20.3 C
Nova Iorque
sábado, outubro 16, 2021

Buy now

Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Série Mozart On-Line no Dia da Música Colonial Brasileira

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Instituto Cultura Vale e Petrobras

                                                                          apresentam

Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Série Mozart On-Line que faz uma homenagem a José Maurício Nunes Garcia no Dia da Música Colonial Brasileira

 
O Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comandado pelo maestro titular, Jésus Figueiredo, faz uma justa homenagem a José Maurício Nunes Garcia no dia do aniversário do compositor, 22 de setembro, quando se comemora o Dia da Música Colonial Brasileira, no Estado do Rio de Janeiro.

O segundo vídeo da Série Mozart On-Line traz os cinco motetos finais da antífona Miserere mei, Deus – k. 85 do compositor austríaco. Esta é uma das raras obras corais escrita por ele neste formato, utilizando apenas três vozes e baixo contínuo. Em seguida, o Coro do TMRJ presta uma homenagem especial ao compositor José Maurício Nunes Garcia, com a interpretação do moteto Domine Jesu – CPM 208.

Nunes Garcia (1767-1830) é considerado o principal compositor de sua época, não somente pelo extenso catálogo de obras produzidas, mas sobretudo pelo nível artístico de suas composições, influenciado tanto pela cultura musical popular vigente no Brasil de sua época como por importantes compositores europeus, entre eles Joseph Haydn e o próprio W.A. Mozart.

A apresentação da Série Mozart On-Line, que começou no dia 15, será transmitida no Canal do YouTube https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro e Facebook do TMRJ https://www.facebook.com/theatro.municipal.3 na quarta-feira (22), e encerra no dia 29 de setembro.

                                                                                             

  José Maurício Nunes Garcia

Sobre José Maurício Nunes Garcia

Nascido há exatos 254 anos, José Maurício Nunes Garcia foi compositor, mulato, filho de pretos forros, cravista, organista e padre. Desde a infância, a música fez parte de sua vida: aos 12 anos se tornou professor; aos 16 compôs sua primeira obra Antífona Tota Pulcra Es Maria; aos 17 participou, na fundação, de uma confraria da irmandade de Santa Cecília. Aos 25 anos, entrou para o sacerdócio, e em 02 de julho de 1798, assumiu o posto de Mestre de Capela da Catedral e Sé do Rio de Janeiro.

Com a chegada da Família Real em 1808, José Maurício alcança o cargo máximo que poderia ter um músico naquele período. Ao conquistar a confiança do Príncipe Regente D. João VI, o padre/compositor passa a ser o Mestre da Capela Real. E entre os anos de 1808 e 1811, tem seu período de maior produtividade musical, quando compôs cerca de 70 obras para atender a demanda de seu cargo. E além de compor, outras atividades e atribuições que ele tinha, aumentaram muito com a chegada da corte. Atuava como organista, arquivista, regente, administrador de pagamento de músicos, entre outras funções, o que levou a uma fragilização de sua saúde. E com a chegada ao Rio de Janeiro de muitos músicos de destaque vindos de Lisboa e de diversos países da Europa, rapidamente, José Maurício foi perdendo espaço e diminuindo consideravelmente sua atividade. Entretanto, manteve oficialmente seu título e trabalho como Mestre da Capela Real, e posteriormente Imperial, até o fim de sua vida.

Jésus Figueiredo – Maestro titular do Coro do TMRJ  – Foto Meg Lopes

Sobre o maestro Jésus Figueiredo

Jésus Figueiredo é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), onde está trabalhando ininterruptamente desde 1999, e atua também junto à Orquestra Sinfônica do TMRJ na preparação de Óperas, dirigindo concertos e na regência de Balés. É também Regente Titular dos Coros e Diretor Musical da Associação Canto Coral (RJ), instituição fundada em 1941 pela maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, e a qual teve como incentivador e patrono, o maestro Heitor Villa-Lobos. É bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela UFRJ, onde em diferentes períodos foi Professor de Regência, Prática Orquestral, Canto Coral e Regência de Banda Sinfônica. Ministrou aulas de Análise Musical, Harmonia, Canto Coral e Regência no curso de música na Universidade de Barra Mansa, e atualmente faz parte do quadro de professores da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música.

Programa:

Dia 22 de setembro

Homenagem pelo aniversário de José Maurício Nunes

Vídeo Coro On-Line 2     

Miserere mei, Deus k. 85 – Motetos de Mozart 

• Ecce enim in veritatem   

• Auditui meo dabis gaudium      

• Cor mundum crea in me

• Redde mihi laetitiam salutaris tui         

• Libera me de sanguinibus        

Moteto de José Maurício Nunes Garcia

• Domine Jesu, CPM 208

Dia 29 de setembro

Vídeo Coro On-Line 3     

Moteto de Mozart    

• Ave Verum Corpus, k. 618        

Moteto de José Maurício Nunes Garcia

• Popule Meus, CPM 222

Serviço:

Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Série Mozart On-Line 2

Datas: 22 e 29 de setembro (quartas-feiras)

Horário: 19h 

Diretor Artístico: Ira Levin                                                                         

Direção Musical: Maestro titular do Coro do Theatro Municipal Jésus Figueiredo

Direção de imagem e tradução: Menelick de Carvalho

Edição de Áudio: Miguel Torres

Edição de Vídeo: Fred Vreuls

Site   

 http://theatromunicipal.rj.gov.br/

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles