Império de Casa Verde homenageia Fafá de Belém com samba enredo

Império de Casa Verde homenageia Fafá de Belém com samba enredo “FAFÁ, A CABOCLA MÍSTICA EM RITUAIS DA FLORESTA

Fafá de Belém Fotos: Paulo Troya – @paulotroya

A escola de samba Império de Casa Verde, renomada por sua criatividade e excelência artística, encantou o público no Carnaval com uma homenagem à cantora Fafá de Belém. Prestes a completar 50 anos de carreira e raízes profundas na região Amazônica, Fafá é celebrada como uma verdadeira potência na cultura brasileira.

O enredo intitulado como “FAFÁ, A CABOCLA MÍSTICA EM RITUAIS DA FLORESTA”, mergulhou na aura mística da Amazônia e da persona de Fafá de Belém, apresentando uma narrativa que combinou elementos culturais, religiosos, indígenas e festivos da região. O enredo destacou a artista como Cabocla da Floresta, honrando sua conexão única com a natureza e a espiritualidade amazônicas.

Para o desfile, a artista usou uma fantasia inspirada nos povos indígenas, assinada pela marca
Apartamento 03, Para o desfile, a artista irá usar uma fantasia inspirada nos povos indígenas, na cor bege, com adorno de cabeça feito exclusivo por Walerio Araújo e um costeiro com plumas azuis.

Com uma estética singular e sofisticada, o look capturou a essência de Fafá, combinando elementos tradicionais da cultura amazônica. “Eu encerro a escola sem muito brilho, sem lantejoula e sem paetê, porque quero encerrar como uma mulher veio ao mundo”, diz ela, que também não queria que sua fantasia concorresse com o carro alegórico: um indígena de oito metros de altura a bordo do qual ela entra na avenida”, disse Fafá.
 

Fafá de Belém Fotos: Paulo Troya – @paulotroya

Já no adorno, conhecido por suas criações exuberantes e provocativas, Walério trouxe sua visão única para o desfile da Império de Casa Verde, complementando o visual com a peça que é ao mesmo tempo majestosa e intrincada.

A narrativa do desfile foi dividida em cinco rituais impressionantes:
 

Ritual Kanapí: As Caboclas Jurunas lideraram uma defesa apaixonada da mata contra os perigos da ambição. É neste ritual que nasce Fafá, a Cabocla escolhida para proteger a floresta e levar sua mensagem para o mundo.
 

Fé Cabocla: Os Jurunas, com sua presença marcante em Belém, participaram do Círio de Nazaré Indígena, onde veneraram tanto Maria de Nazaré quanto Maria de Fátima (Fafá), unindo elementos religiosos católicos e místicos indígenas.
 

Ritual da Floresta Avermelhada: Fafá guiou a Império de Casa Verde por uma jornada encantadora, enquanto seres lendários da Amazônia, como a Cobra Grande boiuna e os Caruanas, celebraram junto à Cabocla através da icônica canção “Vermelho”.
 

Pavulagem Paraense: Fafá enaltece a magia dos festejos culturais de Belém do Pará, imergindo a avenida em uma atmosfera vibrante e festiva.
 

Ritual das Artes Amazônidas: Sob a influência encantada da aldeia negra Pauapixuna, o Teatro da Paz se transforma no Teatro da Mata, onde Fafá de Belém é a grande protagonista, personificando a Cabocla que conquistou o mundo com sua arte.

Fafá de Belém Fotos: Paulo Troya – @paulotroya

O desfile da Império de Casa Verde prometeu uma experiência sensorial única, combinando música, dança e cultura para celebrar a trajetória inigualável de Fafá de Belém e a força da região Amazônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

Renan Rodrix e Ney Matogrosso lançam a canção “Letal”, a primeira música do Álbum “Em Canto”

NEY MATOGROSSO E RENAN RODRIX LANÇAM ÁLBUM JUNTOS COM COMEÇO "LETAL".    Ouça aqui “Letal”: https://onerpm.link/letal Renan Rodrix e Ney Matogrosso lançam a canção "Letal" dia 27/06, a primeira...

San Marcelo apresenta sua primeira obra de animação “Ao Mar”

San Marcelo apresenta sua primeira obra de animação “Ao Mar” Navegando entre seus sentimentos de luto, a menina Duda busca compreender a falta deixada por...

‘Meu Amigo Pinguim’ estreia em 12 de setembro nos cinemas

Baseado em uma história real brasileira, 'Meu Amigo Pinguim' estreia em 12 de setembro nos cinemas Produção internacional conta com o ator Jean Reno como...

“A máquina do tempo” faz curta temporada em julho, no Teatro Municipal Domingos Oliveira

Peça infantil “A máquina do tempo” faz curta temporada em julho, no Teatro Municipal Domingos Oliveira Com direção de Denise Stutz, solo com texto e interpretação de Gui...

Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock

Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock Investimento de R$ 1,5 milhão vai contemplar bandas que apresentem composições originais   Rockeiros e rockeiras do...