A programação do cinema de rua mais amado de São Paulo de 21 a 25 de janeiro

0
153

A programação do cinema de rua mais amado de São Paulo de 21 a 25 de janeiro

 

Nesta semana, de 21 a 25 de janeiro, teremos um pré-estreia, duas estreias e uma incrível mostra especial no Petra Belas Artes! Ah, além dessas novidades na programação, desde terça (19/01), o Belas está com uma lojinha de itens raros, como cartazes originais e fotos promocionais de filmes, verdadeiros tesouros para colecionadores e cinéfilos.

A pré-estreia terá o emocionante longa alemão “Minha Irmã”, enquanto as estreias trazem a incrível live-action “Pinóquio”, estrelada por Roberto Benigni, e “Fale com as Abelhas”, filme de época com Anna Paquin no elenco principal. A mostra especial celebra o aniversário de 60 da atriz alemã Nastassja Kinski, com exibição de quatro dos seus principais filmes: “Movimento em Falso”, “Paris, Texas” e “Tão Longe, Tão Perto”, três cults dirigidos por Wim Wenders, mais o belíssimo “O Fundo do Coração”, de Francis Ford Coppola.

Dirigido a quatro mão por Stéphanie Chuat e Véronique Reymond, “Minha Irmã” tem a grande atriz Nina Hoss, premiada pelos filmes “Barbara” e “Fênix”, ambos de Christian Petzold, no papel da brilhante dramaturga alemã Lisa, que deixou de escrever e agora mora na Suíça, com sua família. Enquanto isso, Sven, o irmão gêmeo dela, um famoso ator de teatro, vive em Berlim. Os dois sempre tiveram uma forte ligação que agora ficou ainda mais estreita, apesar da distância geográfica. Sven descobre que está com uma doença devastadora e Lisa se recusa a aceitar seu destino, movendo céus e terras para colocá-lo de volta no palco. Ela dá tudo por sua alma gêmea, negligenciando tudo o mais, até mesmo arriscando seu casamento. Sua relação com o marido começa a se desintegrar, mas Lisa só tem olhos para o irmão, seu espelho, que a conecta com suas aspirações mais profundas e reacende seu desejo de criar e de se sentir viva. Assim como a arrasadora Nina Hoss, Lars Eidinger, no papel de Sven, garante momentos de fortíssimas emoções.

Com direção de Matteo Garrone, conhecido pelo polêmico “Gomorra” (2008), a live-action “Pinóquio” é a nova versão para o cinema da clássica história de Geppetto, um pobre e solitário carpinteiro italiano que constrói um boneco de madeira, mas ele ganha vida própria e começa a andar e a falar. Batizado de Pinóquio, o boneco é rebelde, mal comportado e mentiroso. Um dia, ele encontra uma fada que promete transformá-lo em uma criança de verdade. Mas, para isso, ele precisa se comportar bem. No papel de Geppetto está o vencedor do Oscar Roberto Benigni, que já havia dirigido uma versão desta mesma história, em filme lançado em 2002, no qual ele próprio interpretou o famoso boneco.

Protagonizado pela vencedora do Oscar Anna Paquin e por Holliday Grainger, “Fale com as Abelhas” é baseado no romance de Fiona Shaw, com direção de Annabel Jankel, e se passa na Inglaterra, nos anos 50. A história é sobre Lydia, uma jovem mãe abandonada pelo marido após ele retornar da guerra. Com dificuldades para criar o filho sozinha, ela trabalha numa fábrica, mas não ganha o suficiente para pagar as despesas essenciais e, num único dia, perde o emprego e é despejada da casa. Enquanto isso, Charlie, o pequeno filho de Lydia se aproxima da Dra. Jean, uma médica que é também apicultora. Através da inesperada amizade entre o menino e a médica, as duas mulheres também se aproximam e acabam vivendo um relacionamento lésbico, numa época em que o preconceito, mesmo em relação às mães solteiras, ainda era demasiadamente cruel e aterrador.

E a partir desta terça-feira (19/01), o Petra Belas Artes está com uma sensacional novidade! É uma lojinha com itens especiais de cinema, alguns deles fizeram parte da história do cinema mais icônico de São Paulo em atividade. Entre os itens que estarão disponíveis no site da instituição estão posters, fotos e materiais promocionais de divulgação de filmes importantes, clássicos e pop como “Blade Runner”, “A Balada de Narayama”, “Mefisto”, “Titanic” e “Monty Python no Show de Hollywood”. “A lojinha é uma forma do público alegrar e renovar seu 2021, levando para casa um item de cinema especial e ao mesmo tempo, ajudar o Belas a continuar suas atividades”, conta André Sturm, diretor do Cine Petra Belas Artes.

Seguem em cartaz:

-“Tel Aviv em Chamas”, comédia israelense de Sameh Zoabi, vencedora de dois prêmios no Festival de Veneza.

-“Um Crime Em Comum“, segundo longa do diretor e roteirista argentino Francisco Márquez, selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Berlim.

 

Programação Petra Belas Artes
Semana: 21 a 25 de janeiro de 2021

ATENÇÃO: Os quatro filmes da mostra “Nastassja Kinski – 60 Anos” terão ingressos com valores especiais: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada), todos os dias.
Terça e quarta (26 e 27/01) não haverá programação.

 

Pré-estreia:

PRÉ-ESTREIA: Minha Irmã
Horário: 20h30
Sala 3 – Rubens Ewald Filho

Estreias:

ESTREIA: Fale Com as Abelhas
Horário: 15h20 e 20h30
Sala 1 – Villa-Lobos

ESTREIA: Pinóquio
Horário: 15h e 18h20
Sala 2 – Leon Cakoff

Em cartaz:

EM CARTAZ: Tel Aviv em Chamas
Horário: 18h10
Sala 1 – Villa-Lobos

EM CARTAZ: Um Crime Comum
Horário: 16h00 e 18h30
Sala 3 – Rubens Ewald Filho

Especial:

MOSTRA “NASTASSJA KINSKI – 60 ANOS”: quinta (21/01), “Paris, Texas”, às 15h30; “Tão Longe, Tão Perto”, às 19h00 / sexta (22/01), “Movimento em Falso”, às 15h30; “O Fundo do Coração”, às 18h10 / sábado (23/01), “Tão Longe, Tão Perto”, às 15h30; “Paris, Texas”, às 19h00 / domingo (24/01), “O Fundo do Coração”, às 15h30; “Movimento em Falso”, às 18h20 / segunda (25/01), “Movimento em Falso”, às 15h30; “Paris, Texas”, às 18h20.
Sala 4 – Aleijadinho

Sinopses – “Nastassja Kinski – 60 Anos”:

MOVIMENTO EM FALSO
(Falsche Bewegung)
Alemanha, 1975, cor, 103 min., drama, idioma: alemão (legendado), 14 anos.
Direção: Wim Wenders
Elenco: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla e Hans Christian Blech.

O escritor Wilhelm Meister sai em jornada com quatro companheiros: a pragmática Therese, a bissexual Mignon com o namorado, e Landau, o poeta falido. Eles aceitam a hospitalidade de um industrial, que sem saberem, é um ex-nazista bastante perturbado.

PARIS, TEXAS
(Paris, Texas)
Alemanha/França/Reino Unido, 1984, cor, 145 min., drama, idiomas: inglês e espanhol (legendado), 14 anos.
Direção: Wim Wenders
Elenco: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski e Dean Stockwell.

Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Hunter, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai. O homem é Travis Henderson, que logo tem que enfrentar também sua esposa, Jane, e tentar acertar sua vida de novo.

TÃO LONGE, TÃO PERTO
(In weiter Ferne, so nah!)
Alemanha, 1993, 144 min., cor e p/p, drama, idiomas: alemão, francês, inglês, italiano e russo (legendado), 14 anos.
Direção: Wim Wenders
Elenco: Otto Sander, Nastassja Kinski, Bruno Ganz e Willem Dafoe.

Cassiel é um anjo que acompanha a vida dos habitantes de Berlim. Após salvar a vida de uma jovem, ele vira humano e é perseguido por um supervisor de anjos que deseja puni-lo. Então, Cassiel pede ajuda a um amigo que se tornou humano.

O FUNDO DO CORAÇÃO
(One from the Heart)
EUA, 1981, cor, 107 min., romance, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Nastassja Kinski, Raul Julia, Teri Garr e Frederic Forrest.

No dia quatro de julho, Hank e Frannie, um casal trabalhador que vive nos arredores de Las Vegas, completam cinco anos juntos. Eles planejam comemorar, só que ao invés disso, brigam e terminam tudo. Mesmo com o recente fim do relacionamento, os dois resolvem sair à procura de novos parceiros: Frannie conhece um cantor e garçom e Hank se envolve com uma bela artista de circo. Só que eles ainda se amam, mas não dão o braço a torcer.

Sinopse – Pré-estreia:

MINHA IRMÃ
(Schwesterlein)
Suíça/Alemanha, 2019, cor, 99 min., drama, idioma: alemão (legendado)
Direção: Stéphanie Chuat e Véronique Reymond
Elenco: Nina Hoss, Lars Eidinger e Marthe Keller.

Lisa desistiu de suas ambições como dramaturga em Berlim e se mudou para a Suíça com os filhos e o marido, que dirige uma escola internacional lá. Quando seu irmão gêmeo Sven, um ator que é estrela do teatro em Berlim, adoece com leucemia, Lisa retorna à capital alemã.

Sinopses – Estreias:

FALE COM AS ABELHAS
(Tell it to the bees)
Inglaterra/Suécia, 2018, cor, 108 min., drama, idioma: inglês (legendado), 16 anos.
Direção: Annabel Jankel
Elenco: Anna Paquin, Billy Boyd e Gregor Selkirk.

Depois da morte do pai, a médica Jean Markham volta à sua cidade natal para assumir as funções dele. Quando ela conhece Charlie e sua mãe Lydia sua vida toma um rumo inesperado que coloca a sua carreira e reputação em risco. Uma sensível história de amor e luta contra o preconceito que movimentará uma pequena cidade escocesa na década de 1950.

PINÓQUIO
(Pinocchio)
Itália, 2021, cor, 137 min., idioma: italiano (legendado), 10 anos.
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Roberto Benigni, Federico Ielapi e Gigi Proietti.

A verdade sombria por trás do clássico que marcou gerações. Gepeto é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio, o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.

Sinopses – Em cartaz:

UM CRIME EM COMUM
Argentina/Brasil/Suíça, 2021, cor, 96 min., idioma: espanhol (legendado), 14 anos.
Direção: Francisco Márquez
Elenco: Elisa Carricajo, Mecha Martínez, Eliot Otazo, Cecilia Rainero e Juan Coien Pardo.

A professora Cecília, 37 anos, acorda de madrugada ao som de batidas na porta de sua casa. Alguém está tentando entrar à força. Ela vê que é Kevin (15), filho da faxineira que trabalha em sua casa. Ele está sangrando. Assustada, ela não abre a porta. No dia seguinte, ela descobre que o garoto foi assassinado pela polícia.

TEL AVIV EM CHAMAS
(Tel Aviv on Fire)
Israel, 2019, cor, 100 min., comédia, idiomas: árabe e hebraico (legendado), 12 anos.
Direção: Sameh Zoabi
Elenco: Kais Nashif, Lubna Azabal e Yaniv Biton.

O palestino Salam trabalha como assistente de produção de uma popular novela árabe, “Tel Aviv em Chamas”. Todos os dias, após o trabalho, ele tem que passar pelo posto de controle na fronteira entre Israel e Palestina. Nesse trajeto, ele conhece o General israelense Assi, cuja esposa é muito fã da novela. Para impressioná-la, Assi acaba chantageando Salam para alterar o roteiro do programa, o que acaba garantindo ao jovem palestino uma inesperada promoção como roteirista. A carreira de Salam como escritor acaba decolando, mas seu maior desafio será elaborar o final da trama.

 

Protocolo de segurança Covid-19 e serviço:

-Cinema aberto ao público por até 8 horas diárias, das 15h às 22h.
-Assentos intercalados determinados diretamente pelo sistema de compra dos ingressos.
-Distanciamento determinado nas áreas comuns.
-Consumo de produtos da bomboniere somente em sua poltrona.
-Equipe preparada com todos os equipamentos de proteção necessários.
-Higienização constante dos espaços; Intervalo de 30 minutos de uma sessão para outra, filmes não começam no mesmo horário (sessões serão intercaladas).
-Apenas 4 salas estarão abertas e com capacidade reduzida.
-A conferência de ingressos será visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente.
-Álcool em gel disponível em todas as áreas do cinema.

Serviço:

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – Tel: 11 2894 5781
Site: www.cinebelasartes.com.br
Ingressos: Quinta a domingo e feriados – R$ 30 e R$ 15 / Segunda – R$ 20 e R$10
Entrada gratuita para profissionais de saúde, durante todo o mês de janeiro, mediante a comprovante.
Venda dos ingressos: na bilheteria (cartões de débito e crédito: todos; não aceita cheque) ou pelo site http://www.cinebelasartes.com.br/ingresso-online/

Mais Informações:

Sinny Assessoria e Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here