Mapeamento inédito detalha mercado brasileiro de edtechs
Parceria entre Abstartup e CIEB resulta em estudo com 364 empresas e sugere futuro promissor
Com crescimento acelerado, estrutura enxuta e criatividade, as startups renovam vários setores, inclusive a educação. Para entender a amplitude do mercado “edtech” – sinergia entre educação e tecnologia em que recursos inovadores impulsionam o ensino -, a CIEB (Centro de Inovação em educação brasileira) e a ABStartup (Associação brasileira de startups) realizaram o Mapeamento Edtech. Realizada entre janeiro e abril de 2018, a pesquisa contou com a participação de diversas empresas. A Edools, plataforma de ensino a distância para empresas e profissionais que desejam construir e distribuir cursos online, foi uma delas.
Segundo o mapeamento, 73% dos estados brasileiros têm, no mínimo, três edtechs. “Por sua abrangência nacional, o estudo mostra como a inovação pode andar de mãos dadas com o impacto social. Os mais otimistas podem dizer que as edtechs são as novas fintechs”, diz Rafael Carvalho, co-fundador e CEO da Edools. “Isso não é um exagero. A educação é um mercado em expansão.”
A Edools foi catalogada no segmento de Ensino Superior e Cursos Livres, mas as inovações oferecidas são amplas. A plataforma permite que profissionais e empresas produzam conteúdo e o disponibilizem na ferramenta. Além da monetização, a startup exibe um ecossistema didático e intuitivo, facilitando a disseminação do conteúdo. Até hoje, mais de 2 milhões de alunos já foram impactados..
Com abrangência inédita, o levantamento veio da necessidade de entender quais soluções as edtechs oferecem e em quais regiões. As informações podem ajudar as startups a encontrarem gestores e instituições que também querem transformar a educação. Os desafios educacionais demandam soluções inovadoras e a tecnologia pode se tornar uma ferramenta cognitiva cada vez mais eficiente.
Sobre a Edools
Fundada em 2013 por Rafael Carvalho e Bernardo Kircove, a Edools, plataforma de ensino a distância para empresas e profissionais que desejam construir e distribuir cursos online, surgiu da necessidade de mercado em escalar esses cursos de forma segura e eficiente. Acelerada por programas como “500 Startups” e “Google Launchpad Accelerator”, a Edools já impactou mais de 2 milhões de alunos com sua tecnologia. Eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work Brasil, o objetivo da startup é potencializar a educação e o aprendizado das pessoas, em prol de um mundo melhor, por meio de uma ferramenta didática e que atende às especificidades de cada cliente.