Orquestra Sinfônica ao ar livre vai tocar de baião de Luiz Gonzaga a música clássica no Campo de Santana

Orquestra Sinfônica ao ar livre vai tocar de baião de Luiz Gonzaga a música clássica no Campo de Santana

Apresentação com entrada franca reúne 35 jovens músicos durante o Salão Carioca do Livro – LER

No feriado desta quarta-feira, Dia Consciência Negra, os amantes da boa música poderão curtir o fim de tarde ao som da Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), que se apresenta nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, na 3ª edição do Salão Carioca do Livro – LER. No evento, que marca a revitalização do Campo de Santana no Centro do Rio, o grupo de jovens egressos de escolas municipais de Niterói apresentará um repertório que contempla desde as Danças Húngaras de Johannes Brahms até o baião de Luiz Gonzaga.

Criada em 2007, a OSA é a principal formação orquestral do ‘Programa Aprendiz – Música na Escola’, um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país.

Composta por cerca de 35 jovens instrumentistas com idades entre 13 e 23 anos,  sob a regência do maestro Evandro Rodriguese, a OSA é uma oportunidade para que ex-alunos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais, aprofundando seu aprendizado. Assim, os integrantes aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, e podem vivenciar a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.

Em 2019, a Orquestra chega a marca de 150 apresentações públicas desde o início do programa, que é mantido pela Prefeitura de Niterói, e funciona como plataforma de inserção do jovem nas universidades e no mercado profissional da música. Hoje, há vários ex-alunos do Programa Aprendiz que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e/ou seguiram formação no magistério.

 

REPERTÓRIO:

Por una Cabeza, Piazzola 3′

Tema de amor, Cinema Paradiso, Ennio Morricone 5′

Temas do Luiz Gonzaga,  12′

Gabriel’s Oboé, Morricone 4′

Danças húngaras n5, Brahms 4′

SERVIÇO:

Orquestra Sinfônica Aprendiz no LER

Data: 20 de novembro de 2019

Campo de Santana – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário: 18h

Duração: 40min

Grátis

Livre

Sobre o Programa Aprendiz – Música na Escola

É um programa sociocultural sólido e estruturado que desde 2001 tem como missão a promoção da educação musical e da cidadania de milhares de crianças e jovens de Niterói – RJ. O intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão.

A partir de um conjunto diversificado de atividades como aulas de iniciação musical, canto coral, prática de instrumentos, formação orquestral e espetáculos artísticos, o Aprendiz amplia e enriquece as percepções e possibilidades de expressão e atuação dos alunos, contribuindo ao reconhecimento de seus papéis históricos, políticos e sociais na transformação da realidade que os cerca. 

O Aprendiz é mantido pela Prefeitura de Niterói sob supervisão direta da Fundação de Artes de Niterói | Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Municipal de Edução (FME).

Inicialmente, as práticas acontecem dentro das Escolas Municipais de Niterói, facilitando o envolvimento dos alunos e fortalecendo seu relacionamento com a própria instituição. Em outras palavras, o Programa Aprendiz é um valioso instrumento de transformação do centro de educação em um espaço mais atrativo, contribuindo ainda com a melhoria do desempenho escolar e na permanência do jovem na escola, principalmente em territórios mais vulneráveis.

As aulas são gratuitas e os instrumentos musicais são temporariamente emprestados para os participantes. Em um segundo momento, os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas podem participar das formações orquestrais e da prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede do Programa localizada no Centro de Niterói. Lá, os estudantes seguem tendo aulas de música e passam a aprender teoria e percepção musical (I, II e III), além de participarem dos ensaios e vivenciarem um calendário constante de apresentações e concertos didáticos.

Ao longo de sua trajetória o Aprendiz proporcionou muitas histórias pessoais de sucesso, com alunos tendo suas vidas e de suas famílias transformadas pela música. Assim, seguramente podemos afirmar que o Programa Aprendiz é uma realidade, e que se trata de um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

  • Paixão Câmeras

Latest

Markinho Duran e Banda Mahi lançam single “Até o Fim”

Markinho Duran e Banda Mahi lançam single “Até o Fim” O músico paraense e a banda do Rio de Janeiro, lançam feat inédito nesta sexta-feira...

Ana Castela é a terceira artista mais ouvida do país em 2024 e a única mulher dentro do TOP 10

Ana Castela é a terceira artista mais ouvida do país em 2024 e a única mulher dentro do TOP 10   Com uma trajetória única, a...

Lançamento Kevin O Chris no Cineplaneta

KEVIN O CHRIS LANÇA "ELEVANDO A VIBE" Single tem participação de JL o Único Kevin O Chris é verdadeiramente um operário do funk. Sendo um dos maiores...

Matheus Fernandes lança segundo volume de “MF Em Sampa” com participações de Mc Daniel, Kevin O Chris e Rogerinho 

Matheus Fernandes lança segundo volume de “MF Em Sampa” com participações de Mc Daniel, Kevin O Chris e Rogerinho  Com oito faixas, coletânea chega às...

Adriana Calcanhotto traz turnê de Errante para Juiz de Fora

Adriana Calcanhotto traz turnê de Errante para Juiz de Fora A CANTORA SE APRESENTA EM NOVO FORMATO SOLO NO CINE-THEATRO CENTRAL DIA 6 DE DEZEMBRO...