Museu de Arte Urbana de Belém coloca Amazônia na rota da Street Art
Segunda metrópole mais populosa da Amazônia, que já abriga uma das únicas galerias fluviais do mundo, agora recebe o MAUB no Complexo Ver-o-Rio; Curadoria abre edital para artistas visuais com experiência em grafite de 01 a 10/08 pelo site www.maub.art.br
A cidade de Belém, no Pará, está nos holofotes do mundo como sede da próxima COP-30 em 2025 e eventos preparatórios já estão potencializando o fluxo de visitantes. É nesse contexto que a segunda maior metrópole da Amazônia recebe o Museu de Arte Urbana de Belém, com inauguração prevista para 25/09. Serão 21 painéis de Street Art espalhados por muros, fachadas e prédios, transformando o percurso do famoso complexo Ver-o-Rio em um museu a céu aberto. O projeto prevê ainda 14 oficinas de arte urbana para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visitas guiadas gratuitas e um festival de música.
Gibson Massoud, sócio da Sonique Produções e produtor executivo do MAUB, traz o renomado fotógrafo e curador de arte, William Baglione, para selecionar os 21 artistas envolvidos no projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pelo Nubank.
“Decidimos abrir um edital público para dar oportunidade a artistas que ainda não conhecemos, mas também vamos convidar outros talentos a se inscreverem”, explica Baglione. “Temos muitos artistas talentosos no Brasil e em Belém, mas fazer a seleção não é uma tarefa fácil. Iremos oferecer três categorias com diferentes premiações, buscando criar um line-up equilibrado e garantindo que cerca de 70% dos selecionados sejam amazônidas”, completa.
Foto: artista paraense Mama Quilla, uma das referências de Street Art em Belém, em ação no Street River 2022. Crédito: Vam Gonçalves
A seleção será criteriosa, levando em conta não apenas a qualidade artística, mas também a experiência, estilo e perfil de cada artista. Baglione ressalta que o maior painel medirá impressionantes 22 metros de altura por 56 de largura, demandando um artista experiente, cujo estilo seja compatível com o tamanho da obra.
O edital para as inscrições estará disponível no site www.maub.art.br e ficará aberto no período de 01 a 10 de agosto. Os artistas começarão a residência artística no dia da Amazônia, 05/09, e seguirão os trabalhos até o festival de lançamento dia 25/09.
“Minha expectativa é que o Museu de Arte Urbana de Belém transforme o complexo Ver-o-Rio em um dos maiores museus a céu aberto do Brasil e que fortaleça o movimento de arte urbana na região”, diz Gibson Massoud.
Relacionamento com a imprensa
Priscila Cotta – (93) 99175-3273 – 2Pró Comunicação
Agosto / 2023