13.1 C
Nova Iorque
sábado, maio 15, 2021

Buy now

Poemusica, Festival de Bolso de Musica Brasileira apresentará Juliana Maia interpretando Cecilia Meireles

POEMÚSICA FESTIVAL DE BOLSO DE MÚSICA BRASILEIRA

 Poemusica, Festival de Bolso de Musica Brasileira apresentará Juliana Maia interpretando Cecilia Meireles

Imagine o perfeito encaixe entre palavra e som. Imagine o encontro das composições oferecidas pelo canto de Áurea Martins, pelo violão de Joyce Moreno, pela voz de Zé Renato e pela criação inconfundível de Guinga com as palavras de alguns dos maiores poetas da literatura brasileira, como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e Manual Bandeira. Esse lugar, idílico, porém verdadeiro, é o “POEMÚSICA – Festival de Bolso de Música Brasileira” que, a partir do início de abril estará disponível na rede / na internet. O evento, aprovado em edital promovido pela SECEC RJ, conta com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“POEMÚSICA – Festival de Bolso de Música Brasileira”, como antecipa o nome, é um pequeno festival de música brasileira e poesia a ser realizado pela Planetário Produções Culturais, tendo como palco o Teatro Sonora, um precioso espaço para as artes no interior do Estado, no bucólico distrito de Conservatória (Valença/RJ), que é conhecida como a “cidade das serestas”.

Composto por oito atrações – quatro shows musicais e quatro performances poéticas – cujas apresentações serão gravadas, sem público presente, em áudio e vídeo e posteriormente disponibilizadas gratuitamente no YouTube, no canal da Planetário Produções. O projeto tem à frente a produtora cultural, jornalista, poeta e podcaster Flávia Souza Lima. Como legado, além dos oito vídeos referentes às apresentações musicais e poéticas, o POEMÚSICA apresenta também dois conteúdos extras, em formato de mini-documentário, com depoimentos dos participantes: um dedicado à música e o outro à poesia, com cerca de 20 minutos cada.

PROJETO – Esse pequeno festival de música brasileira tem como viés um olhar sobre a fundamental produção musical do Século XX, especialmente a bossa nova (anos 1950/60), — que é o estilo musical brasileiro mais internacionalmente difundido e historicamente relevante –, as canções surgidas entre os anos 1970/80 e a virada para o Século XXI, através de seus próprios criadores: é esse o mote do projeto “POEMÚSICA – Festival de Bolso de Música Brasileira”.

MÚSICA – O projeto tem foco principal nas apresentações em formato intimista (voz e instrumento, em formato solo ou de duo), de nomes com relevância histórica, que contribuíram para que o Brasil e, mais especificamente o Rio de Janeiro, através da bossa nova, entrassem no mapa da música mundial: Áurea Martins, Joyce Moreno e, mais recentemente, Zé Renato, um mestre da tradição da canção brasileira, assim como Guinga, o genial compositor e instrumentista. Valle, legítimo representante e criador da bossa nova, em vibrante fase de produção ainda hoje. Joyce e Guinga, herdeiros diretos da bossa e Zé Renato, um descendente musical de todos eles, seja por seu trabalho como integrante do grupo Boca Livre, seja por sua carreira solo.

POESIA – Dentre as obras poéticas abordadas a serem apresentadas, estão as de Manuel Bandeira; Ferreira Gullar; Carlos Drummond de Andrade; Cecilia Meireles, que serão trazidas por performances de poetas contemporâneos, como Christovam de Chevalier (Gullar) e Paulo Sabino (Drummond), além de Patricia Palumbo (jornalista e radialista, cujo podcast Peixe Voador divulga literatura e poesia), além de Juliana Maia, cantora, compositora, escritora e agente cultural com forte atuação na cena local de Conservatória, que vai interpretar algumas obras criadas a partir de poesias, com melodias de Fagner, Dolores Duran e Maysa. Todos eles conversam ao final de suas performances com Flávia Souza Lima (coordenadora do projeto e poeta natural de Volta Redonda/RJ).

 

Serviço

POEMÚSICA: PEQUENO FESTIVAL DE MÚSICA BRASILEIRA

Período de gravação*: de 02 a 06 de março (*não haverá público presente)

Local: Teatro Sonora, Conservatória/RJ

Artistas participantes: Áurea Martins (com o violonista Lucas Porto), Joyce Moreno (voz e violão, com participação de

Tutty Moreno), Guinga (voz e violão, com participação da cantora Cíntia Graton), Zé Renato (voz e violão).

Poetas participantes: Christovam de Chevalier (Ferreira Gullar), Paulo Sabino (Carlos Drummond de Andrade), Patricia

Palumbo (Manuel Bandeira), Juliana Maia (Cecilia Meireles) – entrevistas à Flávia Souza Lima

Transmissão: YouTube – a partir de 01 de abril

Canal: Planetário Produções [ http://bit.ly/PoemusicaFestival ]

Acesso gratuito

Duração de cada apresentação musical: 70 minutos cada (aproximadamente)

Duração de cada performance poética: 30 minutos cada (aproximadamente)

Mini-documentários: música (20 minutos aproximadamente); poesia (20 minutos aproximadamente)

Ana Paula Romeiro
Assessoria de Imprensa

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles