Orquestra Forte de Copacabana em clima de festa junina no sábado, 29/6
Com entrada franca, orquestra carioca formada por 28 jovens da rede pública de ensino retorna ao Forte de Copacabana, desta vez acompanhada pelos músicos Igor Conde e Andre Bitto, do Bloco do Caramuela
Neste próximo dia 29 de junho, sábado, às 18h, a Orquestra Forte de Copacabana – anteriormente conhecida como Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom agora com novo nome – retornará ao seu tradicional palco, o Forte de Copacabana, para mais um concerto de sua série mensal no espaço, um dos pontos turísticos cariocas mais visitados. Desta vez, porém, o concerto vai celebrar as tradições culturais nordestinas, tão típicas desta época do ano. Em clima de festa junina, a orquestra vai passear por um repertório de clássicos do frevo, baião, forró e do xote, como “Olha pro Céu” e “Pagode Russo” de Luiz Gonzaga; “Festa do Interior” de Abel Rocha e Moraes Moreira; “Feira de Mangaio”, de Sivuca e “Esperando na Janela”, de Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon. Neste dia, a orquestra estará acompanhada por dois músicos do Bloco do Caramuela, Igor Conde (triângulo) e André Bitto (sanfona).
A Orquestra Forte de Copacabana teve início apenas com violões, mas hoje possui uma formação de big band e reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone e uma base formada por violão, baixo, guitarra, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico (por meio da Pró Carioca – Lei de Incentivo à Cultura) e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.
O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.
Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.
SERVIÇO:
Orquestra Forte de Copacabana | Especial Junino
Data: 29 de junho, sábado
Horário: 18h
Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.
60 minutos. Grátis. Livre.
Acesse o site oficial da OVFC: www.
Siga a Orquestra nas redes sociais:
Instagram: @orquestrafortedecopacabana
YouTube: https://www.youtube.
Facebook: https://www.
Siga a Orquestra no Spotify:
Spotify: https://open.spotify.