
  • O avanço, dimensionamento e confiança da IA e pela mudança de cargas de trabalho de missão crítica para a nuvem irão caracterizar os próximos capítulos das jornadas digitais das empresas.
  • Para os líderes do mundo, que acreditamos ter uma grande vantagem em seus dados proprietários e décadas de especialização específica do setor, a capacidade de mudar rapidamente para impulsionar as novas formas de trabalho e mudança cultural no centro da inovação em escala permitirá eles para bater os chamados disruptores digitais da última década.

O papel da cocriação e do design thinking como catalisadores do crescimento dos negócios

  • O design e a cocriação desempenham um papel fundamental na transformação dos negócios, na cultura e no engajamento dos funcionários.
  • Estudos recentes do IBV (Institute for Business Value, da IBM) apontam que dois soft skills cresceram em importância entre executivos em todo o mundo: serem flexíveis, ágeis e adaptáveis à mudança; e a capacidade de inovação e criatividade.
  • Desde os primeiros dias, a IBM acredita que “bom design é um bom negócio”. Em 1956, estabeleceu um programa de design corporativo inédito que abrangia desde os produtos da IBM até seus prédios, seus logotipos e marca.
  • Hoje, temos globalmente mais de dois mil designers formados e 20 mil profissionais de design e experiência do usuário trabalhando, focados desde o design de produtos até em experiência de cocriação com clientes.
  • 200 mil IBMistas, mais de dois terços da companhia, foram certificados nas metodologias de Enterprise Design Thinking e métodos ágeis, e estão fazendo deles uma base para a forma de trabalhar.

Casos – desenvolvidos no IBM Garage

  • ELAW (soluções de TI – Direito)

A ELAW é um dos principais fornecedores brasileiros de soluções de tecnologia jurídica no Brasil, com uma das mais reconhecidas soluções de ERPs Jurídicos. A ELAW fornece serviços baseados em inteligência artificial para que seus clientes possam entender melhor os itens reivindicados e aplicar a abordagem jurídica mais bem-sucedida em casos semelhantes.

O projeto da garagem: a ELAW selecionou as 5 reivindicações mais recorrentes de processos trabalhistas e descreveu muitos fatores que poderiam influenciar a decisão do juiz. Usando os serviços IBM Watson NLU e NLC, a ELAW poderia identificar essas alegações e majorar os fatores que influenciam em cada processo e, em seguida, prever qual abordagem jurídica poderia ser mais eficaz ao lidar com esse caso, reduzindo os custos trabalhistas dos advogados e aprimorando o provisionamento de recursos financeiros em caso de perda.

  • Pneubras (varejo e distribuição)

Principal distribuidor de pneus no Nordeste do Brasil. Com mais de 14 anos no mercado, a Pneubras sempre contou com o Big Data como aliada na conquista e retenção de clientes, buscando formas de ser mais assertiva para explorar as informações geradas em seu dia-a-dia.

O projeto da garagem: criação do Intelligent Sales Advisor (iSA), um assistente virtual para melhorar o desempenho do vendedor em relação ao objetivo. Ele fornece insights em todo o ciclo de vendas, ajudando o vendedor a comparar seus resultados com colegas e usando dados para ações que podem melhorar seu relacionamento com os clientes. É considerado o “personal trainer de vendas de pneus”.

  • ICC Brasil — (International Chamber of Commerce) (Governo):

ICC Brasil — (International Chamber of Commerce) criou o Cognitive Trade Advisor (CTA), um aplicativo pioneiro baseado em inteligência artificial criado para melhorar as negociações comerciais. O CTA usa o entendimento da linguagem natural para fornecer soluções cognitivas que podem melhorar em grande parte a maneira pela qual os delegados se preparam para negociações comerciais e realizam suas negociações.

O projeto da garagem: desenvolvido em parceria com a IBM, o ITTI-CTA é uma plataforma de tecnologia projetada para ler, digitalizar, classificar e interpretar milhares de provisões intrincadas em acordos comerciais e documentos relacionados, podendo realizar a tarefa em menos de um segundo. Ao usar o IBM Watson, o CTA reduzirá a quantidade de tempo e melhorará a produtividade e a qualidade dos trabalhos preparatórios que os delegados dedicam às negociações comerciais. Mais Informações:

www.iccbrasil.org/noticias/2018/10/4/icc-launches-itti-cta/

  • Grupo Elo (Serviços de Contact Center):

O Grupo Elo é um conjunto de empresas que tem como missão desenvolver, atuar e contribuir com o relacionamento entre empresas e consumidores, seja através do telefone ou dos novos meios digitais. Um grupo jovem e especializado, que atua fortemente na transformação do mercado também com soluções em Qualidade e automação de tarefas (RPA). O objetivo é em 2020 a empresa dobrar o número de cliente e reduzir 48% do seu custo em mão-de-obra.

O projeto da garagem: o objetivo deste projeto é automatizar o contato com o cliente, garantindo ao máximo a humanização deste atendimento. Usando o método de garagem, um MVP foi definido com o objetivo de ter uma solução cognitiva para contatar clientes usando um sistema URA Reversa, integrado ao Watson, com oferta de compra de planos telefônicos de acordo com o perfil do cliente.


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