INSTITUTO BACCARELLI LEVA MÚSICAS INESQUECÍVEIS A CENTROS CULTURAIS DE SÃO PAULO

INSTITUTO BACCARELLI LEVA MÚSICAS INESQUECÍVEIS A CENTROS CULTURAIS DE SÃO PAULO

Grupos apresentam repertórios diversificados, da canção erudita às trilhas de filmes, com concertos gratuitos

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, os grupos do Instituto Baccarelli se apresentam em alguns dos Centros Culturais da capital paulista com repertórios pra lá de inovadores. Com shows da Orquestra Juvenil Heliópolis e Orquestra de Câmara Heliópolis, o espectador terá uma fantástica experiência, com uma dose extra de alegria e descontração. Tem para todos os gostos: aos amantes de filmes, MPB e da música clássica. E o melhor: é tudo gratuito!

Dando play na maratona de concertos, no dia 14 de dezembro, às 20 horas, a Orquestra Juvenil Heliópolis leva ao Centro Cultural Penha um pot-pourri composto por alguns dos mais icônicos sucessos do cinema e obras de renomados compositores mundiais. Serão executadas trilhas sonoras de filmes como Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, ET, Superman e Star Wars, além de criações de Bernstein, Tchaikovsky e Wagner. O grupo reproduz este repertório também na segunda-feira, 17 de dezembro, às 20 horas, no Teatro João Caetano.

Já os apaixonados pela MPB poderão apreciar o repertório preparado pela Orquestra de Câmara Heliópolis, que mistura composições clássicas de Mascagni, Ketelbey, Chopin e Bach com grandes sucessos da música brasileira, de Roberto Carlos, Chico Buarque, César Guerra-Peixe, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Edu Lobo.

A performance da OCH promete surpreender e encantar a todos os presentes. No sábado, dia 15, no Centro Cultural Tendal com duas apresentações: às 11h e 15h30, e domingo, 16, no Centro Cultural Flávio Império, às 19 horas. Todas as apresentações são abertas ao público e totalmente gratuitas. Uma ótima alternativa para quem deseja aproveitar os últimos finais de semana de 2018.

 

SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI 

O Instituto Baccarelli, organização sem fins lucrativos voltada para ensino musical, com intuito de transformar a realidade sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, atende anualmente mais de 1.000 crianças e jovens por meio de programas que estimulam a formação artística, cuja premissa é a excelência pedagógica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento pessoal e servindo como agente de transformação social por meio da música.

Hoje, com sede própria na comunidade de Heliópolis, a instituição dispõe de práticas de conjunto em, 20 grupos de musicalização infantil, 14 corais52 classes coletivas de instrumentos, 20 grupos de câmara, 5 orquestras, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 78 profissionais de música.

Resultado de um amplo trabalho educacional, o Instituto Baccarelli transcende a possibilidade de profissionalização musical, suscitando autodisciplinarespeitocriatividadeconvivência e senso colaborativo em grupo – essenciais tanto para as relações intersubjetivas quanto para a consolidação da noção de cidadania.

Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Ouro: Volkswagen; Prata: Vivo, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e BNDES; Bronze: Bradesco, Banco Volkswagen, Banco Votorantim, Instituto Votorantim, BTG Pactual e Magazine Luiza.

 

SOBRE A ORQUESTRA JUVENIL HELIÓPOLIS

Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH), criada e mantida pelo Instituto Baccarelli, promove a democratização do acesso à música de concerto e une a jovialidade dos integrantes com a maturidade e o conhecimento de seus professores e regente titular, Edilson Ventureli.

O grupo composto por cerca de 65 instrumentistas proporciona a eles um significativo processo de amadurecimento musical e colabora para a constante evolução da música erudita, que transforma-se conforme a renovação e avanço da sociedade.

Tal missão, desenvolvida dia a dia em ensaios e apresentações, já levou a orquestra para notórios palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, MASP Auditório, Citibank Hall, Circo Voador e Praia de Ipanema (Rio de Janeiro), Auditório do Ibirapuera, Estádios Beira-Rio, Mané Garrincha, Allianz Parque e muitos outros espaços consagrados.

Os músicos, com idade entre 14 e 25 anos, também já representaram a instituição em eventos notáveis, como na maior turnê do tenor italiano Andrea Bocelli no Brasil (2018), na turnê de encerramento de carreira do tenor José Carreras, no programa Criança Esperança (2011) e na III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília, além de participarem da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e de diversos concertos ao lado de artistas, como Vanessa da Mata, Pitty e Samuel Rosa.


SOBRE A ORQUESTRA DE CÂMARA HELIÓPOLIS

A Orquestra de Câmara, criada e mantida pelo Instituto Baccarelli, promove a democratização do acesso à música de concerto e proporciona a oportunidade de um estudo aprofundado das peças executadas, trabalhando refinamentos sonoros, dinâmicas e equilíbrio entre os sons dos instrumentos.

O repertório explorado pelo grupo transita pelo universo da música de concerto e da música popular, dando maior versatilidade à orquestra, que mantem sempre o alto padrão de excelência e, assim, se torna referência no cenário da música erudita.

Com cerca de 30 integrantes,  a Orquestra de Câmara Heliópolis, graças a sua qualidade artística, subiu a notórios palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Theatro Municipal de São Paulo, MASP Auditório, Citibank Hall, Auditório do Ibirapuera e muitos outros espaços consagrados.

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

“A máquina do tempo” faz curta temporada em julho, no Teatro Municipal Domingos Oliveira

Peça infantil “A máquina do tempo” faz curta temporada em julho, no Teatro Municipal Domingos Oliveira Com direção de Denise Stutz, solo com texto e interpretação de Gui...

Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock

Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock Investimento de R$ 1,5 milhão vai contemplar bandas que apresentem composições originais   Rockeiros e rockeiras do...

Manu Bahtidão se consagra como uma das artistas mais ouvidas do Brasil ao atingir top 5 do Spotify com ‘Torre Eiffel’

Manu Bahtidão se consagra como uma das artistas mais ouvidas do Brasil ao atingir top 5 do Spotify com ‘Torre Eiffel’   A faixa está muito...

13ª Mostra Ecofalante de Cinema anuncia os filmes selecionados para seus programas competitivos

13ª Mostra Ecofalante de Cinema anuncia os filmes selecionados para seus programas competitivos Festival é gratuito e acontece em São Paulo entre 1 e 14...

Natascha Falcão faz show de lançamento do EP “Universo de Paixão”

Natascha Falcão faz show de lançamento do EP “Universo de Paixão” Cantora pernambucana indicada ao Grammy Latino apresenta seu terceiro disco ao público dia 18 de...