Rio recebe evento para discutir educação e inovação no Brasil

Rio recebe evento para discutir educação e inovação no Brasil

     Encontro reunirá profissionais das áreas de educação e tecnologia para debate de ideias e compartilhamento de boas práticas

Do ensino básico ao superior, a forma de educar está passando por profundas transformações. Diferentes iniciativas eclodem em todo o mundo apontando para um cenário no qual inovação, tecnologia e educação caminharão juntas.

Salas de aula invertidas, inteligência artificial, novas metodologias, autonomia aos estudantes. Essas experiências variadas serão debatidas na primeira edição do COLABORE, evento que terá como objetivo facilitar o encontro de pessoas interessadas em cocriar inovações que ajudem na mudança de paradigma na educação brasileira, além de reunir profissionais das áreas de educação e tecnologia que irão compartilhar projetos e conhecimentos.

O COLABORE é promovido pelo Centro Universitário Celso Lisboa e acontecerá no dia 4 de dezembro, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Centro do Rio, a partir das 13h30, com transmissão online gratuita. O encontro contará com a participação de seis convidados.

Cada um fará uma palestra no estilo TEDx e, ao final, será realizada uma mesa de debates com perguntas abertas ao público presente. Entre os palestrantes, estão:

– Gustavo Hoffmann, fellow da LASPAU – ONG da Universidade de Harvard, que tem como objetivo enviar alunos da América Latina para universidades norte-americanas -, que falará sobre tendências e inovações no ensino superior;

– Sérgio Branco, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), que falará sobre educação e tecnologia: os desafios da aprendizagem online;

– Gustavo Brito, da Extramuros – escola de projetos em educação -, que falará sobre design e educação;

– Thiago Chaer, CEO da Future Educação – aceleradora de startups de educação -, que falará sobre ecossistema empreendedor e educação;

– Flávio Cordeiro, sócio e diretor de planejamento da Agência Binder, que falará sobre a contribuição da indústria criativa para a inovação educacional;

– Thiago Almeida, diretor de inovação pedagógica da Celso Lisboa, que falará sobre o papel da inovação aberta para o futuro da educação.

Além dos palestrantes, também estarão presentes no evento: pesquisadores, gestores de escolas e universidades, coordenadores pedagógicos, diretores acadêmicos e empreendedores.

Lançamento de Plataforma de Inovação
Durante o evento, alguns projetos serão lançados, como, por exemplo, a plataforma de inovação aberta para educação chamada Colabore – mesmo nome do evento. Com um investimento de 350 mil, a plataforma foi pensada para unir profissionais de diferentes áreas, dispostos a promover e participar de projetos de inovação voltados para o aprendizado.

Educadores, desenvolvedores, alunos e pesquisadores trabalharão juntos no ambiente virtual, explica Thiago Almeida, diretor de Inovação Pedagógica da Celso Lisboa e coordenador da Colabore.

– Acreditamos que o ambiente colaborativo é o melhor cenário possível para o desenvolvimento de inovações. Uma lógica colaborativa facilita que pessoas de diferentes áreas consigam conversar entre si e criar, juntas, produtos, serviços e métodos que gerem benefícios ao aprendizado dentro de sala de aula.

A Colabore será 100% aberta e colaborativa e pretende integrar diferentes ecossistemas em prol da educação (universidades, escolas, empreendedores e economia criativa). Para ter acesso à plataforma, o usuário precisa ter uma conta no Linkedin. A partir do momento em que o cadastro estiver ativo, ele já poderá colaborar, participar de projetos e contribuir utilizando a ferramenta.

– Todo ano faremos uma edição do Colabore, que buscará sempre reunir os principais players de inovação e educação. Educação é um tema muito importante, mas pouco conversado e debatido. Compartilharemos ideias, experiências e aprendizado, a fim de solidificarmos cada vez mais esse assunto que é de extrema necessidade e importância em todo o mundo -, ressalta o CEO do Centro Universitário Celso Lisboa, Rodolfo Bertolini.

Serviço:
Data: 04/12/2017
Horário: 13h30 às 18h
Local: Teatro Eva Herz (Livraria da Cultura) – Rua Senador Dantas, 45, Centro.
Transmissão online: facebook.com/CelsoLisboaRJ

Perfil dos Palestrantes

Gustavo Hoffmann
Diretor do Grupo A – holding educacional brasileira com mais de 40 anos de atuação no mercado de Educação, parceiro da Laspau (ONG situada na Universidade de Harvard, que tem como objetivo enviar alunos da América Latina para universidades norte-americanas) e sócio fundador da GH Educacional. Possui MBA em Gestão de Instituições Educacionais pela Kroton Educacional e pós-graduação em Gestão pela Fundação Dom Cabral. Já atuou como diretor de Inovação e Internacionalização da Anima Educação e como diretor acadêmico e de EAD no Grupo Alis Educacional.

Gustavo Brito
É cientista social e mestre em socioantropologia das técnicas contemporâneas pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Na França, teve o primeiro contato com ferramentas como o design thinking. Em 2014, fundou o Extramuros, uma escola de projetos que promove mentorias, tutorias, cursos e workshops de educação para crianças, pais e educadores formais. Unindo mais de 15 anos de sala de aula como educador, a sua experiência como pesquisador e mestrando, dedica-se inteiramente ao movimento por uma educação mais afetiva, viva e transformadora.

Sérgio Branco
Diretor do Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS). Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec e autor dos livros “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público” e “O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo”. Graduado em Direito, é especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-graduado em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Thiago Chaer
CEO da Future Educação – primeira organização da América Latina focada no desenvolvimento de startups de educação, escolas inovadoras e educação disruptiva. É colunista da sessão de Inovação na Revista Linha Direta e da InfoGeekie, mentor  do Google Space (Campus São Paulo) e do programa Tech Sampa (Prefeitura de São Paulo). Graduado em Marketing e Administração e com MBA em Administração e Negócios pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

Flávio Cordeiro
Sócio e diretor de planejamento da agência de publicidade Binder – nomeada pela Great Place to Work (GPTW), em 2014, como a melhor agência para trabalhar no Brasil. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ), possui MBA pela IBMEC. Já atuou como Diretor Nacional de Mídia no Young & Rubicam Group e foi Diretor Geral da também agência de publicidade Fischer America.

Thiago Almeida
Diretor de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa, é doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, mestre em Administração pelo IAG – PUC Rio e pesquisador no campo da Gestão, Educação e Inovação. Também foi o Coordenador Técnico da Semana VV de Empreendedorismo em Nairóbi, no Quênia e do programa em Empreendedorismo e Desenvolvimento na Amazônia, em janeiro de 2017. Já atuou como Coordenador de Novos Negócios na L’Oréal Brasil e também trabalhou na sede da empresa, em Paris.

 
Renata Soares | Atendimento à imprensa
Dona Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram

Publicidade

  • Paixão Câmeras

Últimas

Show de Ney Matogrosso, chega em Santos em maio

Bloco na Rua, show de Ney Matogrosso, chega em Santos em maio Depois do sucesso absoluto da crítica e do público, desde a sua estreia...

ANGEL22 mergulha no funk brasileiro em “Bad Manners”

ANGEL22 mergulha no funk brasileiro em “Bad Manners”Faixa é a segunda parceria do girl group latino com o brasileiro Papatinho, que assinou anteriormente um...

Lollapalooza Brasil: Budweiser dá nome ao palco principal e cria espaço para entrevistas exclusivas no Bud Studio

Lollapalooza Brasil: Budweiser dá nome ao palco principal e cria espaço para entrevistas exclusivas no Bud StudioMarca com forte ligação com a música promete...

Rafaela Neves, revelação da música brasileira, lança primeiro single “Tô Nem Aí”

Rafaela Neves, revelação da música brasileira, lança primeiro single "Tô Nem Aí"Misturando a música sertaneja que corre em sua veias, com influência do country,...

EP coletivo “50+” celebra o feminino e contesta o etarismo na indústria da música

EP coletivo “50+” celebra o feminino e contesta o etarismo na indústria da música Ana Costa, Andréa Dutra, Crikka Amorim, Germana Guilhermme e Patricia Mellodi...