Mia Mamede perpetua seu legado de defesa do meio ambiente no Carnaval 2024
Miss Brasil é destaque na Vila Isabel por gerar créditos de carbono positivos e garantir a preservação e o monitoramento de uma área da Amazônia com sua participação no desfile na Marquês de Sapucaí
Dando sequência ao relevante trabalho como porta-voz da sustentabilidade, Mia Mamede fez um Carnaval para entrar para a história como a primeira musa de uma escola de samba a desfilar com carbono positivo, ou seja, todos os seus passos e o valor que equivaleria a seu cachê serão revertidos para créditos de carbono, que serão contabilizados como área da Amazônia a ser preservada e monitorada por satélite, com o feito sendo certificado pela Prospera+Greener.
A Miss Brasil 2022 foi destaque no carro abre-alas da Vila Isabel, “Quando Acaba a Criação Desaparece o Criador”, um dos que causou maior impacto na Avenida, por criticar e evidenciar a preocupação com o meio ambiente devido à poluição, às emissões de CO2, ao lixo e ao descaso de autoridades mundiais, discurso em complemento ao enredo da Vila Isabel, “Gbala – Viagem ao Templo da Criação”, do carnavalesco Paulo Barros. “Minha personagem na Avenida mostrou a destruição para ampliar nossa luta pela defesa do meio ambiente”, afirmou Mia.
Aos 28 anos, a comunicadora e porta-voz dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU entrou na Marquês de Sapucaí em êxtase, sambou, cantou e exaltou a beleza do Carnaval carioca, ganhando, mais uma vez, visibilidade internacional após seu notável reinado como Miss Brasil 2022.
Como embaixadora da Prospera+Greener, uma empresa comprometida com a preservação das nossas florestas em pé, nada faz mais sentido que participar desse desfile neutralizando seu impacto no meio ambiente. Isso é alcançado por meio dos créditos de carbono da certificação Greener, que protegem a flora, fauna e biodiversidade da Amazônia.
E para o próximo ano, a empresa planeja realizar um trabalho socioambiental que envolve transição energética, neutralização de toda pegada de carbono da escola, além de ações sociais com a comunidade local — uma revolução verde no maior Carnaval do mundo.
Convidada de honra da escola para ser uma das musas, Mia colaborou para que a Vila Isabel se tornasse uma das favoritas ao título de 2024, enxergando no Carnaval um importante canal para propagar a conscientização para um futuro melhor. “Seguindo o caminho que percorro desde 2020 e que hoje me leva a posições em que eu possa atuar como porta-voz dos objetivos sustentáveis da ONU e na defesa de ações que ajudem nosso planeta a melhorar o que esta crise climática está provocando para as gerações futuras, estar na Vila Isabel defendendo este discurso é muito gratificante”, diz Mia. “Preciso agradecer à presidência da G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel pela confiança de me deixar passar esta mensagem”, reforça ela, que faz sua estreia na Avenida.