Mês da Consciência Negra: Parque Ibirapuera conta com programação especial em homenagem à data
As atividades são voltadas para toda a família e vão desde gastronomia, música, até moda, arte, jogos e brincadeiras
(Imagem: Boogie Week 2022 | Divulgação Urbia Parques)
Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, contará com uma série de atividades para celebrar a data, relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da escravidão no Brasil e reforçar a conscientização sobre o racismo, que perdura até os dias atuais. No cronograma, temos: ‘Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira’; ‘Boogie Week’ e ‘Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil’.
Confira abaixo todas as informações da agenda:
Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira – OCUPA-MAB
Na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, será realizada a segunda edição do Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira, no Museu Afro Brasil. O evento acontece das 9h às 18h e consiste em uma feira de gastronomia africana e afro-brasileira com shows e apresentações musicais de cultura popular, com musicalidades que se conectam com a missão e valores do Museu: “Promover o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura nacional”. O festival, que será realizado na Marquise do Museu e no Auditório Ibirapuera, contará com a presença de diversos artistas que abrangem a temática do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo em suas obras.
Boogie Week
De segunda-feira (20) a sábado (25), no Parque Ibirapuera, acontecerá a terceira edição da Boogie Week, festival de cultura preta que reunirá arte, moda, entretenimento, música, homenagens e muito mais. Idealizado pela empresária e advogada Eliane Dias, o evento inaugura um espaço para a produção cultural, artística e intelectual desenvolvidas por e para pessoas pretas, representando diferentes estilos e gerações. Entre terça (21) e sexta-feira (24), o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo receberá, no Teatro Ruth de Souza, uma extensa programação com debates, performances, rodas de conversa, filmes e apresentações teatrais que compõem a programação do festival. Os ingressos para o festival podem ser adquiridos pelo site da Sympla.
Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil
Nos dias 18, 19, 25 e 26 de novembro, o Parque Ibirapuera contará com a Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil. Em celebração ao Mês da Consciência Negra, será oferecido um bate-papo, jogos e brincadeiras a partir das plantas alimentícias não convencionais e alguns exemplos da culinária bem conhecidos que são consumidos no dia a dia dos brasileiros que tiveram contribuições africanas. Durante a atividade, as educadoras vão mostrar uma parte dessa herança africana e como ela se relaciona com o mundo biodiverso. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e será realizado na Serraria, próximo ao Portão 7 do Parque.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, com os mesmos propósitos e modelo de gestão.
Para mais informações, acesse:
Contato Imprensa – Urbia
E-mail: imprensa@urbiaparques.com.br