AppsFlyer: US$64 bilhões serão gastos com publicidade de apps até 2020
Jogos e aplicativos de compras são os principais responsáveis pelo acelerado crescimento da economia no universo de receitas mobile
São Paulo, 10 de janeiro de 2019 – A AppsFlyer, empresa líder em atribuição mobile e análise de dados para aplicativos apresenta as previsões globais para o crescimento do mercado de publicidade em aplicativos. Essas previsões foram definidas com base em dados da própria AppsFlyer, que incluíram 35 bilhões de instalações, US$10 bilhões em gastos com anúncios e 70 mil aplicativos na amostra. Também usamos outros parâmetros, como dados de compartilhamento de mercado de atribuição para dispositivos móveis de terceiros, previsão de CPI por região, número de aplicativos nas lojas de aplicativos e o número de instalações. No total, o estudo usou cinco modelos estatísticos diferentes.
Após análise, a AppsFlyer prevê que os gastos com publicidade para instalação de aplicativos devem subir 65% de 2018 a 2020, alcançando US$64,1 bilhão.
Ano após ano, essa quantia irá subir em média 34% e gradualmente decrescer ao longo do tempo, porém se manterá robusta neste período. Custo de mídia mais alto, juntamente com mais campanhas pagas, mais apps, aumento de uso do mobile, e mais usuários, resultaram em um constante crescimento de investimento em publicidade e irá continuar assim.
Em um dos mercados de aplicativos mais predominantes, a América do Norte, o crescimento de gasto para instalação também será agressivo, dobrando em 2020, atingindo US$12,9 bilhões. Podemos esperar comportamento similar no resto do globo, com um crescimento significativo ano após ano, de 21% nesta região.
Há várias tendências emergentes que levam ao boom de investimento com anúncios para dispositivos móveis e instalações. Destacamos alguns dos mais proeminentes em 2019:
· Jogos: A economia de aplicativos está crescendo rapidamente, principalmente devido a, primeiro, jogos e, em segundo lugar, aplicativos de compras, que compõem aproximadamente 44% de todas as instalações não orgânicas combinadas. Especialmente para jogos, que representam cerca de 40% do total de instalação de aplicativos, há um crescimento particularmente espantoso. Entre 2016 e 2018, a parcela de instalações de jogos não orgânicos cresceu 26%, saltando de 27% para 34%.
· Como um exemplo, dê uma olhada no fenômeno Fortnite, que está dominando completamente os rankings de lojas de aplicativos, downloads e receita. É quase um fenômeno cultural.
· Dispositivos poderosos: Do lado do hardware, estão sendo lançados dispositivos mais novos que permanecem poderosos e oferecem suporte a experiências de jogos mais sofisticadas e imersivas, bem como muito mais acessíveis. Esses dispositivos também oferecem, em média, maior espaço de armazenamento, o que, especialmente nos países em desenvolvimento, significa que não haverá mais um limite sobre o número de aplicativos que se pode ter em um determinado celular.
· Apps de comércio: a categoria de apps de compras é significativa para a função que desempenha ao conectar usuários entre os canais off-line (loja) e on-line (Web, celular e aplicativos), especialmente considerando o uso crescente de aplicativos móveis fazendo compras. (A Forrester previu que 34% de todas as vendas no varejo nos Estados Unidos, mais de US $ 1 trilhão, seriam afetadas por dispositivos móveis e as estimativas de participação saltarão para 42% até 2022.)
· Aplicativos de streaming de vídeo e música: essa forma de consumo de conteúdo está crescendo rapidamente, incluindo gigantes como Netflix, HBO, Hulu e Spotify, entre outros. Isso se deve provavelmente a dispositivos mais fortes, pacotes de dados acessíveis e ao surgimento de infra estruturas celulares mais fortes, como 4G e 5G, capazes de suportá-lo com maior flexibilidade e largura de banda.
Essas tendências já são evidentes e esperamos que continuem avançando.
Notas Finais
Não é surpresa – o ecossistema móvel se tornará ainda mais competitivo do que já é. É por isso que os profissionais de marketing devem se tornar muito mais dependentes de dados para obter a vantagem competitiva de que precisam. À medida que os profissionais de marketing aproveitam os benefícios de estratégias de marketing ponderadas e de aumento de receita, os fraudadores também continuarão competindo por um pedaço do bolo. A proteção contínua é, portanto, uma prioridade máxima.
Os aplicativos que são duplicados como editores de anúncios, além de sua própria funcionalidade, terão ampla oportunidade de aproveitar os crescentes gastos com anúncios para gerar mais receita com o espaço de anúncio de seus aplicativos.
Para acessar o estudo: http://www.appsflyer.com/br/
AppsFlyer: US$64 bilhões serão gastos com publicidade de apps até 2020