Final do maior concurso de cosplays do mundo acontecerá no Centro Cultural SP no próximo domingo (9)

Com mais de 50 mil reais em prêmios, concurso conta com finalistas de seis estados diferentes e elegerá a melhor dupla do Brasil neste domingo (9)

Cine Estrelas

World Cosplay Summit ocupa Centro Cultural SP com final nacional do maior concurso de cosplays do mundo que levará vencedores ao Japão

Com mais de 50 mil reais em prêmios, concurso conta com finalistas de seis estados diferentes e elegerá a melhor dupla do Brasil neste domingo (9)

 

São Paulo, 5 de junho de 2024 – O World Cosplay Summit (WCS), o maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo, chega à final da sua 21ª edição. Em co-realização com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e apoio do Centro Cultural São Paulo, que sediará o evento no próximo domingo, 9 de junho, dez duplas de cosplayers já classificadas disputarão o título de campeões. Os vencedores receberão uma premiação de R$ 3.500 e uma viagem com tudo pago para a sede do WCS em Nagoia, no Japão, em um total de mais de 50 mil reais em prêmios numa tarde que promete invadir o local com várias atrações deste universo.

A dupla de cosplayers que vencerem a etapa Brasil também representarão o país na etapa mundial, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto na cidade japonesa. Presente na competição desde 2006, o Brasil ganhou a categoria “Joy of Cosplay” (Melhor Performance Completa) no ano passado, e é um dos países destaques nas competições com três títulos mundiais nos anos de 2006 (estreia do torneio), 2008 e 2011.
 

Na programação geral que acompanha o evento, além da final (com retirada de ingressos grátis) o público contará com diversas ativações no local, incluindo: Desfile de Cosplays, Meet&Greet com os cosplayers oficiais do evento e a feira de Playtest com a exposição dos jogos de 13 negócios acelerados pelo programa Sampa Games, da Ade Sampa. Além disso, quem for ao evento vestido com seu cosplay irá concorrer a prêmios exclusivos para o público.

“Ao apoiar eventos como o World Cosplay Summit, fortalecemos o compromisso da Ade Sampa em fomentar a economia criativa no nosso município, além de projetar a cidade de São Paulo para o cenário internacional. Este encontro também será uma ótima oportunidade para celebrar a originalidade e o talento dos empreendedores da nossa capital, que apresentarão seus jogos antes do concurso”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

 

O que é cosplay?

O termo tem origem na contração de COSTUME (fantasia) + PLAY (atuar), e tem como definição o ato de se vestir como e interpretar um personagem fictício, seja ele de um filme, série, anime, mangá, livro ou jogo. O segmento tem se popularizado no Brasil com o advento dos grandes varejos chineses, aproximando o público dessa apaixonada forma de arte e expressão. Atualmente, o mercado em torno do segmento é vasto e rico, envolvendo profissionais de diversas áreas, como figurinistas, costureiras, modelistas, fotógrafos, maquiadores, filmmakers e muitos outros.

Criado para celebrar a cultura pop japonesa através da arte do cosplay, o concurso tem mais de 50 nações participando anualmente das competições e disputando o título de melhores do mundo. No Brasil, as seletivas aconteceram nos últimos 12 meses, contando com duplas de todas as regiões do país.

Produzido pela Agência Geek+, a primeira agência brasileira especializada no universo Geek, o evento conta com o apoio de uma equipe com mais de 20 anos de experiência em todos os segmentos do mercado, como cultura pop, games, tecnologia e cultura asiática, além da vasta experiência dos sócios no tema.

“O WCS não só destaca o talento incrível dos cosplayers, mas também fortalece os laços culturais entre o Brasil e o Japão. Estamos ansiosos para ver as performances espetaculares das duplas finalistas e celebrar o momento com a comunidade brasileira”, explica Ana de Wit, sócia da agência Geek+.

Originalmente conhecido como um concurso de cosplay com performance, o WCS envolve não apenas trajar-se como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até 2 minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.

Para garantir o seu ingresso e participar do evento, basta acessar o site para fazer o resgate. E, para mais informações, siga as nossas redes sociais: Instagram e TikTok.

Sobre a Geek+ 
Primeira agência brasileira voltada ao mercado Geek (games, cultura pop e cultura pop asiática), com cuidados voltados para a gestão de empresas do segmento e eventos como WCS e BIG Festival (em sociedade com a Bits Produções e o Omelete Group) – maior festival e hub de negócios de games na América Latina.

 

Contatos para imprensa – WCS:

Branca Galdino – brancagaldino@n9necats.com

Luciano Santos – lucianosantos@n9necats.com 

Lucas Pimentel – lucaspimentel@n9necats.com 

 

Conheça os jogos apresentados no Playtest:

Tamarin Studio (Jogo: Excommunicated) – O Excommunicated é um jogo de investigação e suspense envolto de uma mecânica única de digitação. Onde a personagem principal, uma exorcista chamada Zonaya, foi contratada para investigar uma estação espacial abandonada. O que será que aconteceu nessa estação? Por que uma exorcista foi contratada para descobrir?

HighGrounder Studio Dominium (Jogo: Athos Ferraz Cunha) – Um jogo 3D em primeira pessoa, de mistério e viagem no tempo, onde um agente temporal recebe a missão de impedir uma explosão de trem que causou a morte do homem que irá criar a máquina do tempo. Um convite para viajar entre diferentes momentos do loop, investigar seus passageiros, e explorar o trem. Dominar o tempo e decidir a qualquer momento qual loop irá definir o fim da história do jogo.

Flying Frog Studios (Jogo: Verses of Hope) – “Verses of Hope” é um jogo de plataforma 2D, que apresenta uma abordagem diferenciada, onde toda a narrativa é conduzida por meio de poesias. Os jogadores assumem o papel de Helena, uma valente cavaleira, que representa a última faísca de esperança em um mundo imerso na escuridão. Cada fase do jogo permite que o jogador monte sua própria poesia, influenciando diretamente o cenário e os desafios que encontrará pela frente.

Owl Studio (Jogo: Izzy e Alli) – Izzy e Alli é um jogo de aventura 2D topdown, que conta a história de duas irmãs que vivem em um mundo pós-apocalíptico e saem em busca da única cidade sobrevivente.

fknE (Jogo: The Bottle Boy) – The Bottle Boy é um jogo que traz um menino que curte hip hop e tem o corpo de vidro. Para salvar seu melhor amigo, ele precisa encher seu corpo com líquidos para resolver quebra-cabeças envolvendo pesos e plataformas de equilíbrio.

Goburin Studios (Jogo: Silva) – Silva é um jogo de plataforma e ação, com elementos de RogueLike, que traz muita ação e uma gameplay dinâmica e uma mistura de elementos culturais ancestrais com a história brasileira de forma lúdica.

Fite Boss (Jogo: Demonak: Hunter’s Initiation) – O Demonak é uma releitura atualizada dos jogos retrôs da década de 90. Onde é possível encontrar muita diversão e desafios em seu estilo action plataforma.

Beyond The Wall Studio (Jogo: Projeto Guardião Tupã) – Guardião Tupã, é uma aventura fantasiosa em um mundo onde as criaturas do folclore estão sendo ameaçadas pelo temido Corpo-Seco, que busca quebrar o equilíbrio da natureza e invadir outros mundos. Nessa jornada você assume o controle de um ser recém-criado usando parte das energias de um antigo guardião, em busca de recuperar sua força e restaurar o equilíbrio entre as entidades, conhecendo mais sobre esse universo e mergulhando na cultura brasileira durante o processo.
 
Vortex Indie Games (Jogo: Turi Kaapora) – “Turi-Kaapora é um jogo Hack’nSlash de ação e aventura, com muita narrativa, cenários deslumbrantes e que vai explorar a cosmologia Tupi – Guarani. O jogo mostra a jornada de Caipora, a Guardiã da Mata, e Queixada, seu fiel companheiro, em busca daqueles que mataram a poderosa serpente flamejante Boitatá e recuperar as suas chamas roubadas.

Start Over (Jogo: UniBox) – O UniBox é um jogo de Puzzle/quebra-cabeça, divertido e desafiador, onde o jogador precisa levar o protagonista Uni até o portal no final de cada fase com diversos desafios.

JoyGG Game Studio, JoystickGG (Jogos: ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha e Quarantrix) – O ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha é um jogo de ação e aventura 2D com elementos de metroidvania protagonizado por uma jovem afropunk brasileira que repentinamente é reencarnada como uma das sete Sacerdotisas Núbia do Antigo Egito reunificado. Nesta aventura, a sua única arma será a voz que emite palavras em Iorubá e liberam ondas energéticas contra criaturas folclóricas. Já o Quarantrix é um jogo de tiro 3D em primeira pessoa, em que os jogadores controlam um robô gigantesco que deve lutar contra uma legião de vírus que invadiu o sistema de uma empresa de proteção cibernética.

Dogmelgames (Jogo: Codex Cariri) – Um jogo Metroidvania que conta a aventura de três heroínas em busca de justiça do massacre dos cariris.

Red Scale Studio (Jogo: Morro Acima) – Morro Acima é um jogo 3D de parkour e exploração em um ambiente periférico.

- Advertisement -

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -
  • Paixão Câmeras

Cine Mais