“Show do Século” deixa seu legado social ao Rio de Janeiro com ação que visa diminuir fila do SUS
batizado de “Luz na Saúde”, o projeto atende mulheres e crianças para procedimentos ginecológicos e odontológicos
Ricardo Blaunstein – Fotona, Sabine Zink – SAS Brasil, Bhaskar – Instituto Alok, Dra. Adriana Mallet – SAS Brasil, Romana – Instituto Alok, Cíntia Manara e Ricardo Manara – Gaslive
Crédito Foto : Mila Petrillo
O “Show do Século” – que aconteceu no sábado (26) nas areias da Praia de Copacabana – não marcou apenas a história do entretenimento brasileiro, mas vai também modificar a vida de mais de 600 mulheres da zona norte carioca. Isso porque, a ação social batizada de “Luz na Saúde”, idealizada pelo Instituto Alok oferta aos moradores da comunidade, atendimentos e procedimentos ginecológicos e odontológicos.
Graças à parceria entre SAS Brasil, GasLive e Laser Fotona, o projeto objetiva gerar um “show de impacto” e diminuir a fila de espera no SUS para os exames de colo uterino, colposcopia, papanicolau, assistência às mulheres com câncer de colo de útero, além de promover novos tratamentos como a telecolposcopia e laserterapia para incontinência urinária.
Ao todo, 3200 atendimentos vão ser feitos entre os mais de 500 exames preventivos e os 100 procedimentos à laser. Além das mulheres da comunidade, uma ação odontológica foi desenvolvida para absorver a demanda pediátrica.
“É o nosso primeiro projeto na área da saúde no qual 100% dos atendimentos médicos foram somente para mulheres. Eu fico extremamente feliz em poder impactar positivamente na vida delas e colaborar de alguma forma com a saúde pública do nosso país. Logo quando me formei em medicina, eu prestei atendimento no SUS de São Paulo. Por isso, sei do impacto positivo que ações como estas podem trazer para a vida das pessoas”, afirmou Romana Novais, co-fundadora do Instituto Alok e médica especialista em tricologia.
As pacientes selecionadas a partir da triagem com 1000 mulheres e apoio das secretarias de Saúde e da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro, tem recebido além da orientação, realização de exames e cuidados médicos.
“A SAS Brasil é referência em inovações com impacto social em saúde. Acreditamos que a inovação é uma ferramenta poderosa para ampliação de acesso para quem mais precisa. O Complexo do Alemão foi a primeira comunidade do Rio de Janeiro a receber o projeto de telessaúde da SAS Brasil em 2020. Poder voltar à região, agora de forma presencial, é ainda mais especial.” Diz a Dra. Adriana Mallet, co-fundadora e CMO da SAS Brasil.
Uma equipe composta por 8 médicos foi treinada especialmente para a melhor aplicação da laserterapia Erbium com equipamentos Dualis – Dynamis da Tecnologia Fotona, que trata os casos de incontinência urinária. O método aocntece entre os dias 25 e 30 de agosto. Para auxiliá-los nessa inovação, 100 voluntários entre estudantes de medicina e médicos já formados atuaram nesta rede do bem.
“Essa parceria com o Instituto Alok é algo que já pensávamos há muito tempo e poder concretizar isso é algo que tem muito a ver com a nossa filosofia: transformar a vida das pessoas, através da tecnologia de ponta e tratamentos inovadores. Cuidamos de pessoas com laser nas áreas da ginecologia, odontologia e, futuramente no ‘Luz Na Saúde’, na dermatologia”, comemora Federico Blaustein, CEO do Fotona Brasil.
A SAS Brasil utiliza além do exame COBAS e Papanicolau – em parceria com a Secretária de Saúde do Rio de Janeiro, a tecnologia para Colposcopia e Telecolposcopia, que visam rastreio organizado e diagnóstico precoce do Câncer de Colo de Útero. Além de exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos.
“Neste projeto a Gaslive participou com uma gama de produtos que analisam as informações iniciais de saúde do paciente durante a anamnese realizada pelo profissional, para que o mesmo tenha mais segurança em seguir com o tratamento ou até mesmo identificar algum possível problema, tal como oximetria baixa, pressão arterial alterada ou febre, na sequência temos os equipamentos de suporte com Concentradores de Oxigênio, BPAP e CPAPS.” Ricardo Manara, Managing Director da GasLive.
Atendimento à imprensa:
Melina Tavares Comunicação