Deportation Nation novo clipe é produzido pela produtora brasileira Zapata Filmes

0
1385

Deportation Nation novo clipe é produzido pela produtora brasileira Zapata Filmes

Com grande repercussão internacional, novo videoclipe “Deportation Nation” de Big Mountain é produzido pela produtora brasileira Zapata Filmes

Deportation Nation novo clipe é produzido pela produtora brasileira Zapata Filmes

O lançamento da música marca o retorno da banda aos palcos e é uma crítica social à política de imigração dos EUA

A banda de reggae dos irmãos McWhinney, internacionalmente conhecida por seu remake da canção “Baby, I Love Your Way”, de Peter Frampton, lançou recentemente a nova música “Deportation Nation”, em apoio aos imigrantes ilegais nos EUA. A produção audiovisual tem gerado grande repercussão nos principais veículos de comunicação internacionais, com destaque na CNN, ABC, Univisión, Telemundo, EFE e outras emissoras. A produção foi de responsabilidade da produtora brasileira Zapata Filmes sob a direção do cineasta colombiano Juan Zapata.

O novo clipe foi gravado na fronteira entre México e Estados Unidos, onde há um muro construído em 1994 como parte da política migratória do então presidente Bill Clinton para conter o fluxo migratório de mexicanos para o país norte-americano.

A banda é original da cidade de San Diego, no estado da Califórnia, mas os vocalistas da Big Mountain, os irmãos Quino e James McWhinney, são americanos descendentes de mexicanos. Seus avós maternos emigraram para os Estados Unidos como agricultores em Chihuahua, no México, no início do século XX. Crescer em San Diego expôs os irmãos McWhinney a terrível dor que as famílias sofrem quando são destroçadas pela deportação. Dessa forma, a inédita música “Deportation Nation”, gravada pelos irmãos McWhinney é uma forma de denunciar os Estados Unidos como uma nação da deportação de imigrantes, principalmente após a política de migração tolerância zero anunciada pelo presidente Donald Trump.

“Eu tenho muitos anos especializando-me em fronteiras, vários dos meus projetos abordaram esta questão. Sou um crítico desta invenção humana de delimitar territórios, sonhos, famílias e tudo o que deveria fazer parte dos direitos humanos, incluindo o direito de migrar. Fazer o vídeo desta música é uma honra, por sua mensagem, pela qualidade humana dos músicos e pelo que essa banda representa musicalmente”, disse o cineasta Juan Zapata. O diretor também contou que um documentário sobre a questão da migração e o retorno da banda à ativa está sendo finalizado e será lançado nas próximas semanas pela Zapata Filmes.

Quino McWhinney também explicou as razões pelas quais ele decidiu escrever a música: “Queremos mostrar aos nossos irmãos imigrantes que a banda simpatiza com essa situação difícil. Acho que todo mundo tem o direito de viajar por todo o mundo para realizar seus sonhos, especialmente quando se trata de melhorar as suas vidas e as de seus filhos e famílias”.

“O sistema político é opressivo e está estagnado, por isso a Big Mountain quer se dedicar a lutar contra isso”, observou James McWhinney.

Após 10 anos de separação, o lançamento da nova música marca o retorno da banda à ativa. Sempre comprometida com a causa, já em 1994, na Unity, do mesmo álbum que incluía “Baby I Love Your Way’, a Big Mountain apresentou o single “Border Town” para expressar as suas opiniões sobre as injustiças do sistema.

MUSIC VIDEO “DEPORTATION NATION” com legendas em português

Informações técnicas:
“Nação de Deportação”
Big Mountain apresentando o Dr. John D. Marquez
Dirigido por Juan Zapata

CRÉDITOS

Produtores musicais e compositores: Brett Fovargue e Joaquin McWhinney
Mixagem e masterização: Brett Fovargue
Vocais: James McWhinney e Joaquin McWhinney
Participação especial: Dr. John D. Marquez
Programação Musical e Performance: Brett Fovargue
Trompete: Kevin Batchelor
Saxofone: Jerry Johnson
Guitarra: Jason Murphey

VIDEO CLIPE
Produtora: Zapata Filmes
Produção executiva: Douglas Limbach e Juan Zapata
Diretor de fotografia e câmera: Pablo Chasseraux e Juan Zapata
Edição e ilustrações: Vinicius Fontoura
Animação, Colorimetria e Design Gráfico: Voltaire Barbieri
Produção: Big Mountain / Zapata Filmes

Paola Rodrigues
Communication and Distribution
www.zapatafilmes.com

Cineplaneta

Deportation Nation novo clipe é produzido pela produtora brasileira Zapata Filmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui