Pinacoteca de São Paulo divulga programação para o mês da Consciência Negra
Integrando a programação da Virada da Consciência Negra, o museu terá entrada gratuita nos dias 19 e 20 de novembro; Em parceria com o Google Arts and Culture, a Pinacoteca lança página especial para a performance Bori, de Ayrson Heráclito, além de tour virtual por exposições
Performance Bori, de Ayrson Heráclito. Foto: Christiane Ruffato
No mês da Consciência Negra, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a programação de atividades do museu. Entre os destaques está o lançamento de uma página especial da performance Bori (2008-2022), de Ayrson Heráclito, na plataforma Google Arts & Culture. A performance faz parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo e é inspirada na cerimônia da religião de matriz africana. O Bori é um momento de limpeza espiritual e proteção, no qual se dá alimento às entidades da natureza que guiam cada pessoa. A performance já está no ar e pode ser vista em duas partes: o processo de montagem e a performance final.
A performance integrou a exposição Ayrson Heráclito: Yorùbáiano, em cartaz de abril a agosto deste ano na Pina Estação. A mostra completa pode ser vista no tour virtual e, a partir de 18 de novembro, em vídeo disponível no site da Pinacoteca de São Paulo. Outra exposição que pode ser vista no tour virtual é Enciclopédia Negra, em cartaz de 1 de abril a 8 de novembro de 2021. A mostra reuniu 103 obras realizadas por artistas contemporâneos para um livro homônimo de autoria dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz, além do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras. A mostra é um desdobramento da publicação e também se conecta com a nova apresentação da coleção do museu que se apoia em questionamentos contemporâneos e reverbera narrativas mais inclusivas e diversas.
Em cartaz atualmente, a exposição Pelas Ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976, realizada em colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, reúne 150 obras de 78 artistas do final do século XIX e do século XX. Trazendo para o primeiro plano uma narrativa amplificada da arte nos EUA, a mostra explora os modos como a modernidade se manifesta na produção artística norte americana a partir das transformações das cidades. A exposição também pode ser visitada em tour virtual. Como parte da programação da Virada da Consciência Negra, organizada pela faculdade Zumbi dos Palmares em parceria com instituições públicas e privadas, o museu terá entrada gratuita nos dias 19 e 20 de novembro.
|
Novidades do museu
Realizada para a itinerância da exposição Enciclopédia Negra, no Rio de Janeiro, a pintura Abdias Nascimento (Oxalufan) (2022), do artista O Bastardo, foi doada pelo pintor para a Pinacoteca de São Paulo. O museu celebra a doação do quadro, que cria diálogos com a obra de Abdias Nascimento adquirida em assembleia de patronos em 2021.
A Pina anuncia também a reimpressão dos catálogos de Rosana Paulino e Grada Kilomba, disponíveis para compra em loja física e virtual a partir da primeira semana de dezembro. Rosana Paulino: a costura da memória, em cartaz de 8 de dezembro de 2018 a 4 de março de 2019, apresentou mais de 140 obras da artista reconhecida pelo enfrentamento de questões sociais que despontam da posição da mulher negra na sociedade contemporânea. Grada Kilomba: Desobediências Poéticas, em cartaz de 6 de julho a 30 de setembro de 2019, apresentou quatro trabalhos de forte tom político e comprometido com as perspectivas das narrativas pós-coloniais, em conjunto que propôs uma espécie de restituição do lugar das vozes daqueles que foram silenciados ao longo da história.
Serviço
Virada da Consciência Negra:
Entrada gratuita nos dias 19 e 20/11;
Iluminação da fachada com as cores do pan-africanismo nos dias 18, 19 e 20/11.
Os catálogos podem adquiridos na loja da Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010) ou na loja virtual: Link.