Alimentação balanceada é determinante para uma boa gestação

Alimentação balanceada é determinante para uma boa gestaçãoAlimentação balanceada é determinante para uma boa gestação

Acompanhamento nutrológico auxilia na formação e desenvolvimento do bebê

 

O relacionamento entre mãe e filho começa bem antes do parto. É ao longo dos nove meses que nascem os primeiros laços de amor e carinho. A gestação, tão importante quanto esses sentimentos, é também um momento crucial para a boa formação do bebê que, através do cordão umbilical, recebe os nutrientes provenientes do sangue da mãe.

A Dra. Eline Soriano, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), ressalta a importância do acompanhamento nutrológico nessa fase. “Manter um estado nutricional adequado e um ambiente intrauterino saudável são fatores que contribuem para o bom desenvolvimento fetal”. Para isso, explica, recomenda-se uma alimentação à base de proteína, ômega 3, cálcio, fibras e ferro. “A dieta deve conter macronutrientes, como os carboidratos, lipídios e proteínas, e micronutrientes, como vitaminas e minerais”.

“Uma alimentação saudável contribui para a prevenção de diversas doenças”, ressalta a especialista. “Durante a gestação, existe uma programação metabólica que ocorre no feto. Um meio intrauterino inadequado desencadeia patologias como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemias e doenças cardiovasculares”, pondera.

A médica nutróloga também alerta para o consumo excessivo de calorias e o ganho de peso na gestação. “Não se deve seguir o ditado popular que diz que a gestante deve comer por dois. Estudos mostram que, no 1º trimestre da gravidez, o valor calórico deve ser igual ao indicado para a população adulta não gestante; no 2º trimestre, deve-se aumentar em torno de 300 a 340 calorias por dia, e, no 3º trimestre, em 150 calorias diárias”.

A Dra. Eline sugere um cardápio rico em alimentos nutritivos e que traz benefícios para a saúde de mães e bebês, e ressalta o que não deve ser consumido na gestação.

O que comer?

– Café da manhã: 1 fruta + 200 ml de café com leite desnatado ou suco sem coar ou chá + 2 fatias de pão de forma integral ou 1 pão francês integral ou 1 rodela média de inhame ou batata doce ou tapioca com queijo branco + 1 fatia de queijo branco (ricota, cottage) ou ovo ou 1 castanha-do-pará + 4 amêndoas + 2 damascos + ½ noz.

– Lanche da manhã: 1 fruta ou 4 bolachas integrais ou 200 ml de iogurte natural ou coalhada desnatados ou 1 taça de salada de fruta ou 1 copo de leite ou 1 fatia de queijo branco.

– Almoço: Legumes cozidos (sem batata) + 4 colheres de sopa de arroz integral ou 1 prato raso de macarrão integral + 4 colheres de sopa de feijão ou grão de bico ou lentilha. Para as carnes, as vermelhas duas vezes por semana, frango e peixe, cinco vezes. A porção deve ser do tamanho da palma da mão. Suco de frutas podem ser ingeridos após 30 minutos da refeição.

– Lanche da tarde: escolher uma das opções do lanche da manhã.

– Jantar: as mesmas indicações do almoço ou café da manhã. Outra sugestão é sopa de legumes com frango, 2 torradas integrais ou crepioca recheada de verdura com atum ou queijo branco ou peito de peru.

– Ceia: escolher umas das opções do lanche da manhã.

O que evitar?

– Alimentos crus, pelo risco de infecções, dentre elas a salmonelose.

– Embutidos, enlatados em geral, como mortadela, salsicha, feijões enlatados.

– Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados e margarinas.

Sobre a ABRAN

Fundada em 1973, a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – é uma entidade médica científica que dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, que são decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano. Reúne mais de 1.700 médicos nutrólogos titulados especialistas em nutrologia pelo Brasil e mais de quatro mil médicos associados, que atuam no desenvolvimento e na atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br, curta a ABRAN no Facebook facebook.com/nutrologos e no Instagram @nutrologia.

Mais informações para a imprensa
GRUPO CDI

Destaques

Ella e John – Venda exclusiva Velox Tickets para Espaço Itaú de Cinema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram

Publicidade

  • Paixão Câmeras

Últimas

Bud Tour: Budweiser leva fãs para viverem experiências de artista nos maiores eventos de música do mundo

Bud Tour: Budweiser leva fãs para viverem experiências de artista nos maiores eventos de música do mundoOs vencedores da ação ganham viagens com tudo...

Gian & Giovani lançam a música “Mensagem Errada”

Gian & Giovani lançam a música “Mensagem Errada” - Faixa inédita estreia nas rádios de todo o país no dia 20/02 –  Uma mensagem errada, que...

Jennifer Lopez lança o aguardado álbum “This Is Me…Now”, uma jornada de amor e autoaceitação

Jennifer Lopez lança o aguardado álbum "This Is Me…Now", uma jornada de amor e autoaceitação Em retorno triunfal à música, JLo apresenta seu nono álbum,...

Mia Mamede perpetua seu legado de defesa do meio ambiente no Carnaval 2024

Mia Mamede perpetua seu legado de defesa do meio ambiente no Carnaval 2024Miss Brasil é destaque na Vila Isabel por gerar créditos de carbono...

Com presença de Deborah Secco, José Loreto, Agatha Moreira e Rodrigo Simas, Camarote Nº1 agita Sapucaí em segunda noite de desfiles

Com presença de Deborah Secco, José Loreto, Agatha Moreira e Rodrigo Simas, Camarote Nº1 agita Sapucaí em segunda noite de desfilesO Nº1 homenageou Alcione durante...