Edição histórica de 40 anos do Rock in Rio traz novidades para os fãs e encerra noite com performance incansável de Travis Scott
Nesta sexta-feira, festival contou com balé aéreo, performances vibrantes em todos os sete palcos e a estreia do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”
Cidade do Rock, 13 de setembro de 2024: A espera acabou! A Cidade do Rock abriu suas portas para a celebração histórica dos 40 anos do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. E quem recebeu de braços abertos os primeiros fãs que entraram no evento foi o criador do festival Roberto Medina e a vice-presidente executiva da Rock World, Roberta Medina. Nem mesmo o calor foi capaz de tirar a alegria dos fãs, que se refrescaram nos postos de hidratação e nas estações de aspersores – que esguicham água pelo público. Abrindo o Palco Mundo, a Esquadrilha Céu apresentou um ballet aéreo de tirar o fôlego, com show piroténico e fumaça nas cores do festival. E os shows do primeiro dia foram eletrizantes, como a megaprodução de Travis Scott que incendiou a Cidade do Rock e a apresentação icônica de Ludmilla, além de um espetáculo de videomapping e fogos, sincronizados com a música, que emocionou a todos. O inédito Global Village, refletindo a diversidade e a cultura dos seis continentes, trouxe uma arquitetura nova para o parque, enquanto o Palco Sunset, em nova localização, trouxe para o palco toda a energia dos talentos do trap, como MC Cabelinho & Coral das Favelas. A noite marcou o início das celebrações que reafirmaram a magia única do Rock in Rio.
O primeiro dia de festival trouxe momentos emocionantes tanto nos palcos quanto no teatro, com as primeiras sessões do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, que narra a história do festival. Roberto Medina, presidente e criador do Rock in Rio, se emocionou em uma das exibições ao ver sua própria trajetória ganhar vida no palco. Sob o olhar atento do diretor geral Charles Möeller, presente nas sessões desta sexta-feira, o musical conquistou uma plateia entusiasmada, encantada a cada performance. Kelen, professora e atriz de 52 anos, viajou de Varau, no Rio Grande do Sul, apenas para o Rock in Rio e declarou: “Achei incrível, não conhecia a história. Comprei o ingresso só para ver o musical, e agora vou ficar”. Outro espectador, José Valêncio, de 52 anos, servidor público de Curitiba, afirmou: “Revivi toda a emoção do primeiro Rock in Rio. Às vezes venho mais pela experiência do que pelo artista”.
Para enfrentar o calor, os fãs puderam se hidratar ao longo do dia, nos mais de 175 bebedouros com água potável gratuita espalhadas na Cidade do Rock. Além disso, foram instaladas estações refrescantes com aspersores – que esguicham água para o público –, pelo gramado. Também foi permitida a entrada no evento com garrafas plásticas com tampa de até 500ml contendo água. Luccas Gudes e Erik Souza, entregadores de aplicativo que vieram de São Paulo, destacaram os pontos de hidratação como fundamentais para enfrentar o calor do Rio de Janeiro. “É essencial ter esse tipo de ação para nos manter preparados para os shows”, afirmou Luccas. Erik complementou, elogiando também as ativações de marcas: “Pegamos brindes de muitas marcas e agora estamos aproveitando os copos, já que não trouxemos uma garrafinha transparente”. Parceira do festival, a Iguá, concessionária de saneamento que atende a 19 bairros da Zona Oeste, distribuiu “aguadeiros”, profissionais que circularam em locais estratégicos, para distribuindo água gelada ao público. Eles enchem as garrafas dos fãs e distribuem copos biodegradáveis. Para deixar o clima ainda mais fresco e divertido, a Iguá também levou ao festival vaporizadores refrescantes, para borrifar água gelada no público. Já a Natura atuou com mochileiros espalhados pelo gramado, e pela entrada do parque, distribuindo protetor solar para os fãs.
Palco Mundo
O primeiro dia do Palco Mundo no Rock in Rio começou com a apresentação de Matuê, que se destacou com sua mistura única de trap e funk. Com Wiu e TETO como convidados especiais, o rapper agitou a multidão com um show vibrante, cheio de hits como “Quer Voar” e “Máquina do Tempo”, que aqueceram o público.
Logo depois, a Rainha da Favela fez sua estreia no Palco Mundo com um repertório diversificado que foi do funk ao trap e ao pagode. Ludmilla, com seus hits que dominam as paradas, trouxe ao palco o MC Daniel para o dueto de “Não Para”, recentemente lançada pelos dois. O clima esquentou com a performance cheia de atitude de 21 Savage. Conhecido por seu estilo distintivo no rap, o rapper britânico animou a plateia com uma série de sucessos e uma presença de palco firme.
Encerrando a noite, o headliner Travis Scott trouxe um show com uma combinação impressionante de efeitos visuais, iluminação e uma trilha sonora hipnotizante, Travis Scott entregou o show que os fãs esperavam. O rapper norte-americano fez sua estreia no festival, consolidando sua posição como um dos maiores nomes da música atual.
Palco Sunset traz encontros do trap
Se esse é o Rock in Rio dos encontros inesquecíveis, o primeiro show no Palco Sunset confirmou a tradição. A Funk Orquestra convidou MC Daniel, Rebecca e MC Soffia para um momento carregado de música boa e uma energia incrível. Em momento clássico de rock star, MC Daniel se jogou na plateia que o recebeu com muita animação. Sua mãe, Daniela Amorim, quando subiu ao palco, teve seu momento ‘estrela do pop’, ou melhor, do funk. Já Rebecca, trouxe ao Sunset sua filha Morena, de 6 anos, que arrebentou na dança. MC Soffia, que começou ainda criança, se mostrou uma mulher poderosa com hits de peso. Nos momentos em que todos estavam juntos, a música Garota de Ipanema ecoou pela Cidade do Rock, marcando a beleza e potencial musical do Rio de Janeiro. O primeiro show do Palco Sunset encerrou com a música tema do festival recebendo os aviões da Esquadrilha Céu e entregando ainda mais emoção ao show de arrepiar no espaço aéreo da Cidade do Rock.
Em duelo feito em equipe, KayBlack e Veigh viram o anoitecer diretamente do Palco Sunset. A temática do show: luta, o esporte praticado pelos dois artistas principais de um show repleto de momentos que merecem o cinturão de ouro. Com músicas sobre amor, ostentação e realização de sonhos, Veigh e KayBlack receberam Vulgo FK que foi ovacionado pelo público. Lotada, a plateia do Sunset foi surpreendida por um momento inesperado, o beijo de Thiago Veigh e a dançarina Karla Souza. Outro momento, um dos mais emblemáticos da noite, foi a homenagem feita a Alcione com a performance da música “Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)”. Além de aproveitar música boa, fogos de artifício e um show com uma boa performance e história de duelo, quem acompanhou de perto viu o encontro de grandes nomes da música brasileira. Entre os sucessos cantados, está uma canção de grande sucesso no TikTok, “Ballena”, encerrando um show que ficou para a história do festival.
Já o show de Orochi, Chefin e Oruam trouxe uma dose extra de energia ao Palco Sunset. Cada artista deixou sua marca registrada no espetáculo, com Orochi e Chefin oferecendo versos afiados, enquanto Oruam encantou com sua performance autêntica.
Para encerrar a noite em grande estilo, a junção do trap de MC Cabelinho com Coral das Favelas. Durante a performance, Cabelinho estreou duas músicas, “Bala e Fogo”, em parceria com o Teto, que subiu ao palco para uma participação surpresa. A outra música exclusiva foi em parceria com o Major RD, “Não Sou Santo, Mas Não Sou Bandido” que batiza o novo álbum do cantor. Realizando seu sonho de se apresentar no festival, o show foi regado de emoção, muita animação e energia boa. Com o Coral das Favelas, o artista trouxe mágica para quem acompanhou, e, além de sua participação, amigos do artista como Ludmilla também apareceram no palco e transformaram a noite.
Palco Supernova
MC Maneirinho abriu os trabalhos no Palco Supernova em altíssimo estilo. O artista fez a primeira apresentação do Palco Supernova, nesta sexta-feira, e quando se deparou com a multidão que o esperava, se surpreendeu: “Eu estava no camarim pensando se teria muita gente aqui. E vocês estão todos aqui. Gratidão, família!”. Em seu show, ele cantou hits, homenageou o seu ídolo, Travis Scott, e enlouqueceu o público ao se jogar na multidão: “Não podia ir embora sem fazer isso”.
Os fãs aprovaram: “Somos grandes fãs do Maneirinho e o show dele foi incrível. Eu não esperava toda essa interação que ele teve com o público. Ele me surpreendeu”, afirmou o carioca Igor Santos, de 19 anos.
A niteroiense Camila Limeira, de 22 anos, ressaltou sua emoção ao ver um jovem de comunidade se apresentando no Rock in Rio. “Faz a gente acreditar que tudo é possível. Com muito trabalho, a gente chega lá. Eu estudo administração, mas meu sonho é viver de música”.
New Dance Order homenageia Ayrton Senna com novas faixas criadas exclusivamente para o festival inspiradas na trajetória do piloto
O palco New Dance Order do Rock in Rio foi palco de uma noite repleta de batidas envolventes e energia contagiante. A jornada da música eletrônica teve início com os Cat Dealers, que aqueceram o público com seu som marcante e vibrante. Em seguida, a dupla Chemical Surf fez sua estreia no palco. Os dois artistas apresentaram uma novidade emocionante para os fãs de Ayrton Senna e de música eletrônica. O projeto Senna Driven celebra o ídolo brasileiro com um álbum inédito, fruto de uma parceria entre Senna Brands, Bulldozer, e Universal Music Group Network, com a participação dos maiores nomes da música eletrônica global, incluindo os Cat Dealers e Chemical Surf. A festa continuou com o emocionante set de Fatsync x Malifoo, que tomou conta do espaço. O grande clímax da noite ficou por conta do lendário Deadmau5, que entregou um espetáculo visual e musical de tirar o fôlego, encerrando a noite em grande estilo.
Novo espaço do Rock in Rio, Global Village, encanta frequentadores
Uma das principais novidades do Rock in Rio, o Global Village permite que o público transite por uma cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo, refletindo a diversidade e a cultura dos seis continentes. Ao longo do dia, o Global Village contou com apresentações de bailarinos e pernaltas que encantaram o público. O palco também recebeu os shows dos rappers Victor Xamã, que apresentou hits do seu último álbum, Garcia (2023), Katú Mirim e Hungria.
Gabriel Júnior, de 24 anos, veio da cidade de Luziânia, em Goiás, especialmente para os shows de Matuê e Hungria. Fã desde 2012, o estudante viajou sozinho para o Rio de Janeiro para conferir o artista ao vivo pela primeira vez. “O show do Matuê superou todas as minhas expectativas. Já tinha assistido, mas aqui foi mil vezes melhor, tanto a presença de palco dele como o ambiente. Agora, estou ansioso para o show do Hungria, e muito feliz pela proximidade do palco e do artista. Para mim, ele representa alguém que alcançou o sucesso e ainda manteve as suas raízes”, afirma Gabriel.
Com 7.500 metros2, o Global Village também traz opções de gastronomia, com um espaço dedicado ao Brasil, representando a América do Sul, oferecendo a experiência de um boteco e muita música com o Clube do Samba, que tem uma roda de samba de mulheres e conta com shows especiais, como Arlindinho. As opções incluem sanduíche de pernil, bolinho de feijoada e frango a passarinho. Já a Inglaterra, representada por um autêntico pub inglês, contou com apresentações de um trio de jazz.
Rota 85 – a rota da nostalgia e do amor
A Rota 85, área que homenageia o ano que o Rock in Rio foi criado e inspirada na famosa Route 66, que corta parte dos Estados Unidos, é possível encontrar a Capela da Chilli Beans, com o tradicional Elvis Presley casamenteiro. Neste primeiro dia de evento foram 137 celebrações do amor. Os atores Larissa Manoela e André Luiz Frambach entraram na brincadeira do casamento com Elvis Presley e renovaram os votos no primeiro dia da edição que comemora os 40 anos do festival. A atriz reforçou a importância de celebrar o amor durante a cerimônia simbólica
Elias Batista de Andrade, morador de Magé, de 59 anos, também aproveitou a oportunidade para renovar os votos com a sua amada Neide Maria (também oriunda de Magé, 59 anos), após 31 anos de casados. “Estamos acompanhando nossa filha e sobrinhos, enquanto eles aproveitam o festival nós decidimos renovar os votos. Estamos juntos há 40 anos e casados há 31, nos conhecemos no grupo jovem da igreja e o amor nasceu desde que nos beijamos” afirma Elias.
Babilônia Feira Hype faz sua estreia no Rock in Rio
Outra grande novidade do festival neste ano é a Babilônia Feira Hype, onde é possível encontrar roupas, acessórios e muito mais. Luiza Cassabian, fundadora da Chez Roca, de 27 anos, fundou a loja de moda há cerca de um ano. Para ela, estar como expositora no Rock in Rio é uma oportunidade de se conectar com um público que tem tudo a ver com a marca dela: “é bacana poder se conectar com novas pessoas, entender mais sobre o nosso público porque aqui tem muita gente, um público diverso. Nós só temos um ano, então além de venda, a gente espera também ter muito feedback e troca com cliente, com as pessoas, para mostrar o nosso produto”.
Rock in Rio Por Um Mundo Melhor
No ano em que completa 40 anos, o Rock in Rio deu um importante passo para diminuir ainda mais sua produção de resíduos: o uso de copos retornáveis. Pela primeira vez, o festival realiza uma megaoperação – em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem – de uso de copos reutilizáveis, que proporcionam consumo consciente, descarte adequado e descontos para os fãs que optarem por ficar com o mesmo copo durante todo o evento.
À medida que a organização estima que o uso dos copos evitará a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante os sete dias de Rock in Rio, a ação também foi comemorada pelos fãs que encararam o calorão carioca no primeiro dia. Para Fred Assis, fotógrafo, 27 anos, morador da Gamboa, a novidade ajuda muito a utilizar os 176 pontos de hidratação e se manter sempre fresco para curtir o festival.
“Facilita muito ter o seu próprio copo durante todo o evento. Quando se olha para os ambientes do Rock in Rio, não vemos lixo. É lógico que tem uma equipe bem grande fazendo a limpeza, mas eu acho que ajuda muito o copo não ser descartável”, afirmou o Fred que estava acompanhado de toda a família em seu primeiro Rock in Rio.
Gourmet Square traz estações do Rio de Janeiro com diversas opções
A Gourmet Square está repleta de novidades neste ano e todo o cardápio é assinado pela renomada chef Heaven Delhaye. O espaço, patrocinado pelo iFood e Heineken, oferece um menu com criações para todos os gostos. O ambiente totalmente climatizado atraiu milhares de pessoas, que curtiram uma atmosfera descontraída de praia, boteco e os momentos típicos da rotina dos moradores do Rio de Janeiro. Entre os destaques elaborados pela chef estão os hot dogs, espetinhos, sanduíches, churros, esfihas, petiscos, pizzas, entre outras delícias. Dividido por categorias, o cardápio é batizado por nomes que prestam tributo a esse icônico Estado, como Bossa Nossa, Costa Azul, Pé na Areia, Alma Carioca, Serra, Sabores do Mundo, Do Leme Ao Pontal e Pão de Açúcar.
“Criei um menu que pudesse atender a todos os gostos, com comidas fartas, bem servidas, sempre feitas com um toque de chef e com cuidado em todas as etapas. Realmente uma homenagem a diferentes momentos e a diferentes locais do Rio de Janeiro.” diz a chef Heaven Delhaye, que conta com uma vasta experiência na gastronomia e que está à frente dos restaurantes.
Rock in Rio Club oferece exclusividade e conforto para recarregar as energias
O Rock in Rio Club é o espaço ideal para os grandes entusiastas do maior festival de música e entretenimento do mundo, podendo viver a Cidade do Rock de uma forma exclusiva, já que são experiências com acessos limitados. Natália dos Santos, de 32 anos, participa pela terceira vez do Rock in Rio, aproveitando o festival com seu marido e filho. Este ano, ela optou pela modalidade Club Rock Star do Rock in Rio Club, destacando o espaço confortável e climatizado. “Vale a pena o investimento, está um espaço maior e muito lindo! É ótimo para recarregar as baterias”, comentou a empreendedora, que também brincou sobre usar o local para se abrigar do sol.
Frequentadora assídua do Rock in Rio, Vivian, de Niterói, está em sua quinta edição do festival. Este ano, ela escolheu a modalidade Club Fã do Rock in Rio Club para aproveitar a entrada antecipada e os brinquedos com mais calma. “Fui na tirolesa novamente, enquanto não estava cheio. É uma atração que gosto muito”, disse a professora, que veio ao evento acompanhada de uma amiga.
Rock in Rio tem esquema de mobilidade que proporciona mais conforto e agilidade aos fãs
Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funciona com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, fica aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionam em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguem abertas, mas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.
Neste ano, o Rock in Rio facilita ainda mais a vida dos fãs com o Serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, que amplia as opções de transporte para quem quer aproveitar o festival ao máximo. Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferece viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico. As partidas são dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Praça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta.
Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs têm à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Jáé”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a compra de passagens diretamente pelo site e aplicativo, facilitando ainda mais o acesso ao transporte. No site oficial do festival, os fãs também encontram os links para realizar as compras das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e está em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento.
Já bastante conhecido pelo público do Rock in Rio, o Primeira Classe é a opção mais confortável e prática, além de ser a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock, perto do palco New Dance Order. Com 16 pontos de embarque em toda a cidade do Rio de Janeiro e outros 22 espalhados por 20 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os passageiros são transportados em ônibus executivos — equipados com cadeiras de transbordo, garantindo acessibilidade — que realizam o percurso sem paradas, garantindo uma viagem tranquila. O Primeira Classe opera a partir de um dos maiores terminais rodoviários já montados para um festival de música e entretenimento, garantindo uma experiência completa para todos os participantes.
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival devem ficar de olho no e-mail cadastrado na Ticketmaster. Será via endereço eletrônico que os fãs recebem todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deve seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital – o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.6 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.666 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Assessoria de imprensa
PR Rock World
Approach Comunicação
Jullia Bustamante (Atendimento)
Camila Acatauassú Xavier (Coordenadora)
Marina Milhazes (Gerente)
Fabiana Guimarães (Diretora)