Volvo Cars e Luminar apresentam novos recursos em tecnologias autônomas no Salão de Los Angeles
Volvo Cars e Luminar apresentam novos recursos em tecnologias autônomas no Salão de Los Angeles
- Uso de sinais de laser pulsantes para detectar objetos permite que os futuros veículos autônomos naveguem com segurança em ambiente de tráfego complexo e em velocidades mais altas
A Volvo Cars e a Luminar, empresa líder no desenvolvimento de tecnologia de sensoriamento central para veículos autônomos, vão demonstrar os mais avançados recursos sensoriais e de percepção do LiDAR no Salão do Automóvel de Los Angeles (EUA), que abre as portas para o público nesta sexta-feira (30).
O desenvolvimento contínuo da tecnologia do LiDAR, que usa sinais de laser pulsantes para detectar objetos, um elemento crucial na concepção de carros autônomos seguros. Ele permite que esses veículos naveguem com segurança em ambientes de tráfego complexos e em velocidades mais altas, por meio de recursos confiáveis de percepção de longo alcance.
Tecnologias como a LiDAR podem ajudar a Volvo Cars a tornar realidade sua visão para viagens autônomas, conforme apresentado este ano no conceito Volvo 360c. O desenvolvimento de capacidades avançadas de tecnologia e percepção do LiDAR é uma das muitas maneiras pelas quais a Volvo Cars e seus parceiros trabalham para a introdução segura de carros totalmente autônomos.
As novas capacidades de percepção desenvolvidas pela Luminar possibilitam que o sistema detecte formas humanas, incluindo membros individuais como braços e pernas, num nível de detalhe impossível anteriormente. A nova tecnologia também é capaz de detectar objetos a uma distância de até 250 metros, muito mais do que qualquer tecnologia LiDAR atualmente disponível.
“A tecnologia autônoma levará a direção segura a um novo nível, além das limitações humanas. Essa promessa de melhorar a segurança é a razão pela qual a Volvo Cars quer ser líder em direção autônoma. Em última análise, a tecnologia também criará novos benefícios para nossos clientes e para a sociedade como um todo”, disse Henrik Green, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars. “A Luminar compartilha nossa ambição em tornar esses benefícios uma realidade e essa nova tecnologia de percepção é um passo importante nesse processo”.
“A equipe de P&D da Volvo Cars está se movendo a um ritmo impressionante para resolver alguns dos problemas mais avançados no desenvolvimento de direção autônoma”, disse Austin Russell, fundador e diretor executivo da Luminar. “À medida que aumentamos, eles permaneceram na vanguarda do desenvolvimento de um sistema autônomo para tirar o motorista do circuito, permitindo, em última instância, a implantação em veículos reais”.
No início deste ano, a Volvo Cars adquiriu uma participação na Luminar através do Volvo Cars Tech Fund, um fundo de investimento voltado para startups de tecnologia de alto potencial. Esse investimento, o primeiro do Tech Fund, aprofundou a colaboração existente da Volvo com a Luminar, que se concentrou no desenvolvimento e no teste de sua tecnologia de sensoriamento nos carros da Volvo. A Volvo Cars é o primeiro dos parceiros da Luminar a alavancar totalmente sua plataforma de desenvolvimento de percepção expandida.
A Volvo Cars apresentou em setembro o conceito 360c, uma visão holística de um futuro de viagens autônomo, elétrico, conectado e seguro. Ele imagina quatro usos potenciais de veículos de condução autônomos – um ambiente de descanso, escritório móvel, sala de estar e espaço de entretenimento – reinterpretando a forma como as pessoas viajam. O 360c também apresenta uma proposta para um padrão global de como os veículos autônomos podem se comunicar com segurança com todos os outros usuários da estrada.
Uma estação de realidade virtual especial que demonstra a visão da viagem autônoma da 360C e da Volvo Cars será apresentada no Salão do Automóvel de Los Angeles.
Sobre a Volvo Cars no Brasil
A fabricante sueca de carros premium é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas no mundo. Com produção global – Europa, Ásia e América do Norte – de veículos reconhecidos pelo luxo, inovação, tecnologia e segurança, vive forte momento de crescimento no mundo, assim como no Brasil.
Entre janeiro e outubro de 2018, comercializou 5.436 automóveis, um crescimento de 90,8% em relação ao mesmo período de 2017. Com uma linha completa de utilitários esportivos, é líder da categoria com o XC90 (alta de 74,3%, de 421 para 734 unidades), consolidou o XC60 como referência entre os veículos médios (cresceu 20%, com 2.302 unidades) e tem no XC40 um sucesso instantâneo com 1.863 unidades comercializadas desde abril.
A marca deve fechar 2018 com cerca de 6.500 carros vendidos, quase dobrando seu volume em relação ao ano anterior.
Assessoria de Imprensa
Rodrigo Tramontina