13 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 20, 2022

Buy now

Sudeste e Nordeste reúnem maioria dos compositores no Brasil

Sudeste e Nordeste reúnem maioria dos compositores no Brasil

 

Estudo do Ecad em homenagem ao Dia Mundial do Compositor, no sábado, 15, aponta que 71% dos cadastros das músicas produzidas no país estão nessas regiões

O Dia Mundial do Compositor é celebrado anualmente no dia 15 de janeiro. A data é uma homenagem a todos os artistas que se dedicam a compor canções, traduzindo em versos e rimas sentimentos que, em muitas situações, são compartilhados ao redor do mundo por milhões de pessoas. Um estudo do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aponta em quais regiões do Brasil os compositores cadastraram as suas músicas na gestão coletiva.

A região Sudeste ficou em primeiro lugar ao concentrar 57% dos registros das composições produzidas no Brasil. Em segundo lugar, aparece o Nordeste, identificado em 14% dos cadastros, seguido pela região Sul, com 10%, pelo Centro-Oeste com 7% e pelo Norte com 2%. Não foi possível identificar a região de 10% dos compositores cadastrados, porque eles não informaram a unidade federativa onde atuam.

Os compositores, assim como intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, estão cadastrados nas sete associações de música – Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC – que formam a gestão coletiva e administram o Ecad. Todo titular de música, nacional ou estrangeiro, deve estar filiado a uma das sete associações e manter suas informações e repertório atualizados para receber direitos autorais pela execução pública. O banco de dados do Ecad reúne todas essas informações e é um dos maiores da América Latina.

Atualmente, 84% de todos os cadastrados no banco de dados do Ecad estão na categoria de compositor. Desse total de compositores, 94% são estrangeiros e 6% são nacionais.

O Ecad existe para impulsionar a música como arte e como negócio. É o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. A instituição é uma referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais.

Mass Media

Tel: +55 21 97645-8854 (Luciana Dantas)

 

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
  • Mosquito Produções

Latest Articles