#SextaTemGreve movimenta o Twitter e figura entre os assuntos mais falados um dia antes da paralisação
Aifluencers analisou publicações da rede social para entender os debates gerados pela mobilização
Anunciada no dia 1° de maio, a greve geral convocada por alguns sindicatos tornou-se o centro dos principais debates no país. Programada para acontecer no próximo dia 14 de junho (sexta-feira), a mobilização chamou atenção também nas redes sociais, surgindo como destaque entre os assuntos comentados pelos internautas. A Airfluencers, empresa de people analytics e marketing de influência, analisou às postagens feitas no twitter entre os dias 07 e 12 de junho. Foram analisadas 6.626 mil publicações com a hashtag #Greve14J, sendo sábado, o dia com o pico de maior utilização do termo com 2.376 citações.
A reforma da previdência, apontada como motivo principal para a paralisação, foi o ponto mais relacionado com a hashtag no Twitter, acumulando 25% (1.656) das menções, seguido de perto por citações ao presidente Jair Bolsonaro, com 24% (1.560). Assuntos como os investimentos em educação e nas faculdades, presentes em 14% (935) twittes, temas relacionados a aposentadoria, 8% (551) e até mesmo alusões ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, 5% (314) foram tópicos lembrados pelos usuários da rede.
Desde a tarde de ontem, a hashtag #SextaTemGreve ganhou muita força atingindo o número de 5.803 menções, até às 7h da manhã de hoje (13), segundo levantamento da empresa de análise. A maior movimentação ocorreu entre às 19h e 21h do dia 12, atingindo um pico de 1.014 citações. Esse crescimento no uso da hashtag é motivado pela mobilização de figuras relacionadas a organização da greve em suas contas, gerando um crescimentos do termo.
Sobre a Airfluencers:Criada em 2017, a Airfluencers é atualmente uma das maiores empresas de monitoramento, coleta e análise de dados em redes sociais da América Latina. Com o objetivo de traçar um raio-x do comportamento de influenciadores digitais, a plataforma contém uma base com mais de cinco milhões de perfis e 500 milhões de posts analisados diariamente. A qualidade do engajamento é utilizada como métrica de mensuração, por meio do Airscore, um algoritmo criado pela empresa, que calcula e dá notas de 0 a 1000 baseado na média de interações por post do influenciador.
A empresa fundada por Rodrigo Soriano, planeja em 2019 o lançamento do Airscore, aplicativo voltado para o influenciador, para que ele possa ter as informações privilegiadas do seu perfil, como média de curtidas, comentários e custos de interações