JAPAN HOUSE São Paulo recebe Risa Kojo

2
1326

JAPAN HOUSE São Paulo abriga atividades da designer japonesa Risa Kojo

JAPAN HOUSE São Paulo recebe Risa Kojo

Promovido em parceria com o Consulado-Geral do Japão em São Paulo, o evento contempla uma breve exposição, palestra e workshops com a papercut artist. Os eventos são abertos e gratuitos

Foto divulgação/Risa Kojo

São Paulo, janeiro de 2018 – Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a JAPAN HOUSE São Paulo realiza em parceria com o Consulado-Geral do Japão em São Paulo, uma série de atividades com a designer gráfica japonesa, Risa Kojo. Com a finalidade de ressaltar o Japão contemporâneo, durante o último final de semana de fevereiro, serão oferecidos palestras, workshops e uma exposição exclusiva. Todas as atividades têm o objetivo de proporcionar vivências com o design nipônico tradicional, porém com nuances vanguardistas. A primeira visita de Risa Kojo ao Brasil é promovida pelo Japan Brand Program, iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo do Japão (MOFA).

Com 11 peças únicas, a exposição visa transmitir como o tradicional design japonês e sua respectiva concepção tem sido representado na atualidade. Tal apresentação será realizada por meio de 11 peças, que incluem o universo do quimono, de suas estampas e de moldes usados para seu tingimento; algumas apresentações do kiri-ê, uma espécie de recorte extremamente sofisticado feito no papel; e exemplares de Noren, um tipo de cortina muito presente na entrada dos estabelecimentos japoneses. A mostra conta ainda com painéis explicativos sobre métodos milenares de tingimento usando moldes como ferramenta. Entre elas, a “katazome”, uma técnica feita com o papel washi, uma das poucas que ainda se mantém viva no mundo.

Complementando a série, dia 24, serão realizadas duas atividades com Risa Kojo: às 14h, a designer ministra palestra sobre a singularidade do tradicional design concebida pelas quatro estações do Japão, abordando ainda a forma como os trabalhos manuais são projetados no futuro. Já às 16h, será realizado um workshop de Kiri-ê para ensinar a confecção de cartões comemorativos com o papel base “shibugami”. Esta atividade também será realizada no domingo, dia 25, às 11h e 15h. Os interessados em participar da palestra e workshop deverão retirar senhas na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo, uma hora antes de cada evento.

Graduada pela Escola de Artes Visuais (BFA) em 2004, Risa Kojo iniciou sua atuação como designer freelance, em Nova York. Atualmente, vive e trabalha em Tóquio, Japão. Em 2011, ela conheceu os artesãos japoneses, Shiro Nakano, um tintureiro “wasarasa”; Isao Uchida, fabricante de estêncil e o Sr. Masao Aida, o dançarino de kimono “edo-komon”, este acontecimento marcou sua carreira e transformou sua percepção com relação ao design. Atualmente, seus trabalhos envolvem a responsabilidade de transmitir o legado histórico do artesanato para as próximas gerações.

O Japan Brand Program, iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo do Japão (MOFA), que visa promover a variedade de encantos do Japão, incluindo tradição, formação cultural e valores únicos que compõem a sociedade japonesa moderna. O programa busca compartilhar valores e experiências por meio de workshops, seminários e palestras de profissionais japoneses com atuações relevantes em vários segmentos, com o objetivo de nutrir o interesse nas atrações do Japão, bem como cultivar uma melhor compreensão da cultura japonesa. Além disso, espera-se que o Japan Brand Program se torne um catalisador para relações internacionais com indivíduos que partilham valores comuns, bem como na promoção de intercâmbio econômico entre países.

JAPAN HOUSE São Paulo recebe Risa Kojo

 

JAPAN HOUSE São Paulo
Exposição Kojo Risa, Designer gráfica
24 e 25 de fevereiro

Palestra “A singularidade do tradicional design concebida pelas quatro estações do Japão e a forma como os trabalhos manuais dos artesãos são projetadas ao futuro”, com Risa Kojo
Dia 24 de fevereiro, às 14h

Workshop de Kiri-ê, com Risa Kojo
Dia 24 de fevereiro, às 16h
Dia 25 de fevereiro, às 11h, 15h

Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 (1º Andar)
Entrada gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção.
Tradução consecutiva
Informações para a imprensa:
JAPAN HOUSE São Paulo
Fernanda Araujo:
Mayumi Orimoto: 

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Regina Erika Shiino:
Rui Taro Taguchi:
Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa