Sites piratas têm receita publicitária de R$ 17 milhões

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SITES DE VÍDEOS PIRATAS TÊM RECEITA PUBLICITÁRIA DE R$ 17 MILHÕES

Pesquisa IBOPE Repucom/MPA mostra que as dez páginas ilegais mais visitadas do Brasil receberam mais de 135 milhões de acessos mensais

Brasília, 08 de janeiro de 2017 – Pesquisa realizada pelo instituto IBOPE Repucom a pedido da Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL) mostra que os dez sites de pirataria de filmes mais acessados por brasileiros arrecadaram pelo menos R$ 17 milhões com publicidade entre agosto de 2015 e agosto de 2016.

A pesquisa leva em conta apenas os anúncios feitos em sites de pirataria audiovisual por meio de redes de publicidade online.

Na prática atual, agências de publicidade contratam redes nacionais e internacionais de propaganda online para introduzir anúncios de seus clientes em websites e aplicativos, que incluem no portfólio os sites ilegais.

Os sites piratas são interessantes para estes intermediários de publicidade pelo altíssimo volume de acessos e, consequentemente, pelos muitos cliques que geram para o anunciante. Os dez maiores sites ilegais do Brasil receberam 135,3 milhões visitas mensais em 2016, segundo o IBOPE Repucom.

“É necessário que o mercado de publicidade online seja saneado e deixe de financiar a atividade ilícita no país. Isso deve ser feito por meio da adoção de critérios não econômicos de escolha dos espaços para veiculação de anúncios. A busca indiscriminada por mais cliques acaba expondo anunciantes à associação de sua marca a atividades ilegais, como a pirataria”, diz Ygor Valério, vice-presidente Jurídico e de Proteção de Conteúdos da MPA-AL.

Em outubro de 2015, o deputado federal Sandro Alex, subrelator da CPI dos Crimes Cibernéticos da Câmara dos Deputados, revelou caso em que anúncio do governo brasileiro aparecia inadvertidamente em sites de pirataria de conteúdo. Depois da revelação do parlamentar, a Presidência da República alterou as normas de uso de redes de propaganda online.

O IBOPE Repucom levou em conta o cost per thounsand (CPT) de cada banner das páginas piratas. O CPT é a métrica utilizada para avaliar o retorno para o site daquele banner que expõe. É com base nos cliques de um anúncio que uma página é remunerada pelos anunciantes.

Baixe aqui pequeno infográfico que explica como funcionam as redes de anúncios em sites pirata: http://we.tl/RzfLYPVnra

Mais informações:

Thiago Vitale

thiago@torrece.com.br ou 61-9213-3350

Rodrigo Ledo

rodrigo@torrece.com.br ou 61-8111-5655

Sobre a MPA-AL

A Motion Picture Association of America, Inc. (MPAA) atua como porta-voz e defensora da indústria cinematográfica, televisiva e de home video americana, desde seus escritórios em Los Angeles e Washington D.C. Seus membros incluem: Walt Disney Studios Motion Pictures; Paramount Pictures Corporation; Sony Pictures Entertainment Inc.; 20th Century Fox Film Corporation; Universal City Studios LLC; and Warner Bros. Entertainment Inc.

No Brasil, a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL) chegou na década de 40 do século passado e tem entre seus membros: Walt Disney; Paramount; Sony Pictures; Twentieth Century Fox; Universal e Warner Bros. É missão da MPA-AL a promoção e o estímulo à criação e à inovação no setor audiovisual, primando pela valorização e fomento do processo criativo, enquanto vetor que permita com que conteúdos audiovisuais e de entretenimento cheguem com qualidade para todos os públicos.

A MPA-AL, além de representar os interesses dos estúdios associados, tem acompanhado os cenários político e econômico no que se refere ao setor audiovisual. A MPA-AL tem por objetivo estimular e consolidar parcerias com os atores do setor audiovisual brasileiro, nos campos público e privado, bem como promover o intercâmbio de expertises e a valorização global do mercado audiovisual. A MPA-AL é parceira e dialoga permanentemente com os agentes do setor.

 

 

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