Escola de Música do Parque Ibirapuera fecha semestre com resultados positivos e anuncia novas iniciativas

Escola de Música do Parque Ibirapuera fecha semestre com resultados positivos e anuncia novas iniciativas

Ações para ampliar a temática, faixa etária e instrumentos já estão em andamento e a meta é formar 20 músicos a cada seis meses, a partir do final de 2024

 

 

(Imagem: Escola de Música do Parque Ibirapuera / Divulgação – Urbia Parques)

A Escola de Música do Parque Ibirapuera, gerenciada pela Urbia, ofereceu 1.530 horas/aula para um total de 172 alunos de janeiro a junho desse ano. Desde 2020, quando a empresa assumiu a coordenação da Escola, já foram somadas 4.572 horas/aulas. Esses resultados acabam de ser divulgados num balanço semestral de atividades. Desde 2013, a Escola de Música formou cerca de 150 músicos, desse total 36 concluíram o curso entre 2021 e 2023.
 

A meta, a partir do final de 2024, é que a cada semestre 20 estudantes finalizem a formação musical. Em breve, a Escola colocará em prática outras iniciativas como o aumento da oferta de cursos e seus formatos e as temáticas no universo da música brasileira. Uma iniciativa já em andamento é a abertura de inscrição para o curso de canto ‘De tudo Se Faz Canção’, que amplia a faixa etária dos participantes, que atualmente é voltada apenas para crianças e jovens.
 

As vagas são limitadas e direcionadas para pessoas a partir de 18 anos, com ou sem conhecimento musical prévio. O curso proporcionará aos alunos uma experiência prática e abrangente no universo do canto. Para se inscrever, os interessados devem acessar Link ou Link e preencher a ficha cadastral. Um desconto especial de 15% será oferecido aos primeiros alunos que se matricularem. As aulas terão início no dia 4 de setembro e seguem até 18 de dezembro desse ano, com uma apresentação no final do curso.
 

O curso de Música, que tem duração de cinco anos, sendo três de módulo Básico e dois de Especialização é diverso e representa a população brasileira, seja no gênero, raça e classes sociais. No primeiro semestre de 2023, 93 meninos, 78 meninas e uma pessoa de gênero fluido, com idades entre 8 e 22 anos, buscaram a formação musical.
 

“A educação musical proporciona a ampliação dos horizontes culturais e é um fator determinante o desenvolvimento do aluno em sua plenitude. A Escola de Música do Parque Ibirapuera é uma ferramenta que contribui para uma sociedade mais integrada e humanizada que leva conhecimento e agrega desenvolvimento socioeconômico na formação de novos cidadãos”, afirma Samuel Lloyd, diretor Comercial da Urbia.
 

Outro resultado de destaque é o programa ‘Música no Parque’, lançado em 2022, com apresentações gratuitas no Palco Arena Marquise do Parque Ibirapuera. Desde seu lançamento foram aproximadamente 70 eventos musicais. O programa reúne grupos de estudantes e/ou professores que passaram pela Escola de Música do Parque Ibirapuera. O objetivo é fortalecer a consciência e a organização individual e coletiva sobre a prática musical e escuta, além de encantar o público que visita o parque nas manhãs de sábado. O repertório inclui choro, samba, samba jazz, MPB, forró e bossa nova e música contemporânea.
 

A Escola de Música do Ibirapuera integrou eventos significativos no primeiro semestre, como o aniversário da cidade de São Paulo e a Virada Cultural. Outras festividades, como a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e o 1° Festival de Práticas de Conjunto da Escola de Música completaram a programação. A movimentação na agenda também aconteceu com ensaios abertos da Orquestra Brasileira da própria Escola de Música e da Orquestra Furiosa.
 

A Escola realizou cursos para os professores do espaço, Mostra de Canto e Workshop Musical, recebeu visitas de integrantes do Theatro Municipal de São Paulo e do projeto de educação musical da Orquestra de Mogi das Cruzes.
 

Para a segundo semestre, a Escola de Música do Ibirapuera já se prepara para eventos importantes, como o aniversário do Parque Ibirapuera, comemorado em agosto. Em setembro, haverá uma apresentação do Grupo Vocal da Escola com o Quarteto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e a apresentação do Natal, na segunda quinzena de dezembro.
 

Saiba mais sobre a Escola de Música do Parque Ibirapuera

A Escola de Música do Parque Ibirapuera é um importante centro de educação musical localizado em São Paulo, dedicada à música brasileira e suas principais influências.

Oferece cursos e atividades para crianças, jovens e adultos proporcionando uma formação musical de qualidade e convidando à expressão artística. Com uma equipe de professores altamente qualificados e uma estrutura de ponta, a escola é reconhecida por sua excelência no ensino da música.
 

O espaço oferece uma excelente estrutura, com salas de aula e estúdios projetados para proporcionar conforto acústico e estimular a experiência musical em sua integralidade. O ambiente foi cuidadosamente planejado para garantir a melhor qualidade de aprendizado aos alunos.
 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR.

 

Contato Imprensa – Urbia

E-mail: imprensa@urbiaparques.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram

Publicidade

  • Paixão Câmeras

Últimas

MTV VMA 2024: Anitta quebra recorde com o prêmio de Melhor Clipe Latino

MTV VMA 2024: ANITTA QUEBRA RECORDE COM O PRÊMIO DE “MELHOR CLIPE LATINO” Taylor Swift Lidera a Noite Com Sete Vitórias e Eminem Se Torna...

Novo espetáculo de Cecilia Ripoll, “Fantasiosa Exposição da Palavra” estreia, dia 27 de setembro

Novo espetáculo da dramaturga e atriz Cecilia Ripoll, “Fantasiosa Exposição da Palavra” estreia, dia 27 de setembro, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto/Sala Preta,...

Barão Vermelho volta ao Rock in Rio na edição de 40 anos

Barão Vermelho volta ao Rock in Rio na edição de 40 anos Uma das únicas bandas (ao lado dos Paralamas do Sucesso) que estava na...

Altafonte Brasil celebra 3º ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal Caixa de entrada

Altafonte Brasil celebra terceiro ano de parceria com Coala Festival e a estreia na edição de Portugal   Tássia Reis, Lenine, Arnaldo Antunes, O Terno, Luedji...

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim’

Kauan Calazans lança o primeiro álbum solo, ‘Início Depois do Fim' Ouça aqui ‘Início Depois do Fim' https://links.altafonte.com/KC_IDDF O músico carioca Kauan Calazans, com 15 anos de...