PREFEITURA DE SÃO BERNARDO E ENDEMOL SHINE BRASIL REATIVAM ESTÚDIO VERA CRUZ NO SETOR DE ENTRETENIMENTO
Edições latino-americanas de game show nº1 nos EUA serão gravadas no local a partir de setembro e estreiam a nova etapa de revitalização do espaço histórico, consagrado na década de 50
São Paulo, setembro de 2017 – O Pavilhão e Estúdio Vera Cruz, consagrado por produções cinematográficas premiadas internacionalmente nos anos 50, e que nos últimos anos foi usado essencialmente para feiras e exposições, será palco do primeiro centro de produção internacional da Endemol Shine Brasil, que começará a funcionar a partir deste mês. Em acordo com a prefeitura de São Bernardo, o local irá abrigar pelos próximos meses as gravações das versões de Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai do formato The Wall, game show que é exibido na NBC, líder de audiência nos Estados Unidos.
“Estamos muito felizes em sermos a empresa responsável pela reativação para entretenimento dos estúdios Vera Cruz, local que faz parte da história da indústria audiovisual brasileira, ainda mais trazendo um formato tão grandioso como é o The Wall. O programa é um fenômeno de audiência nos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França e Canadá”, explica Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol Shine Brasil.
“Nossa produção precisava encontrar um local tão grandioso que comportasse uma estrutura de mais de 13 metros de altura que o cenário exige. Com o acordo com a prefeitura para a utilização do pavilhão, conseguimos colocar o Brasil no mapa das produções internacionais do formato”, finaliza João Cardia, diretor de produção da Endemol Shine Brasil.
O retorno das atividades de entretenimento foi viabilizado, após a atual gestão da Prefeitura reassumir a concessão do complexo e priorizar projetos que remetiam a origem do Vera Cruz, sendo que a utilização do espaço está obedecendo preço público. Envolvendo mais de 150 profissionais no momento, o novo núcleo de entretenimento do formato The Wall vai proporcionar significativos impactos no setor econômico do município. O boom de visitações será recepcionado pelas cadeias hoteleira, gastronômica e comercial da cidade.
O espaço do Estúdio Vera Cruz retornou a tutela da Prefeitura de São Bernardo, em maio deste ano, em ação liderada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB). O local foi inaugurado em 1949, pelo produtor italiano Franco Zampari e pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho e teve seu auge até 1954, quando a companhia realizou 22 filmes de curta, média e longa-metragem. O estúdio foi reconhecido internacionalmente com o filme O cangaceiro, que foi premiado no Festival de Cannes.
Para Administração, a reativação do local tem potencial para atrair mais visitantes, o que aquecerá a economia da cidade. “A formalização deste vínculo atende as premissas que defendemos ao longo destes oito meses de gestão, nas questões do respeito ao dinheiro público, patrimônio histórico e interesse da cidade. Aqui, tivemos o privilégio, de ter a história do Estúdio Vera Cruz, famoso por impulsionar o legado do cinema brasileiro. Cabe ao gestor público trabalhar por todas estas preservações”, destacou o prefeito Orlando Morando.
The Wall, sucesso internacional e estrutura grandiosa:
Com uma estrutura de 13 metros de altura, tamanho equivalente a um prédio de quatro andares, e um software de última geração, o hub de produção latino-americano do formato The Wall construído no Brasil será usado para as gravações das versões argentina, chilena, uruguaia e colombiana. A versão brasileira está em fase de negociação.
O The Wall é um game show imprevisível, rápido e que envolve grandes quantias de premiação. O formato original da NBC, representado mundialmente pela Endemol Shine Group, é um sucesso nos Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha e Canadá.
Nos Estados Unidos, o game show é considerado o campeão de audiência do gênero. A estreia do programa na França superou todas as expectativas, sendo o game show com melhor audiência desde 2009 no país e colocando o canal em primeiro lugar na faixa de horário.
No formato original, uma dupla de jogadores enfrenta o gigantesco muro de quatro andares e um jogo de perguntas e respostas. Na primeira rodada, se os competidores responderem corretamente a uma questão, a bola fica verde, e cai aleatoriamente pela parede em direção a canaletas com diferentes valores em dinheiro. Em caso de erro, a bola fica vermelha e deduz o valor acumulado da equipe da canaleta em que cair.
Na segunda rodada a dupla é dividida: um integrante é isolado em uma cabine e o outro permanece no muro. Enquanto isso, eles precisam adivinhar se a resposta do parceiro está correta ou não. Na rodada final, o jogador isolado deve escolher entre assinar um contrato por uma quantia fixa ou apostar na quantia já acumulada da equipe.
Sobre a Endemol Shine Brasil
A Endemol Shine Brasil é uma produtora de conteúdo que pertence à Endemol Shine Group e conhecida por oferecer soluções completas para marcas e canais. Com um catálogo com mais de 2000 formatos, a empresa cria, produz e comercializa reality shows, programas de ficção, talent e game shows, animações e comédias, além de realizar serviços de produção, ações de branded content e licenciamento. O grupo está presente em mais de 30 países nos cinco continentes, dentre eles Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Brasil, Espanha, Itália, França, Alemanha, EUA, México, Áfrical do Sul, Índia, Austrália e China.
Sobre São Bernardo do Campo
Fundada em 20 de agosto de 1553, São Bernardo possui localização estratégica, com proximidades ao Porto de Santos, a Capital, além de ser cortada pelo sistema Anchieta-Imigrantes e pelo trecho Sul do Rodoanel, o que permite rápido fluxo ao Interior do Estado. Uma das vocações econômicas do município tem é baseada na indústria automobilística – sede das primeiras montadoras de veículos do Brasil, tais como Volkswagen, Ford, Scania, Toyota, Mercedes-Benz, Karmann Ghia e Willys-Overland – além das indústrias de autopeças. Tem forte concentração também no setor moveleiro, sendo reconhecida como a Capital dos Móveis, pela grande concentração de fomento na Rua Jurubatuba, Centro.
Com a atual gestão, o município pautou a recuperação financeira, adotando políticas sustentáveis e austeras nos desperdícios, que proporcionou economia de R$ 100 milhões nos cofres públicos nos 100 primeiros dias de gestão. Aliado a isso, desenvolveu inúmeras ações, como a inserção de escola em tempo integral, com o programa Educar Mais, e o fim espera em exames e consultas, com “Saúde Prioridade”, entre as principais medidas. Destaca-se também a elaboração do Noite Tranquila, força-tarefa liderada pela GCM (Guarda Civil Municipal), com apoio da Polícia Militar e Civil, para combater os pancadões, além de Parede Limpa, que recuperou prédios públicos da pichação, Emprego Cidadão, que empregou moradores de rua. Entre os demais planos, o atual governo pautou a construção de fomento ao Turismo, a partir de um Plano Diretor de Turismo, buscando o título de MIT (Município de Interesse Turístico), a partir do programa Turismo Industrial, que já recebeu mais de 5.000 visitantes e do Turismo Ecológico, com a grande concentração de área verde, a partir da Serra do Mar, pelo Parque Estoril, com mais de 373 mil metros quadrados.
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