Espetáculo Sítio do Picapau Amarelo entra em cena na internet
Contemplada no edital “Retomada Cultural” do Governo do Estado do Rio de Janeiro, peça infantil realiza sessões online gratuitas.
Com adaptação de Ricardo Silva, a obra de Monteiro Lobato, realiza 7 apresentações online gratuitas no site Momento Criança. A peça estreia no dia 19 de março às 18h, e se apresenta durante todo o mês em dias específicos. É a oportunidade de conferir os personagens do seriado da TV, em apresentações exclusivas. Aos portadores de surdez, todas as sessões contarão com tradução para libras. O espetáculo foi contemplado pelo edital “Retomada Cultural”, do Governo do Estado do Rio, na Lei Aldir Blanc da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Emília, Narizinho, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Visconde de Sabugosa, Saci e a Cuca voltam ao palco para uma grande aventura no “Sítio”. Sucesso de público desde sua estreia em novembro de 2017, com temporada no teatro Grandes Atores (Barra Square), teatro das Artes (Shopping da Gávea) e Teatro Miguel Falabella (Norte Shopping), o espetáculo celebra os 40 anos da primeira exibição da série na TV e os 136 anos que Monteiro Lobato faria neste ano, se fosse vivo.
A uma adaptação da obra de Monteiro Lobato para o palco é de Ricardo Silva, que também assumiu a cenografia e a direção geral da peça. O elenco traz em cena os atores Julia Gusmão (Emília), Luiza Vieira (Narizinho), Nicolas Freitas (Pedrinho), Raquel Penner (Cuca), Cristina Fracho (D. Benta e Carochinha), Cristina Guimarães (Tia Nastácia e Graulina), Wanderson Bernardo (Saci e Tio Barnabé), Guilherme Gutierrez (Príncipe Escamado e Rabicó) e Victor Salzeda (Dr. Caramujo e Visconde de Sabugosa) dando vida aos personagens que se apresentam acompanhados por uma banda ao vivo. O espetáculo tem duração de 60 minutos.
Monteiro Lobato (1882-1948) foi o primeiro a escrever para crianças. O Sítio do Picapau Amarelo, série de livros infantis escrita entre 1920 e 1947, virou um clássico aclamado mundo afora. Os personagens saltaram das páginas dos livros para os quadrinhos, foram parar na TV e no teatro. Falar da literatura infantil no Brasil é reviver as travessuras e reflexões da boneca de pano Emília, ao lado de seus amigos Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia e Dona Benta; entre tantos outros personagens.
Muito mais do apenas entreter, a Cia. Teatral Sassaricando busca com a peça Sítio do Picapau Amarelo valorizar a cultura brasileira, seus autores e suas obras; resgatar a leitura e o contato com o livro físico; estimular o contato das crianças com brincadeiras de roda, soltar pipa, tomar banho de rio, brincar com peão, entre tantas outras que fizeram parte, durante anos, da infância de muitas crianças. A peça teatral nasce no resgate lúdico, no folclore, na imaginação e na importância que ela nos oferece dentro do contexto social, político e econômico.
“Lobato foi um dos escritores brasileiros mais influentes e ganhou destaque no panorama da literatura infantil com a sua obra ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Apresentar um espetáculo com histórias adaptadas a partir desta obra, significa levar para o público infantil personagens com a essência puramente brasileira, trazendo à tona, um sentimento de resgate da nossa infância, de brincadeiras antigas de criança, de lembranças dos nossos avós e de suas histórias, e de um Brasil com seus rios, suas árvores frutíferas e sua fauna valorizados e preservados. Por isso, estamos certos de que, através de uma vasta pesquisa realizada pela companhia, da experiência da nossa equipe envolvida, e do amor pela obra de Monteiro Lobato, realizaremos uma montagem digna, alegre e divertida, que agradará tanto as crianças, quanto os pais, avós e familiares que irão ao teatro”, afirma Ricardo Silva, responsável pela adaptação e direção geral da peça Sítio do Picapau Amarelo.
Com realização da Cia. Teatral Sassaricando e a Experiência Entretenimento, a peça é voltada para as crianças. As companhias acreditam na importância de levar para os palcos, textos nacionais, valorizando assim, os nossos autores e a nossa pátria. Na direção musical Victor Salzeda comanda os músicos Camila Ferolla (percusssão), Juan Paz (violão) e Natan Figueiredo (flauta). As coreografias são de Cristina Guimarães. A homenagem recebeu programação visual e pinturas em aquarela de Bianca Oliveira. Já a produção executiva é de Luciana Vieira, da Tambores Produção.
A temporada conta com patrocínio de: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Aldir Blanc
Ficha Técnica
Texto e Direção Artística: Ricardo Silva – Direção Musical – Victor Salzeda – Elenco: Júlia Gusmão – Emília, Luiza Levick – Narizinho, Thainá Lanna – Cuca, Cristina Guimarães – Nastacia e Graulina, Luciene Amarante – Dona Benta e Dona Carochinha, Wanderson Bernardes – Tio Barnabé e Saci, Nicolas Freitas – Pedrinho, Rodrigo Lourival – Visconde de Sabugosa e Dr. Caramujo, Guilherme Gutierrez- Príncipe Escamado e Marquês de Rabicó – Iluminação– Ricardo Silva e Ricardo Lyra Júnior – Cenários e adereços – Ricardo Silva –Figurinos – Ivone Silva –Coreografia – Cristina Guimarães
Camareira – Eloisa Guimarães –Contra regra – Leonardo Victoriano –Operador de luz – Guilherme Souza e Bruno Caverninha –Operador de som – Alex Fuxo e Bob Reis –Assessoria de Imprensa – Carlos Gilberto – Smille Produções Artísticas – Programação Visual – Thiago Ristow –Tradução para libras – Juliete Viana –Gravação e Filmagem – Johnny Luz –Direção de Produção – Fabrício Chianello
Realização – Cia Teatral Sassaricando e Experiência Entretenimento – Patrocínio – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Pátria Amada Brasil – Governo Federal
Serviço
Sítio do Pica Pau Amarelo
Dia 19/3 às 18h
Dia 20/3 às 16h e às 18h
Dia 21/3 às 16h e às 18h
Transmissão online pelo site Momento Criança (momentocrianca.com.br) – Evento gratuito – Classificação etária livre
Patrocínio: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Aldir Blanc
Assessoria de imprensa
Carlos Gilberto – carlos@sobretudosp.com.br
11 – 9 4819 7667