Movimento Internacional de Dança (MID) chega a Brasília

Movimento Internacional de Dança (MID) chega a Brasília

Movimento Internacional de Dança (MID) chega a Brasília

A quarta edição do MID – Movimento Internacional de Danças e consolida como um dos principais festivais de dança do país

Serão apresentadas 34 coreografias nacionais e internacionais, entre os dias 13 e 29 de abril, no Distrito Federal.

No mês em que são comemorados o aniversário de Brasília, no dia 21, e o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril, a capital federal recebe o Movimento Internacional da Dança com uma programação extensa e rica em diversidade. Não por acaso, isso ocorre, no momento em que o Distrito Federal volta a ser palco de renomadas companhias do Brasil e do mundo.


Movimento Internacional de Dança (MID) chega a Brasília

 

MID 2018 apresentará diferentes estilos, com espaço para a dança contemporânea, dança urbana, dança de salão, sapateado, solos, entre espetáculos adultos e infantis. São 19 atrações nacionais e 15 internacionais, oito oficinas, seis aulas de dança, duas mesas de debate, uma residência artística, batalha de breaking, ação educativa, rodadas de negócios e bate papos com artistas do Brasil e da França, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Israel, Espanha, Congo, Cuba, Eslovênia e Itália. O MID foi idealizado por Sérgio Bacelar e Sérgio Maggio, Direção Geral de Sérgio Bacelar, curadoria nacional de Sérgio Maggio, Gisele Rodrigues e Yara de Cunto. Curadoria das coregrafias internacionais de Sérgio Bacelar e Cristiane Castro com colaboração de Annita Mathieu e Christine Paly.


Movimento Internacional de Dança (MID) chega a Brasília

Para a abertura, no Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, nos dias 13 e 14, será apresentada a coreografia LUB DUB do Balé do Teatro Castro Alves. O espetáculo baiano, considerado pela crítica, uma das dez melhores coreografias do país em 2017, une o universo afro-brasileiro com a cultura oriental do seu criador, o sul coreano Jae Duk Kim. A programação do primeiro fim de semana traz, no sábado, Um Indivíduo Qualquer, da Foco Cia de Dança eSuit a 4 Mãos, do Corpo de Baile Noara Beltrami. Ambas do DF serão apresentadas no Teatro Newton Rossi – SESC Ceilândia. O espetáculo infantil Eufonia, da Cia dos Pés de São Paulo, será apresentado, no domingo, no CCBB .


Movimento Internacional de Dança (MID) chega a Brasília

Muitas das atrações e atividades são gratuitas. Alguns espetáculos com ingressos a R$ 10 a meia entrada. A programação completa pode ser conferida em www.movimentoid.com.br. O MID tem a apresentação e patrocínio do Banco do Brasil, Governo de Brasília, Secretaria de Cultura do DF, Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês do Brasil. Patrocínio do IBERESCENA, FUNARTE e Ministério da Cultura. A realização é do Instituto Bem Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil e Governo Federal.

Espetáculos Internacionais

A programação Internacional inédita tem como destaque os espetáculos francesesBoomerang, para toda a família, o infantil Partituur e o adulto Black Belt. Compõem a programação latino-americana os espetáculos espanhóis And That’s Why I’m Here Today e I Leave The Lights On; os argentinos Isadora Sur e Acto Blanco; o colombiano Super Tejido Limbo; Sordito da Costa Rica. Red Belt representa Israel e a programação dos Solos de Stuttgart da Alemanha apresenta coreografias premiadas de artistas da França, Congo, Itália, Espanha e Eslovênia.

Espetáculos do DF

Completam a programação do DF o espetáculo Eros, a performance Sacolas na Cabeça, as coreografias de média duração Flecha, Frango e Corpo Afeto, bem como as coreografias de curta duração TeoriaKlepsydraNas Trilha do ManguezalLa Columbia50 Tons de Cinza,ResiliênciaSocializeEu e os Homens de Verdade e Massa Charme.

Batalha de Breaking

A Batalha de Breaking, já tradicional programação do MID, que reúne dançarinos de todo o país, terá sua eliminatória no JK Shopping, no dia 20 e a final no CCBB, no dia 21 de abril.

Atividades Paralelas

Seis aulas de dança para crianças, jovens e adultos, sempre aos sábados, no CCBB, 2 mesas de debates, 8 oficinas de qualificação profissional para dançarinos, atores e técnicos no Instituto Federal de Brasília são gratuitas.

Festa Oficial

“Vem dançar com a gente!”. A festa oficial do MID, no dia 21 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil terá programação diversa com coreografias de curta duração, Black Music sob o comando da DJ Doona, food trucks e promete botar todos para dançar. Neste dia teremos a abertura da importante exposição “Retrospectiva Jean-Michel Basquiat”.

Ação Educativa

Nesta edição, a ação de formação do MID apresenta o espetáculo EUFONIA para 500 estudantes com deficiência intelectual e 49 profissionais da educação da rede pública de ensino de Brasília. A estratégia consistiu na promoção de três encontros de formação e troca pedagógica com as professoras e professores participantes, e na experimentação de um material didático criado com exclusividade para o espetáculo. Inspirados pelo ciclo biológico e fabular das cigarras, buscou-se expandir os limites da cena e abordar a ida ao teatro como uma ferramenta de sala de aula e uma ida também à natureza da nossa cidade – especialmente em setembro, quando caem as primeiras chuvas e brotam as primeiras cigarras. As apresentações terão áudio descrição.

Homenagens

O MID 2018 fará duas homenagens a figuras importantíssimas para a dança e para o desenvolvimento da cultura brasileira: Yara de Cunto e Jean Pascal Quiles.

Yara é uma das maiores agitadoras culturais da dança do Brasil. No Rio de Janeiro, no anos 60, trabalhou com Tônia Carrero e Margarida Reis, Adolf Celi, Rubens Corrêa Madame Henriette Morineau e fez participações na extinta TV Tupi. Além disso, fundou o Balé do Teatro Guaíra em Curitiba. Chegou na capital federal na década de 70 e foi dar aulas na UnB fugindo do clássico e se aproximando cada vez mais do movimento livre e autoral foi quando surgiu o grupo Asas & Eixos, que serviu de norte para cultura da dança contemporânea no DF.

O músico, concertista e diplomata Jean Pascal Quiles é especialista em políticas públicas culturais, empreendedorismo cultural e economia criativa. O adido cultural da França, que está no Brasil desde de 2014 e agora se despede de Brasília para seguir em nova missão.

Rodada de Negócios

Seis programadores de importantes festivais de Dança, 4 do Brasil e 2 da América Latina, acompanharão as apresentações e assistirão ensaios abertos de outros importantes espetáculos de Brasília.

Apoios: Embaixada de Israel, Instituto de Artes de Bogotá, Instituto Cervantes, SESC / DF, Instituto Federal de Brasília, Raruti – Comunicação e Design, 70mm – Escola de Criação em Audiovisual; Gráfika Papel e Cores e JK Shopping.

Parceria: VIVADANÇA Festival Internacional

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC da Secretaria de Cultura do Governo de Brasília, do Banco do Brasil e do Instituto Francês do Brasil.

1 COMENTÁRIO

Discover

Sponsor

  • Paixão Câmeras

Latest

The Fevers se apresentam na Cidade das Artes com a turnê ‘Do Vinil ao Digital’

The Fevers se apresentam na Cidade das Artes com a turnê ‘Do Vinil ao Digital’ Cesar Lemos faz participação super especial A banda, que comemora 59 anos...

Último dia de Rock the Mountain teve Anitta, Planet Hemp e mais

Último dia de Rock the Mountain teve Anitta, Planet Hemp, Seu Jorge, Joelma, Nando Reis, Urias e muito mais Famosos como Mariana Ximenes, Juliana Paiva,...

Estreia Reality Musical Netflix

Estreia Reality Musical Netflix     Créditos foto :   Maria Clara Miranda   Créditos foto: Maria Clara Miranda    A Netflix acaba de abrir as portas para uma nova geração de...

Ana Castela vence o Grammy Latino com o álbum “Boiadeira Internacional” 

Ana Castela vence o Grammy Latino com o álbum “Boiadeira Internacional”  A artista concorreu na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”  Rodolfo Alessi e Ana Castela Créditos:...

GRAMMY Latino: Person of the Year Carlos Vives recebe homenagem de personalidades

  EDGAR BARRERA, MARÍA BECERRA, DAVID BISBAL, RUBÉN BLADES, MARTINA CAMARGO, CAMILO, PEDRO CAPÓ, SILVESTRE DANGOND, EMILIA, EMILIO ESTEFAN, GLORIA ESTEFAN, FONSECA, LUIS FONSI, KANY...