Verity oferece assessment para empresas identificarem melhor caminho para a transformação digital
Processo é realizado de ponta a ponta pelo grupo, desde uma análise minuciosa do ecossistema atual até a implementação do projeto
Embora a Transformação Digital seja um caminho natural, as empresas ainda enfrentam dificuldades para implementar processos e desenvolver produtos digitais. De acordo com estimativa da Cisco, em 2017, 34% das corporações brasileiras ainda não investiam em novas tecnologias ou serviços para acompanhar as transformações. Até mesmo dentro das organizações o olhar ainda é descrente: 46% dos executivos ouvidos pela consultoria Page Group acreditam que as companhias onde atuam não estão prontas para o processo de digitalização.
Uma das principais barreiras para iniciar a transformação é a dificuldade em descobrir o que deve ser feito. Nesse momento, a avaliação técnica, mais conhecida no mercado de TI pelo termo em inglês assessment, assume grande importância para delinear a maturidade atual da empresa, identificar um roteiro de melhorias priorizando o custo-benefício e sugerir o projeto tecnológico mais adequado para suas necessidades. Essa é a proposta da Verity, consultoria do Verity Group especializada em transformação digital de ponta a ponta.
O Assessment da Verity realiza uma análise minuciosa do ecossistema atual de aplicações em face aos desafios de negócio, com o objetivo de antecipar os impactos, planejar os efeitos positivos e neutralizar os negativos. Na prática, a consultoria auxilia uma rede de varejo, por exemplo, a identificar a infraestrutura necessária para criar um ecossistema de pagamentos e concessão de crédito em canais digitais por meio de cartões de marca própria, além de implementar o projeto, seja com o uso de integrações via APIs ou construção da arquitetura desde o início, e mantê-lo.
“Quando não existe uma compreensão como um todo das dores e desafios do cenário atual, é necessária uma avaliação do mapeamento da arquitetura, do ecossistema de soluções atual e o entendimento das necessidades do negócio, a fim de identificar os pontos de melhoria, planejar e priorizar as próximas ações”, afirma Alexandro Barsi, CEO do Verity Group. De acordo com o executivo, essa análise é feita em conjunta com o cliente, que participa ativamente na construção e criação da solução
A avaliação pode envolver um conjunto de tecnologias e processos como: computação em nuvem – cloud, infraestrutura, modelagem e armazenamento de dados, business intelligence, big data, analytics, machine learning, arquitetura orientada a serviços ou produtos, microsserviços, gestão de projetos, desenvolvimento, operações e uma significativa compreensão da arquitetura corporativa. “O assessment mostra o caminho para a mudança, ajuda a entender os possíveis obstáculos existentes, a organizar e priorizar as atividades, que acontecem muitas vezes incorporando uma nova cultura organizacional”, explica Barsi.
Implementação de ponta a ponta
Um dos diferenciais do assessment realizado pela Verity é a possibilidade de implementar um projeto do início ao fim, com a descoberta do produto (Product Discovery), a delineação dos objetivos do negócio e execução do projeto de forma integrada pela JUST Digital, especializada em desenvolvimento de produtos digitais e também pertencente ao grupo.
De acordo com Barsi, esta etapa é igualmente importante, já que é o momento de conciliar as necessidades do usuário com a viabilidade do negócio, organizando a melhor maneira de desenvolver e implementar uma série de novos produtos e serviços, além de medir o que é prioridade, classificar o que deve ser construído primeiro e em quanto tempo o produto deve ser desenvolvido e lançado. O desenvolvimento é feito sob a perspectiva da experiência do usuário (UX), utilizando-se dos conceitos de Design Thinking e boa dose de empatia.
“Nesse processo, é essencial entender profundamente o contexto dos usuários, colocando-se no lugar deles, para entregar um site, aplicativo ou serviço que atendam de fato às suas necessidades por meio de uma boa experiência, que é o objetivo da Transformação Digital”, finaliza o executivo.
Mais informações no site: www.verity.com.br
Sobre o Verity Group
O Verity Group é uma consultoria especializada na transformação digital, por meio de um ecossistema de serviços e soluções que combina metodologia, tecnologias e conhecimento capazes de inovar experiências e ajudar empresas na jornada para o novo mundo. Para uma gestão de ponta a ponta da TI, o grupo consiste na integração das empresas QA360, consultoria de testes que atua na área Quality Assurance; Verity Builders, aceleradora de Startups; e JUST, especializada em design de serviços e produtos digitais com foco na experiência do cliente. Com pouco mais de 8 anos de atuação, possui em sua carteira grandes empresas dos setores financeiro, varejo, serviços, saúde, educação, entre outros. Mais informações no site: http://www.verity.com.br.
IGOR REIS
Relacionamento com a imprensa
igorreis@nbpress.com