20.4 C
Nova Iorque
quarta-feira, maio 25, 2022

Buy now

Quadrinhos e cinema: Uma combinação fantástica!

Quadrinhos e cinema: Uma combinação fantástica!

Você sabia que o dia nacional de quadrinhos é comemorado dia 30 de janeiro? As adaptações de quadrinhos para cinema estão com a corda toda! Em 2018, pelo menos 13 filmes que passaram nos cinemas brasileiros foram adaptações de quadrinhos, figurando entre eles  duas produções nacionais (Turma da Mônica: Laços e O Doutrinador). 

Quadrinhos e cinema: Uma combinação fantástica!

Quadrinhos e cinema se relacionam intensamente há muito tempo. Por um lado, o filme baseado em um título de quadrinhos já traz consigo um público caloroso e ao mesmo tempo exigente. Por outro, esses filmes encaram o desafio de conquistar o público geral, que não conhece aquele mundo e têm nessa experiência de aproximadamente duas horas a oportunidade de mergulhar em um universo fantástico e, talvez, criar interesse pelas histórias impressas originais. O fato é que filmes de super-heróis se tornaram uma tendência e, com isso, personagens consagrados nas revistas ganharam suas versões de carne e osso e trouxeram consigo, nessa onda, seus camaradas: outros personagens que provavelmente não alcançassem a mesma repercussão caso fossem para o cinema sem a “preparação do terreno” pelo seu parceiro mais conhecido/famoso (vide Aquaman, que de impopular passou a um dos títulos mais aguardados dos fãs). Quadrinhos e cinema: Uma combinação fantástica!

O recorrente sucesso atual desse estilo de filme é, na verdade, surpreendente. Há décadas hollywood vem tentando fazer adaptações ousadas de nossos queridos defensores fantasiados, porém muitas dessas tentativas encontraram nos fãs das histórias originais reprovação e até mesmo motivo para piada. Isso ocorre porque, muitas vezes, o roteirista responsável pela adaptação não conhece tão a fundo o universo e os personagens que já carregam uma bagagem sólida e acabam por alterar ou fazer uma releitura livre que se afasta do original, desagradando, assim, os fãs mais fervorosos das sagas que vão aos cinemas cheios de expectativas prévias. Os espectadores eventuais, que não partilham da mesma paixão ou entusiasmo, tendem a ser menos exigentes com as franquias de heróis, não por condescendência, mas por não terem uma ideia anterior delimitada do que esperar, o que os torna mais abertos a conhecer a nova roupagem dada à história. No entanto, ultimamente a boa repercussão em bilheterias dos novos filmes de heróis demonstram que as produtoras estão encontrando o equilíbrio entre os públicos e conseguindo agradar tanto os fãs quanto o espectador casual.

Independente disso, é importante sempre levar em consideração que quadrinhos e cinema são linguagens com recursos muito diferentes e que, por vezes, adaptações mudanças são necessárias para se contar uma boa história. Enquanto nos quadrinhos o espaço é mais flexível e a narrativa pode se estender por diversos capítulos periódicos, o cinema conta com recursos de movimento, efeitos e áudio e um limite de tempo mais bem definido. Quadrinhos e cinema: Uma combinação fantástica!

Uma coisa é certa: 2019 nos reserva ainda muitas aventuras cinematográficas através dos mundos fantásticos que ganharam vida nas HQs! Enquanto elas não chegam, nós vamos acompanhando e torcendo pra essa combinação dinâmica trazer cada vez mais diversão para todos nós!

 

Quadrinhos e cinema: Uma combinação fantástica!

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
  • Mosquito Produções

Latest Articles