Sentimentologia 2.0 traz exposição interativa sobre relação dos sentimentos com as cores e sons

Sentimentologia 2.0 traz exposição interativa sobre relação dos sentimentos com as cores e sons

Mostra com oficinas e atividades abertas ao público estreia dia 5 de agosto, no Centro de Artes Hélio Oiticica

Em meio à agitação da região central do Rio de Janeiro, uma exposição será inaugurada em breve para levar o visitante a um encontro consigo mesmo, a partir da relação com cores e sons.

Sentimentologia 2.0 é uma exposição interativa pelo projeto CromaSomos, que será apresentada no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. A mostra será aberta no dia 5 de agosto e permanece aberta ao público até o dia 26 do mesmo mês, com oficinas e performances temáticas de dança e música na programação.

Para a exposição, o projeto CromaSomos traz uma ferramenta digital inédita chamada Sentirama, por meio da qual os usuários navegarão pela experiência, registrando as percepções de diferentes estímulos sensoriais. Ao final da exposição, o aplicativo gera uma ‘flor’, composta de cores e notas musicais que representam a forma única como cada indivíduo percebe o mundo, chamada Flora-Sônica.

A iniciativa é do projeto CromaSomos, idealizado por Vig Morã, que a partir de um sonho criou um Código de Cores em 2008 com o objetivo de auxiliar na compreensão da música. Ele buscava a associação dos diferentes sentimentos, causados por certas notas de uma certa harmonia, com o sentimento causado pelas cores. Esse trabalho se tornou a base da exposição, que após esta estadia no Rio, circulará pelo sul do Brasil.

Sentimentologia 2.0 é um experimento social em forma de arte interativa, tecnológica e sinestésica. A experiência traz o estudo dos sentimentos de volta às mãos dos artistas, que desde o começo dos tempos usa as cores, os sons, formas, aromas, movimentos, sabores e texturas para comunicar com os lugares mais íntimos da percepção humana.

Sua história começa lá em 2008, quando Vig Morã cria um Código de Cores com o objetivo de auxiliar na compreensão da música. Sua primeira exposição, chamada Sentimentologia, no Galpão Benfeitoria em Belo Horizonte, proporcionou uma larga base de dados para a pesquisa e, nove anos mais tarde, o CromaSomos se consolida como um movimento que envolve artistas, cientistas, pesquisadores e programadores da América do Sul e da Europa, e um corpo de pesquisa robusto e crescente.

Na ocasião da abertura da exposição será lançado também o livro ‘O Código de Cores da Harmonia”, editado pela Sempre-Viva Editorial, onde o artista traz seu método interdisciplinar para a compreensão da harmonia.

Sobre Vig Morã
Luso-Brasileiro de 36 anos, é músico e pesquisador de arte interdisciplinar. Suas pesquisas levaram à fundação do projeto CromaSomos, em 2012, e o desenvolvimento de um método próprio. Vig é formado em direção de cinema pela Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya (ESCAC), Barcelona, e em jornalismo e direitos humanos pela Kingston University, Londres.

1 COMENTÁRIO

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

OTHELO, O GRANDE está em exibição nos cinemas de São Paulo e demais estados

Documentário sobre um dos maiores artistas brasileiros da história, "Othelo, O Grande" está em exibição nos cinemas   Dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos e produzido por Ailton...

Altafonte Brasil celebra 3º ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal Caixa de entrada

Altafonte Brasil celebra terceiro ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal   Tássia Reis, Lenine, Arnaldo Antunes, O Terno, Luedji...

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim’

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim' Ouça aqui ‘Início Depois do Fim' https://links.altafonte.com/KC_IDDF O músico carioca Kauan Calazans, com 15 anos de...

Guilherme Arantes leva seu show para Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Juiz de Fora

Guilherme Arantes leva seu show para Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Juiz de Fora Guilherme Arantes, paulistano, 68 anos de idade, 45 anos...

Festival de Pole Dance vai reunir cerca de 100 atletas no Rio de Janeiro

Festival de Pole Dance vai reunir cerca de 100 atletas no Rio de Janeiro Palco terá idosos e pessoas com deficiência  Foto: João Martins / Divulgação...