Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa

0
1573

Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa neste fim de semana

Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa neste fim de semana Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa neste fim de semana Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa neste fim de semana

Festival teve mais de 250 horas de programação nacional e internacional

Nos últimos três dias, 44 mil pessoas experimentaram uma verdadeira imersão na cultura japonesa sem precisar atravessar o planeta. O maior pavilhão do Riocentro, na Barra da Tijuca, se transformou em um pedacinho da Terra do Sol Nascente e ofereceu mais de 150 horas de intensa programação aos visitantes. O Rio Matsuri contou com 122 atividades culturais que permitiram ao público participar de cerimônias milenares e assistir a espetáculos tradicionais, além de interagir com toda a riqueza e diversidade da cultura pop nipônica.

Arte, dança, música, esportes, moda, jogos, concurso de cosplays e, claro, muita gastronomia estavam entre as atrações nacionais e internacionais desta 2ª edição do festival. “Elaboramos o evento com o apoio da comunidade japonesa no Brasil para que seja autêntico e ofereça sempre conteúdos não apenas de entretenimento, mas que também sejam capazes de enriquecer e tocar de alguma forma quem passa por aqui. No Rio Matsuri é possível ter um contato real com o estilo de vida japonês. E para a próxima o ano que vem pretendemos ampliar essas oportunidades únicas de se vivenciar a cultura milenar japonesa em pleno Rio de Janeiro”, afirma Milena Palumbo, diretora da GL events Exhibitions, que organiza o Rio Matsuri em sociedade com a Tasa Eventos.

A cada workshop, apresentação cultural, palestra ou experiência esportiva, além é claro do disputado espaço gastronômico, era possível ver como o Japão desperta curiosidade e admiração entre os brasileiros. Este ano foi possível ter contato, inclusive, com famílias nikkeis de produtores rurais do interior do estado, que levaram seus produtos para o festival.

Um dos locais que mais chamou a atenção do público foi a Tanabara Matsuri, a tradicional árvore dos desejos oriental, onde os visitantes amarraram seus pedidos. Diz a lenda que ao queimar todos os papeizinhos coloridos, a fumaça leva os desejos até as estrelas e eles se realizam. Há muitos desejos de prosperidade, redução da violência, amor e até de medalhas olímpicas. Entre os sonhos olímpicos estavam os das atletas do nado sincronizado Luisa Borges e Maria Clara Lobo, que treinam muito para representar o Brasil nos Jogos de Tóquio, em 2020. “Pedimos medalha, medalha, medalha”, revela a dupla.

Como japonês leva as tradições muito a sério, após o evento, os pedidos serão cuidadosamente retirados dos galhos da Tanabara Matsuri e queimados em uma cerimônia tradicional, como manda o rito.

“O grande sucesso do Rio Matsuri se deve, principalmente, a unir o tradicional ao moderno, que é uma das especialidades dos japoneses. As pesquisas de contentamento mostraram que 95% do público ficou muito satisfeito ou satisfeito com o evento. Isso nos motiva a já começar a trabalhar para que em 2020, ano em que o Japão vai receber as Olimpíadas, possamos entregar um festival ainda mais rico. Quem sabe trazer algumas atrações high-tech e promover outras experiências esportivas”, adianta Sérgio Takao Sato, presidente da Tasa Eventos.

Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa neste fim de semana

Rio Matsuri: 44 mil pessoas vivenciaram a cultura japonesa neste fim de semana

Posted by Paulo Araujo on Monday, January 28, 2019

Andréa Uchôa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui