Ministério da Cultura, MHEx-Forte de Copacabana e Instituto Rudá apresentam:
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom se apresenta pela primeira vez no Centro de Referência da Música Carioca
Orquestra formada por 25 jovens do Rio de Janeiro fará concerto gratuito, revisitando clássicos da música brasileira
No próximo dia 4 de fevereiro, domingo, às 11h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom fará seu primeiro concerto no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. Os jovens musicistas vão se apresentar na série “Domingos Clássicos”, com acesso gratuito ao público (distribuição de senhas uma hora antes). A apresentação faz parte do projeto itinerante da Orquestra, que tradicionalmente realiza as suas apresentações sempre no Forte de Copacabana. Através da circulação, a Orquestra segue ocupando novos palcos da cidade e estado do Rio de Janeiro e já marcou presença em locais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de Niterói, entre outros equipamentos culturais.
Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL por meio da Lei Rouanet. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e Associação de Arte e Cultura RioMont.
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom
Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.
Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.
SERVIÇO:
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom
Data: 4 de fevereiro, domingo
Horário: 11h
Local: Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca
Entrada franca (Distribuição de senha uma hora antes)
Classificação: livre
Duração: 60 minutos.
Acesse o site oficial da OVFC: www.
Siga a Orquestra nas redes sociais:
Instagram: @orquestravioloesdoforte
YouTube: https://www.youtube.
Facebook: https://www.
Siga a Orquestra no Spotify:
Spotify: https://open.spotify.
Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte