“Geração Trianon”, fruto da 22ª edição do projeto Passageiro do Futuro, estreia em outubro
Alunos participaram de oficinas de formação durante seis meses, com acompanhamento do rendimento escolar, e iniciam circulação no próximo mês
Em 18 anos, projeto já capacitou mais de 1550 jovens de 14 a 21 anos para o mercado de trabalho em funções técnicas e artísticas
Nas primeiras décadas do século XX, o Rio de Janeiro foi o principal centro de produção teatral do país. As comédias de costumes e o teatro de revista encantavam o público carioca. Para garantir a bilheteria, as temporadas eram curtas e os autores contratados para escrever peças destinadas à diversão da plateia burguesa que frequentava as salas da Praça Tiradentes e o Theatro Trianon. Desta forma, se firmou o “gênero Trianon”: um teatro leve, feito para rir e garantir boa bilheteria.
“Geração Trianon”, escrito por Anamaria Nunes, fala desse momento teatral e foi escolhido por Anna Wiltgen, diretora e professora, e por Juliana Teixeira, idealizadora e coordenadora do projeto Passageiro do Futuro, que fomenta uma nova geração de profissionais do mercado através de oficinas de capacitação.
A trupe fará 10 apresentações, a partir do dia 11 de outubro, em diversas escolas, instituições e no Teatro Maria Clara Machado, na Gávea, no dia 21 de outubro, segunda-feira, às 15h30. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Sobre o projeto
A demanda por profissionais qualificados nas artes cênicas inspirou a atriz e produtora Juliana Teixeira a criar em 2001 o projeto itinerante Passageiro do Futuro, que vai muito além da instrução técnica e artística para jovens de baixa renda. Em seis meses de aulas, 50 alunos participam de oficinas de capacitação e recebem orientação e acompanhamento da equipe formada por profissionais do mercado e assistentes sociais. O bom desempenho escolar e a participação da família são fundamentais para o sucesso do projeto que este ano chegou a sua 22ª edição, em São Cristóvão.
Há 18 anos o Passageiro do Futuro vem apostando na formação de qualidade em áreas técnicas das artes, apresentando opções para a atuação em um crescente mercado de trabalho. Em suas aulas, os professores traçam um paralelo entre o conteúdo da educação formal e as disciplinas do projeto. É possível, por exemplo, relacionar os conceitos de biologia às aulas de caracterização; matemática e geometria à cenografia; física à sonorização; literatura à interpretação entre outras.
“A ideia é que seja um projeto completo, que melhore a vida desses jovens e da comunidade. Fazemos acompanhamento individual e familiar, além de encaminhá-los a serviços sociais e monitorar o rendimento escolar, condição indispensável para participação no projeto”, explica Juliana.
Mais de 1550 jovens de comunidades carentes já foram atendidos pelo projeto e aprenderam diversas funções técnicas no teatro como sonorização, iluminação, caracterização (maquiagem), figurino, corpo e voz, cenário, além de interpretação. Durante os seis meses de formação, os alunos se preparam para uma nova montagem que irá circular por diversos teatros e instituições parceiras, com entrada gratuita.
Além das aulas, os jovens participam de palestras e dinâmicas sobre diversos temas como não violência entre gênero e bullying. Também visitam em grupo centros culturais e assistem espetáculos que estão em cena. Em breve, os alunos darão início à montagem de uma peça teatral, sob orientação dos professores.
Passageiro do Futuro 22ª edição é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas Valid Soluções e Libra Terminais Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A realização é da Nova Bossa Produções Culturais.
Com formato itinerante, permanece ao menos dois anos em cada comunidade e já atuou em Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro, Copacabana, Caju e atualmente está em São Cristóvão.
Sobre Juliana Teixeira
Atriz e produtora cultural, ingressa adolescente na escola O Tablado e posteriormente na CAL. Começou a atuar aos 15 anos em campanhas publicitárias, como o lançamento da Pepsi no Brasil. Viaja para Nova Iorque (1986-1989), para formação de teatro e dança. De volta trabalha em novelas na TV Globo, no cinema e no teatro. Em 1998 funda a Nova Bossa Produções Culturais e começa a produzir espetáculos teatrais e filmes de curta metragem e a partir de 2001 implementa o primeiro projeto sociocultural, Passageiro do Futuro. Atriz e produtora do espetáculo Aos Domingos, direção de Bruce Gomlevsky e texto de Julia Spadaccini. Indicado aos prêmios Shell e Cesgranrio 2013, como melhor texto, a peça foi escrita especialmente para os atores Juliana Teixeira e Jorge Caetano. Em 2015 e 2016, esteve em cartaz com Anti Nelson Rodrigues, com texto Nelson Rodrigues e direção novamente de Bruce Gomlevsky, atuando ao lado de Tonico Pereira, Joaquim Lopes e Yasmin Gomlevsky, entre outros. A peça percorreu o CCBB- RJ, Teatro Glaucio Gill e Centro Cultural Parque das Ruínas, além de um circuito em lonas e arenas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e circuitos Sesi RJ e Sesc RJ. Em 2018 atuou em Memória D´alma, direção Guilherme Scarpa e Camilo Pellegrini, indicado ao Prêmio Botequim Cultural nas categorias melhor texto inédito e atriz, foi ganhador do prêmio nacional CENYM em ambas as categorias.
Ficha Técnica – Geração Trianon
Texto original: Anamaria Nunes
Idealização e Coordenação: Juliana Teixeira
Direção: Anna Wiltgen
Elenco e Técnicos: Ana Luísa Nascimento Pereira, André Roberto de Sá Dantas, Beatriz Leão Roder Borges, Carlos Eduardo Leal Tocantins, Denilsa dos Santos Silva, Diego dos Santos Reis Botelho, Ester Pereira Simões, Fernanda Freire Ferreira, Flávio Cantanhade Alves, Jenyffer Nascimento dos Santos , Jéssyca Nascimento dos Santos, Juliana de Jesus Soares, Juliana Trindade da Rosa, Kaylane da Silva Sales, Lariane de Mesquita Alves, Leandra Evelly Manú da Silva, Liriel Macintyre de Souza, Luiz Gustavo dos Santos, Marco Antônio Costa, Maria Clara Marques de Brito Rego, Maria Eduarda dos Santos, Maria Fernanda da Silva da Costa, Patrick Melônio de Jesus, Pedro Henrique Bento Martins, Rayane Pereira dos Reis Adão, Samyla Moura Felipe do Nascimento, Sthéfany Borges da Silva, Talita Cantanhede Alves, Thaís de Jesus Silva, Thaís Oliveira da Silva, Vanessa Alves da Silva, Vitória Pereira da Silva e Yasmin Ribeiro Andrade
Produção executiva: Thaís Pinheiro
Professora de cenografia: Vanessa Alves
Professora de figurino: Rosa Ebee
Professora de caracterização: Tainá Lasmar
Professor de sonorização: Chico Rota
Iluminação: Luiz Oliva
Design gráfico: Eduardo Damm
Assessora de imprensa: Bianca Senna
Fotos: Marcelo Piu
Mídias sociais: Alaina Paisan
Realização: Nova Bossa Produções Culturais
Serviço: Geração Trianon
11 de outubro, às 17h
Paróquia Santo André
Rua Bela, 1.265 – São Cristóvão
Entrada Franca
14 e 15 de outubro, às 16h
Colégio Estadual Professor Ernesto Faria
Av. Bartolomeu de Gusmão, 890 – São Cristóvão
Entrada Franca
16 de outubro, às 15h
Casa São Luiz
Rua Gen. Gurjão, 533 – Caju
Entrada Franca
18 de outubro, às 15h
Fundação Gol de Letra
Rua Carlos Seidl, 1.141 – Caju
Entrada Franca
21 de outubro, às 15h30
Teatro Maria Clara Machado
Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea
Entrada Franca
22 de outubro, às 16h
Escola Municipal Roma
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 165 – Copacabana
Entrada Franca
24 de outubro, às 15h
CRAS XV de maio
Rua General Sampaio, 74 – Caju
Entrada Franca
25 de outubro, às 16h
Solar Meninos de Luz
Rua Saint Roman, 149 – Copacabana
Entrada Franca
26 de outubro, às 16h
Escola Municipal Gonçalves Dias
Campo de São Cristóvão, 115 – São Cristóvão
Entrada Franca
Bianca Senna
bianca@astrolabiocom.net