Janeiro no CCBB RJ apresenta estreias para programação de férias no cinema e teatro 

Início do ano com atividades para as crianças e adultos aproveitarem o mês. No cinema, Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema no Infantil. No teatro, A Inquilina e À Beira do Sol. 

Cine Estrelas

Janeiro no CCBB RJ apresenta estreias para programação de férias no cinema e teatro 

Início do ano com atividades para as crianças e adultos aproveitarem o mês. No cinema, Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema no Infantil. No teatro, A Inquilina e À Beira do Sol. 

 

O ano de 2024 se inicia com muitas novidades no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). No cinema I, a mostra ‘’Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil’’ traz conhecimento e muita diversão para as crianças, caminhando pelo planeta, exibindo filmes de oito países. 

Duas estreias dividem o palco do teatro II, ‘’À Beira do Sol’’, é um espetáculo inspirado na temática dos contos inacreditáveis. Arian é a vigia do Sol. Sua missão é vigiar o sol para que ele não se ponha, com o risco de não voltar nunca mais.  ‘’A Inquilina’’ conta a história de uma típica dona de casa da zona rural norte-americana – conservadora, solitária e sem perspectivas -, que aluga um quarto de sua casa para Robyn, uma novaiorquina cosmopolita, lésbica e vegana, à procura de sossego para recomeçar sua vida.  

As exposições seguem sua temporada de sucesso. Em Tesouros Ancestrais do Peru, o público é convidado a conhecer artefatos milenares, com muitas peças em ouro, cerâmica, bronze e tecidos. Já em Década dos Oceanos – 1° Mostra Nacional de Criptoarte, o público é convidado a pensar sobre sustentabilidade. O que se espera de 2024 para os oceanos? Além disso, a mostra exibe trabalhos feitos com tecnologia NFT e blockchain, chamando atenção para o uso de novas ferramentas digitais.  

As exposições de longa duração seguem em cartaz. Em Do Sal ao Digital, o público pode conhecer curiosidades sobre o dinheiro de maneira lúdica-cultural. Ainda na ala do Museu Banco do Brasil, no 4° andar, salas históricas mostram a história do país e do Banco, exibindo mobiliários antigos e curiosidades sobre a formação do país e da empresa. 

O ‘’Música no Museu’’ inicia as apresentações na segunda semana do mês e tem o objetivo de estimular a música de concerto em museus e centros culturais. O primeiro programa musical do ano será com clássicos internacionais. 

No embalo das férias, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas oferece atividades para toda a família. Várias atividades terão ampliação de dias e horários, proporcionando mais momentos para atividades em família diariamente.  ‘’Pequeníssimas mãos – Nossas cores’’ convida o público a vivenciar uma experiência cheia de cores, partindo da leitura de uma história e ajudando as crianças a descobrirem os efeitos da luz em objetos coloridos.  

 

Para mais informações, acesse bb.com.br/cultura . 

 

EXPOSIÇÕES 

Entrada gratuita. 

TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU 

Até 05 de fevereiro  

A exposição promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitaram o território do atual Peru, antes da chegada dos europeus. As peças de ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis que compõem a exposição abrangem um período histórico que vai desde 900 a.C. até 1600 d.C. Essas peças pertencem a civilizações que se estendiam ao longo da Cordilheira dos Andes e também de civilizações da costa oeste do continente, de Norte a Sul, até a cristalização das fronteiras do Império Inca, a mais vasta civilização da América até a época da conquista europeia.  

Curadoria: Patricia Arana e Rodolfo de Athayde. Acervo: Museu Ouro do Peru e Armas do Mundo. 

Classificação indicativa: livre 

 

DÉCADA DOS OCEANOS – 1ª MOSTRA NACIONAL DE CRIPTOARTE 

Até 26 de fevereiro  

Unindo arte, ciência e tecnologia, a exposição reúne 27 artistas nacionais de diferentes origens e identidades para promover reflexões sobre a interseção entre o mundo contemporâneo e o futuro de um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico. 

 

Curadoria: Marcio Harum  

Classificação indicativa: livre 

 

ARTES CÊNICAS  

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 

Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.   

 

À BEIRA DO SOL  

Teatro II  

26 de janeiro a 25 de fevereiro  

Sextas e sábados, às 16h e domingos, às 15h 

Esta peça conta uma história doida. Doida não no sentido de confusa, mas no sentido de inacreditável. Arian, a guardiã solar, recebe um aviso: no momento em que o Sol se puser, ele não retornará mais. Nunca mais nesse mundo nascerá uma manhã. E com o aviso, uma missão: a de vigiar o Sol para que ele não se ponha. É preciso vigiar! Mas na cidade os prédios insistem em esconder o Sol o tempo todo. E se, numa dessas, o Sol aproveita para se pôr de uma vez? Arian pega uma jangada e adentra o mar. O plano: remar sempre em direção ao Sol, que, no vasto oceano, não tem onde se ocultar. A nuvem Caralâmpia, sua fiel escudeira, acompanha a personagem.  

Um solo de Naira Carneiro; Direção e dramaturgia: Naira Carneiro e Duda Rios; Textos: Duda Rios; Direção musical e trilha sonora original: Beto Lemos 

Duração: 50 min  

Classificação indicativa: LIVRE 

 

A INQUILINA  

Teatro II  

11 de janeiro a 04 de fevereiro  

Quinta a sábado, às 19h e domingos, às 18h  

Duas mulheres acima dos 50 anos querem dar uma virada na vida. A partir de um encontro, elas se espelham e se revelam. Tão diferentes e com vidas tão distintas – uma mora no Interior; outra, na cidade grande, ambas têm em comum a solidão nas dores e delícias de estarem nessa fase da vida, sem a demanda de filhos e de um casamento.   

Texto: Jen Silverman; tradução: Diego Teza; direção: Fernando Philbert; elenco: Carolyna Aguiar e Luisa Thiré; participação especial em off: Lucas Drummond  

Duração: 70 min  

Classificação indicativa: 14 anos 

 

MÚSICA  

Entrada gratuita 

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 

MÚSICA NO MUSEU 

Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras  

A partir de 10 de janeiro 

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.    

Consulte a programação em [http://www.musicanomuseu.com.br%20/]www.musicanomuseu.com.br 

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva  

Classificação indicativa: livre  

 

CINEMA  

UM GIRO PELO MUNDO – NAVEGANDO NO CINEMA INFANTIL 

Cinema I 

De 06 a 28 de janeiro 

Quinta a Domingo 

A segunda edição da mostra “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil” chega para oferecer cultura e diversão às crianças. Vamos dar um giro pelo planeta pelas telas do cinema de 8 países. Um programa completo e diferente, recheado de atividades artísticas que vão animar as férias de toda a família. A mostra abraça o tema “tolerância”, explorando questões como diversidade, inclusão, respeito pelo outro e pelo meio ambiente. 

Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao  

 

PROGRAMA EDUCATIVO 

1° andar – Quarta a segunda 

O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Professores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura e outros, para experimentar, criar e conviver no CCBB.  

FÉRIAS NO CCBB – 03 a 29 de janeiro – Sala Programa Educativo – 1º Andar 

Atividade: Pequeníssimas mãos – ‘’Nossas cores’’ 

“O mundo colorido  

É bem mais divertido  

Me ajudem por favor  

Dizendo uma cor” … 

Quantas cores tem no mundo? Na atividade “Nossas cores”, crianças a partir de dois anos e seus pais são convidados a participarem de uma vivência cheia de cores. Partindo da leitura de uma história, o público é convidado a experimentar um espaço elaborado pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas e descobrir os efeitos da luz em objetos coloridos na atividade. Esta e outras atividades, para todas as idades, fazem parte da programação das Férias no CCBB Educativo Atividade recomendada para crianças a partir de 2 anos e suas famílias. A programação completa você confere em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo. 

 

Classificação indicativa: livre. 

Entrada gratuita. 

Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 

 

EXPOSIÇÕES PERMANENTES 

Entrada gratuita 

DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL 

Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a Segunda  

‘’Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil’’ exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.    Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.  A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.    

Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.  

 

Curadoria: M’Baraká    

Classificação Indicativa: Livre    

 

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA 

Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a segunda 

Narrando os 215 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil e Arquivo Histórico, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.  Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.   

Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio.  

Classificação indicativa: livre   

Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio .  

CCBB PATRIMONIAL 

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando o projeto de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.  

Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático no mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e, depois, à Agência Primeiro de Março.  

No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias, e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.  

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. Juntamente com o Arquivo Histórico, Museu e Biblioteca – que possui mais de 250 mil exemplares em seu acervo –, o CCBB RJ é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.  

Saiba mais sobre a história do BB no Arquivo Histórico Banco do Brasil agendando sua visita pelo ccbbrio@bb.com.br  

Regras de visitação da Biblioteca Banco do Brasil em www.bibliotecasbb.com.br 

 

ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL 

Térreo – Segunda a domingo 

O Espaço Conceito Banco do Brasil apresenta um modelo único de agência, que alia atendimento bancário a ambientes de interação, informação e programação cultural. Um espaço de convivência com arena, coworking, vitrine empresa, laboratório maker, salas de reunião para clientes e terminais de autoatendimento bancário para clientes Banco do Brasil, e ainda conta com o tradicionalíssimo Café Confeitaria Colombo. 

Atendimento bancário – dias úteis, 9h às 17h 

 

Sobre o CCBB RJ  

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes. 

 

 

SERVIÇO  

Centro Cultural Banco do Brasil   

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)   

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br    

Ingressos:   

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.    

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .   

Funcionamento:    

De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).    

 

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).    

 

bb.com.br/cultura | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj   

 

 

Assessoria de Imprensa – CCBB RJ 

Rosana Passos:  rosanapassos@bb.com.br , (21) 3808-2320 (em substituição até 07/01) 
Giselle Sampaio: gisellesampaio@bb.com.br , (21) 3808-2346 (férias – retorno em 08/01)  

- Advertisement -

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -
  • Paixão Câmeras

Cine Mais