Festival Papo de Música – 1º evento itinerante do Brasil dedicado ao jornalismo musical.

FESTIVAL PAPO DE MÚSICA

1º festival de jornalismo musical do Brasil acontece nos meses de outubro e novembro, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Curitiba e Recife

 

Fabiane Pereira é idealizadora e curadora do Festival Papo de Música. Foto: Maria de La Gala 

Um festival SOBRE música que vai reunir jornalistas, profissionais do mercado e personalidades para debaterem a música popular contemporânea, além de artistas de diferentes gêneros, regiões e etnias para promoverem um mix de assuntos, conteúdos e texturas que representam o nosso atual momento musical. Esse é o propósito do Festival Papo de Música, contemplado no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural. Em sua primeira edição, o evento itinerante estreia nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro; segue nos dias 14 e 15 de novembro para o Teatro da CAIXA, em Curitiba; e encerra nos dias 24 e 25 de novembro, na Sala Multimídia, em Recife. Todas as atividades são gratuitas.

O Festival Papo de Música é um desdobramento do canal do YouTube Papo de Música, idealizado pela jornalista Fabiane Pereira, que há cinco anos entrevista artistas ligados à música. Vencedora do prêmio APCA 2022, na categoria Rádio, Fabiane é também curadora artística da NOVABRASIL FM, onde apresenta o programa semanal “Vozes da Vez”. Dando continuidade à missão do seu canal, a primeira edição do festival vai incentivar o público a pensar na construção de um Brasil cultural a partir de seu maior patrimônio: a música brasileira. 

“O jornalismo musical tem papel central na promoção do mercado da música. Na maioria das vezes, são esses profissionais que chancelam e validam artistas que o mercado ainda não abraçou e que o público ainda não descobriu. Por isso quis criar um projeto que promovesse o nosso trabalho. É importante destacar que o Festival Papo de Música não é um evento de música, mas sim um festival sobre música: sobre a música brasileira feita hoje no país por diferentes gerações de artistas, sob o olhar atento e generoso de jornalistas que cobrem a música, nosso maior patrimônio cultural”, explica Fabiane Pereira.

“Toda música brasileira é afrobrasileira”. A partir dessa afirmação de Letieres Leite (músico que morreu em 2021 por complicações da Covid-19), o evento vai honrar as raízes da nossa sonoridade e produzir conteúdos diversos e plurais, seja no formato de diálogos – em rodas de conversa e entrevistas – ou através da gravação de podcast, slam ou workshops. 

Uma mesa de debates acerca do jornalismo musical na era digital vai abrir o Festival Papo de Música, dia 18 de outubro, às 10h30, no Teatro Nelson Rodrigues da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Mediada por Fabiane Pereira, a atividade terá a participação de jornalistas da cena atual: Maria Fortuna, repórter do jornal O Globo; Pedro Henrique França, diretor, roteirista, jornalista, ator e apresentador; e Kamille Viola, repórter da revista Veja Rio, pesquisadora musical e autora do livro “África Brasil: Um dia Jorge Ben voou pra toda gente ver”. Na sequência, às 11h45, acontece o primeiro encontro “Artista Entrevista Artista”, com o cantor, compositor e jornalista João Cavalcanti e a cantora, compositora e instrumentista Sandra de Sá. 

As atividades seguem à tarde com a gravação, às 14h30, de um episódio adaptado do quadro “O Que Tem na Minha Sacola?” com a carioca Letrux. Na websérie lançada no canal Papo de Música, a jornalista Fabiane Pereira conduz uma entrevista baseada nas memórias afetivas da artista a partir da escolha de discos, livros e/ou CDs. Após, às 15h45, a radialista paulistana Patrícia Palumbo recebe o cantor, músico e compositor Jards Macalé no podcast “Peixe Voador”. O coletivo poético Slam das Minas encerra o primeiro dia do Festival Papo de Música, às 17h, com uma apresentação exclusiva com roda de conversa e batalha poética, que destaca a potência artística de mulheres, travestis e pessoas trans. 

O segundo dia da fase carioca do Festival Papo de Música começa, às 10h30, com uma mesa sobre empresariamento artístico, mediada por Fabiane Pereira. O debate irá receber dois importantes nomes do meio: Amanda Souza, empresária do cantor e compositor Otto, e Anita Carvalho, responsável pela carreira de Diogo Nogueira. Após, às 11h45, Fabiane Pereira entrevista a cantora Áurea Martins, no quadro “Papo de Música”. 

Após o intervalo, as atividades seguem, às 14h30, com o segundo encontro “Artista Entrevista Artista”, com dois nomes atualíssimos da cena contemporânea: a cantora e compositora paulista Tássia Reis e o pianista carioca Jonathan Ferr. Logo depois, às 15h45,  o pesquisador, ensaísta e professor Fred Coelho ministra a palestra “Música periférica feita no Brasil”. Na sequência, às 17h, Nathália Pandeló e Rafael Teixeira entrevistam outras duas feras da nova música brasileira para o podcast “Tenho Mais Discos que Amigos”: Mahmundi e Ana Frango Elétrico.

A etapa carioca do Festival Papo de Música termina com uma confraternização, a partir das 18h, comandada pela DJ Cris Panttoja – afinal, PISTA é a parte fundamental do ecossistema da música!

FESTIVAL PAPO DE MÚSICA – RIO DE JANEIRO

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

End.:  Avenida República do Paraguai, 230 – Centro 

Data: 18 e 19 de outubro de 2023

Horário do Evento: 10h às 19h

Entrada gratuita – retirada dos ingressos na bilheteria do local com 1h de antecedência para cada atividade

Classificação livre

YouTube: www.youtube.com/papodemusica l

Instagram: @canalpapodemusica

 

PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRO DIA

18 de outubro 2023 (quarta-feira)

10h30 às 11h30: Mesa sobre jornalismo musical na era digital

Mediação: Fabiane Pereira

Convidados: Maria Fortuna + Pedro Henrique França + Kamille Viola 

 

11h45 às 12h45: “Artista entrevista artista”

Convidados: João Cavalcanti + Sandra de Sá

12h45 às 14h30: Intervalo

14h30 às 15h30: “O que tem na minha sacola?”

Fabiane Pereira entrevista Letrux

 

15h45 às 16h45: Gravação do podcast “Peixe Voador”

Patrícia Palumbo entrevista Jards Macalé

 

17h às 18h: SLAM das Minas RJ

 

SEGUNDO DIA

19 de outubro 2023 (quinta-feira)

10h30 às 11h30: Mesa sobre empresariamento artístico

Mediação: Fabiane Pereira

Convidadas: Amanda Souza + Anita Carvalho

 

11h45 às 12h45: “Papo de Música”

Fabiane Pereira entrevista Áurea Martins

12h45 às 14h30: Intervalo

 

14h30 às 15h30: “Artista entrevista artista”

Convidados: Tássia Reis + Jonathan Ferr 

 

15h45 às 16h45: Palestra “Música Periférica feita no Brasil”

Com Fred Coelho

 

17h às 18h:  Gravação do podcast “Tenho Mais Discos Que Amigos”

Nathália Pandeló e Rafael Teixeira entrevistam Mahmundi e Ana Frango Elétrico

 

18h às 19h: Confraternização com DJ Cris Panttoja nas carrapetas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock

Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock Investimento de R$ 1,5 milhão vai contemplar bandas que apresentem composições originais   Rockeiros e rockeiras do...

Manu Bahtidão se consagra como uma das artistas mais ouvidas do Brasil ao atingir top 5 do Spotify com ‘Torre Eiffel’

Manu Bahtidão se consagra como uma das artistas mais ouvidas do Brasil ao atingir top 5 do Spotify com ‘Torre Eiffel’   A faixa está muito...

13ª Mostra Ecofalante de Cinema anuncia os filmes selecionados para seus programas competitivos

13ª Mostra Ecofalante de Cinema anuncia os filmes selecionados para seus programas competitivos Festival é gratuito e acontece em São Paulo entre 1 e 14...

Natascha Falcão faz show de lançamento do EP “Universo de Paixão”

Natascha Falcão faz show de lançamento do EP “Universo de Paixão” Cantora pernambucana indicada ao Grammy Latino apresenta seu terceiro disco ao público dia 18 de...

Dino Fonseca se apresenta dia 19/07 no Qualistage

Dino Fonseca se apresenta dia 19/07 no Qualistage Dino Fonseca, o talentoso cantor e compositor de Uberlândia, vai levar sua turnê Acoustic Sessions para o...