34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo acontece de 24/08 a 3/09,

MINISTÉRIO DA CULTURA, ITAÚ UNIBANCO, PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, SPCINE, SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROAC EDITAIS, MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, CINEMATECA BRASILEIRA, SESC SÃO PAULO, CASA DI CONTI E KINOFORUM APRESENTAM

CURTA KINOFORUM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO

34º CURTA KINOFORUM DESTACA CINEMAS INDÍGENAS BRASILEIROS E FILMES DE GODARD E ZÉ CELSO 

*** Festival Internacional de Curtas de São Paulo acontece de 24/08 a 3/09, com entrada franca

 *** evento exibe 301 filmes, representando 53 países, na Cinemateca Brasileira, CineSesc, CCSP, Espaço Itaú de Cinema e MIS  

*** retrospectivas reúnem obras de três importantes cineastas indígenas brasileiros: Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro

*** homenagem em sessão ao ar livre celebra Jean-Luc Godard e José Celso Martinez Corrêa

*** argentino Juan Pablo Zaramella ganha ampla retrospectiva de sua obra, apresenta “Luminaris”, o curta mais premiado de toda a história do cinema, e conversa com o público 

*** atriz Gilda Nomacce é a homenageada em 2023

*** filmes inéditos de Beto Brant e Thais Fujinaga têm pré-estreia mundial

***  na programação estão curtas dirigidos por Anna Muylaert, Tata Amaral, Eliane Caffé, Toni Venturi, Alain Fresnot, Roberto Moreira e Cao Hamburger  

*** entre os curtas brasileiros e filmes estrangeiros das mostras Internacional, Latino-Americana, Horizontes, Limite e Infantojuvenil, destacam-se obras premiadas e elogiadas nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Roterdã, Locarno, Tribeca

*** nos elencos dos curtas estão nomes como Zezé Motta, Elias Andreato, Jessica Ellen, Tonico Pereira,  Everaldo Pontes, Rolando Boldrim, Teca Pereira, Vera Valdez, Leona Johvs, Camila Márdila, Dandara Pagu, Grace Passô e Babu Santana

*** clássicos do cinema brasileiro de curta duração trazem assinaturas de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Andrea Tonacci, Humberto Mauro, Aloysio Raulino e Olga Futemma

*** Retrospectiva Prêmio Estímulo traz títulos paulistas estrelados por Carla Camuratti, Ney Latorraca, Rosi Campos, Sandra Annenberg, Jonas Bloch, Edson Celulari e Marco Ricca

*** Circuito Cinema na Comunidade leva títulos do evento a 40 pontos de exibição da Região Metropolitana de São Paulo  

Com a mais robusta programação dos últimos anos, o 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo – apresenta 301 filmes, representando 53 países. Com todas as atividades gratuitas, o evento acontece de 24/08 a 3/09, ocupando 44 salas de cinema e pontos de exibição na Região Metropolitana de São Paulo.

Entre suas principais atrações, o evento traz o último filme do cineasta francês Jean-Luc Godard (1930-2022), “Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’”. O curta ganha projeção especial ao ar livre acompanhado de “O Parto”, obra realizada por José Celso Martinez Corrêa (1937-2023) e Celso Luccas em Portugal em 1975.

Uma ampla programação apresenta e discute a recente cinematografia indígena brasileira, com retrospectivas dedicadas a três autores de destaque dessa cena: Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro. O festival programou também obras de outros cineastas indígenas. Há espaço para uma trilogia realizada por cineastas Yanomami que vai estar no próximo Festival de Veneza e para filmes sobre questões ligadas aos povos originários dirigidos por cineastas não indígenas. É o caso do inédito “Onde a Floresta Acaba”, que recupera as viagens com o jornalista britânico Dom Phillips, assassinado na Amazônia, em sessão que será acompanhada pela viúva de Philipps, Alessandra Sampaio.

 

É farta a presença de atrizes e atores consagradas entre os curtas exibidos no festival. Entre os nomes mais conhecidos presentes em títulos recentes e em retrospectivas da programação estão Zezé Motta, Elias Andreato, Edson Celulari, Carla Camuratti, Ney Latorraca,  Rosi Campos, José Rubens Chachá, Sandra Annenberg, Jonas Bloch e Marco Ricca e Grace Passô. 

 

Diretores com carreira reconhecida assinam trabalhos em pré-estreia mundial, como “Gado Novo”, de Beto Brant, e “Quinze Quase Dezesseis”, de Thais Fujinaga, ao lado de obras recentes de Anna Muylaert (“O Nosso Pai”) e Cristiano Burlan (“O Condutor da Cabine”).

 

Há filmes premiados e elogiados nos principais eventos cinematográficos planetários, como os festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Locarno e Roterdã. Ao mesmo tempo, a programação reúne diversos curtas-metragens que abordam questões LGBTQIA+, meio ambiente, negritude, pessoas com deficiência e ativismo político e social.

 

Responsável por “Luminaris”, o curta mais premiado de toda a história do cinema, o animador argentino Juan Pablo Zaramella ganha retrospectiva e conversa com o público. A atriz brasileira Gilda Nomacce, cuja carreira acumula participação em 47 obras,  é homenageada. Já o diretor Djalma Limongi Batista (1947-2023) tem sua inovadora produção de filmes curtos revisitada e discutida em um debate.

 

A emergente cena audiovisual do interior do estado de São Paulo volta a ser atração no Curta Kinoforum, com obras realizadas na região do Vale do Paranapanema (o inédito “Despovoado, Ou Tudo Que a Gente Podia Ser”, de Guilherme Xavier Ribeiro), nas cidades de Marília e Vera Cruz (“Habitar”, de Antonio Fargoni) e Rio Claro (“Arrimo”, de Rogério Borges).

 

Uma nova seção permanente é inaugurada este ano, a Mostra Horizontes, com obras recentes, brasileiras e estrangeiras, protagonizadas por personagens e temáticas jovens. Também com curtas da mais recente safra produzidos em diferentes países, continuam na programação as tradicionais Mostra Limite, com títulos caracterizados pela experimentação e ousadia de linguagem, e Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror, uma das prediletas dos jovens cinéfilos que frequentam o festival.

Também tem nova edição a Mostra Infantojuvenil, com programas voltados a crianças e adolescentes, além de atividades presenciais.

Três retrospectivas reúnem destaques de diferentes momentos da produção brasileira de filmes de curta duração. Obras clássicas, assinadas por Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade, entre outros, estão no programa Curta Cinemateca, que merece projeção ao ar livre na Cinemateca Brasileira. A Retrospectiva Prêmio Estímulo exibe cópias em película 35mm de obras paulistas dos anos 1980 e 1990 de cineastas como Tata Amaral, Cao Hamburger, Toni Venturi e Alain Fresnot. E o programa Favoritos da Crítica (Abraccine) apresenta os dez curtas-metragens brasileiros vencedores da última eleição promovida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Abraccine.

Encontros e projeções com temas ligados à tecnologia estão na grade de programação, envolvendo os desafios da Inteligência Artificial e a produção para o TikTok e Reels. A produção realizada em cursos audiovisuais e oficinas audiovisuais estão nos programas Cinema em Curso, CIBA/CILECT – O Cinema das Escolas Latino-Americanas e Oficinas de Realização Audiovisual: Narrativas em Movimento, além do debate “A Produção das Escolas de Audiovisual da América Latina”, parte do seminário Conexão USP-Kinoforum.

Novos curtas franceses podem ser conhecidos no programa Carta Branca à Unifrance e obras de André Novais Oliveira e Carlos Adriano com duração maior que o padrão do festival, de 25 minutos, estão em Por Uns Minutos a Mais.

O 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo promove ainda uma série de atividades paralelas, como encontros, debates e oficinas, a serem anunciadas. 

As exibições e atividades paralelas acontecem no Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta e Museu da Imagem e do Som. O circuito Cinema na Comunidade leva títulos do evento a 40 locais da Região Metropolitana de São Paulo, como centros culturais, casas de cultura, ocupações e a Terra Indígena Jaraguá. Recortes da programação podem ser acessadas em todo o país através das plataformas parceiras Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital e Spcine Play.

Para a diretora do evento, a produtora Zita Carvalhosa, na atualidade, convivemos com “várias visões de mundo, nem sempre em harmonia. E tantas vozes ainda precisam se fazer ouvidas, o que nos exige disposição para a troca e abertura para o novo. Esse é o território em que vivemos no Curta Kinoforum.”

O 34° Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é uma iniciativa da Associação Cultural Kinoforum e tem direção da produtora Zita Carvalhosa. O patrocínio é do Itaú Unibanco, ProAC Editais, Spcine e Casa di Conti. A realização é da Associação Cultural Kinoforum, Sesc São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Cinemateca Brasileira, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.

conheça ao final detalhes da programação.

FOTOS FILMES 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1WG45G4emu6lxlrezAdN2aF64EeThZr6h 

FOTOS DA ATRIZ GILDA NOMACCE

https://drive.google.com/drive/folders/1QMDl9wSGtZj4PfiH3hd-_9gSbcCC359d 

TRAILERS DOS FILMES

https://drive.google.com/drive/folders/1bGNPKR01sCuXfNtzz5VKh9vAve34cpZa 

Serviço

34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo

https://kinoforum.org/

de 24 de agosto a 3 de setembro de 2023

entrada franca

 

patrocínio 

Itaú Unibanco

ProAC Editais

Prefeitura Municipal de São Paulo / Spcine

Casa di Conti

 

realização 

Associação Cultural Kinoforum

Sesc São Paulo

Museu da Imagem e do Som

Cinemateca Brasileira

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo 

Ministério da Cultura

 

locais

Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso 207, Vila Clementino – São Paulo  

CineSesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira César – São Paulo

Circuito Spcine Lima Barreto / Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo

Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Anexo, Sala 4) – Rua Augusta 1470, Consolação – São Paulo

Museu da Imagem e do Som – Av. Europa 158, Jardim Europa – São Paulo 

 

plataformas

Itaú Cultural Play – https://www.itauculturalplay.com.br/

Porta Curtas – https://www.portacurtas.com.br/

Sesc Digital – https://www.spcineplay.com.br/

Spcine Play – https://sesc.digital/

 

Circuito Cinema na Comunidade

Aldeia Tekoa Itakupe – Av. Chica Luiza s/n°, Terra Indígena Jaraguá – São Paulo

Casa de Cultura Chico Science – Av. Presidente Tancredo Neves 1265, Vila Moinho Velho – São Paulo

Casa de Cultura da Brasilândia – Praça Benedita Cavalheiro s/nº, Brasilândia – São Paulo 

Casa de Cultura da Freguesia do Ó – Largo da Matriz 215, Freguesia do Ó – São Paulo

Casa de Cultura de Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto 131, Santo Amaro – São Paulo

Casa de Cultura do Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo 100, Jardim Bom Refugio – São Paulo

Casa de Cultura do Itaim – Rua Monte Camberela 490, Vila Silva Teles – São Paulo

Casa de Cultura do Tremembé – Rua Maria Amália Lopes de Azevedo 190, Tremembé – São Paulo

Casa de Cultura Hip Hop Leste – Rua Sara Kubitscheck 165-A, Cidade Tiradentes – São Paulo

Casa de Cultura M’Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva s/nº, Piraporinha – São Paulo

Casarão da Vila Guilherme – Praça Oscar da Silva 110, Vila Guilherme – São Paulo 24/ago 19h

Centro Cultural da Juventude – Av. Deputado Emílio Carlos 3641, Vila Nova Cahoeirinha – São Paulo

Centro Cultural de Guaianazes – Rua Castelo de Leça s/nº, Jardim Soares – São Paulo

Centro Cultural do Grajaú – Rua Prof. Oscar Barreto Filho 252, Parque America – São Paulo

Centro Cultural Santo Amaro – Av. João Dias 822, Santo Amaro – São Paulo

Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim 60, Bela Vista – São Paulo

Centro de Culturas Negras – Rua Arsênio Tavolieri 45, Vila Parque Jabaquara – São Paulo

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes – São Paulo

Centro de Memória do Circo – Av. São João 473, Centro – São Paulo

Cine Câmera Quebrada – Rua Prof. Oscar Barreto Filho 252, Parque América – São Paulo

Cine Campinho – Rua Alécio Prates s/n°, Guaianazes – São Paulo

Cine IbiraLab – Rua Salgueiro do Campo 504 / 1, Jardim Ibirapuera

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram

Publicidade

  • Paixão Câmeras

Últimas

Jão emociona público em tributo a Cazuza no Rio de Janeiro, na noite dessa quinta-feira

Jão emociona público em tributo a Cazuza no Rio de Janeiro, na noite dessa quinta-feira Em um evento promovido pela Coca-Cola para o lançamento oficial...

Disney Studios | Tron: Ares – Primeira imagem

DISNEY APRESENTA A PRIMEIRA IMAGEM DE TRON: ARES Jared Leto lidera um elenco estrelado que inclui Greta Lee, Evan Peters, Hasan Minhaj, Jodie Turner-Smith, Arturo Castro,...

Mostra Melhores Filmes do Ano aterrissa no Estação Net Rio (Botafogo) e no Ponto Cine (Guadalupe)

Mostra "Os Melhores Filmes do Ano" da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ): Uma celebração cinematográfica anual  21ª edição - 7...

Première do filme-espetáculo De Piaf a Elis leva grandes nomes da cultura brasileira ao Estação Net Rio

Première do filme-espetáculo De Piaf a Elis leva grandes nomes da cultura brasileira ao Estação Net RioPremière do filme-espetáculo De Piaf a Elis, de Elissandro...

Junior Vieira, interpreta Didi no aguardado longa com co-produção Brasil- Portugal, “O Último Animal”

Junior Vieira, interpreta Didi no aguardado longa com co-produção Brasil- Portugal, "O Último Animal"O ator, diretor e roteirista, Junior Vieira, está em promoção de...