Isabelle Borges exibe mostra inédita na Emmathomas Galeria

Isabelle Borges exibe mostra inédita na Emmathomas Galeria

Em Campos Sintéticos, a artista radicada em Berlim retorna ao país para apresentar 17 obras que refletem sua pesquisa sobre a maleabilidade do espaço

isabelle borges
Campos Sintéticos, de Isabelle Borges | © divulgação 
Clique aqui para acessar mais imagens

Uma produção bidimensional que extrapola as telas e invade as paredes. Assim é a obra de Isabelle Borges, artista soteropolitana radicada em Berlim que, a partir de 4 de setembro, apresenta a exposição Campos Sintéticos, sua primeira individual na Emmathomas Galeria. Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra volta-se à investigação do espaço enquanto lugar do tridimensional e reúne 17 obras inéditas.

O processo da artista é cíclico: tem início no desenho, caminha pela colagem, pintura e mural até retornar à origem. Em sua produção, ela assume uma geometria caótica que mira o infinito por caminhos criados como labirintos. As linhas, planos e cores usadas pela artista se espalham pelo ambiente e confundem o olhar do observador: em um plano único, as pinturas saem dos quadros e seguem pelas paredes. “Nas instalações pictóricas, os espaços físicos são confundidos com as telas e as paredes se desmaterializam. As pinturas são penduradas e distribuídas de forma ordenada, em perfeita simetria. Ao mesmo tempo que rígida, tal organização é dotada de uma leveza imensurável”, pontua Ricardo Resende.

A obra de Isabelle herda ainda influências da arquitetura modernista – reflexo do período em que viveu em Brasília. De Le Corbusier, importante arquiteto francês do século XX, a artista adota a ideia do “espaço inefável”. Suas pinturas se desdobram e rasgam as arestas que impõem limites à tela. O curador relaciona sua produção também com o Dadaísmo, movimento artístico que inovou ao colocar a tela à frente da moldura.

“Isabelle pensa o espaço expositivo quando atua diretamente sobre as paredes do lugar. Ambiente e pinturas tornam-se uma coisa só, permitindo ao público uma experiência visual singular ao transitar pelas instalações espaciais que fundem, à arquitetura, a pintura e a escultura”, explica.

O escritor argentino Jorge Luis Borges também integra seu percurso com forte referência poética. Em Campos Sintéticos, uma referência ao conto O jardim das veredas que se bifurcam, em que o autor relata os caminhos como provisórios e plurais, explorando as possibilidades infinitas entre o tempo e o espaço.

“Desenho para pensar o espaço, às vezes com auxílio da fotografia, depois transfiro o pensamento para outro suporte, a colagem – buscando a relação entre linhas e planos. Na pintura simulo cores e defino as relações espaciais existentes entre linha e cor”, descreve Isabelle. Seu processo é sistêmico, passa pelo espaço ilusório e o real, até alcançar a sensação de gravitação que as suas pinturas sem bordas emitem ao tornarem-se murais.

Sobre a artista

Isabelle Borges nasceu em Salvador, em 1966. No Rio de Janeiro, estudou na Escola Visual do Parque Lage e teve como professores Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Charles Watson, entre outros. Em 1993, imigrou para a Alemanha, onde estudou na academia de Arte de Düsseldorf e trabalhou como assistente de atelier de Antonio Dias e da artista americana Jack Ox, que realizava um trabalho de pesquisa sobre Kurt Schwitters, artista dadaísta alemão. O contato com o trabalho de Schwitters teve forte influência no seu fazer artístico, principalmente em suas séries de colagem.

Entre 1996 e 1997 trabalhou como assistente de Sigmar Polke. No final de 1997, mudou-se para Berlim, onde reside e trabalha atualmente. Participou de individuais em instituições como Museu da República, no Rio de Janeiro (2000); Galerie Mönch, em Berlin (2000); Galeria Scoglio di Quatro, em Milão (2001); Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, em São Paulo (2004); Galerie Schuster, em Frankfurt (2009); Museu Brasileiro da Escultura, MUBE, em São Paulo (2013).

Apenas neste ano, a artista realizará 18 exposições individuais e coletivas, na Alemanha e no Brasil. Isabelle também participa da ArtRio, que acontece no Rio de Janeiro, entre 26 e 30 de setembro.

Serviço:
Campos Sintéticos, individual de Isabelle Borges
Local: Emmathomas Galeria 
Abertura: 4 de setembro, às 19h
Período expositivo: de 5 de setembro a 27 de outubro
Endereço: Alameda Franca, 1054 – Jardim Paulista
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, das 11h às 15h

Informações para imprensa:
A4&Holofote

 

Isabelle Borges exibe mostra inédita na Emmathomas Galeria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

  • Paixão Câmeras

Latest

The Fevers se apresentam na Cidade das Artes com a turnê ‘Do Vinil ao Digital’

The Fevers se apresentam na Cidade das Artes com a turnê ‘Do Vinil ao Digital’ Cesar Lemos faz participação super especial A banda, que comemora 59 anos...

Último dia de Rock the Mountain teve Anitta, Planet Hemp e mais

Último dia de Rock the Mountain teve Anitta, Planet Hemp, Seu Jorge, Joelma, Nando Reis, Urias e muito mais Famosos como Mariana Ximenes, Juliana Paiva,...

Estreia Reality Musical Netflix

Estreia Reality Musical Netflix     Créditos foto :   Maria Clara Miranda   Créditos foto: Maria Clara Miranda    A Netflix acaba de abrir as portas para uma nova geração de...

Ana Castela vence o Grammy Latino com o álbum “Boiadeira Internacional” 

Ana Castela vence o Grammy Latino com o álbum “Boiadeira Internacional”  A artista concorreu na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”  Rodolfo Alessi e Ana Castela Créditos:...

GRAMMY Latino: Person of the Year Carlos Vives recebe homenagem de personalidades

  EDGAR BARRERA, MARÍA BECERRA, DAVID BISBAL, RUBÉN BLADES, MARTINA CAMARGO, CAMILO, PEDRO CAPÓ, SILVESTRE DANGOND, EMILIA, EMILIO ESTEFAN, GLORIA ESTEFAN, FONSECA, LUIS FONSI, KANY...