Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão

3
1456

Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão

   Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão

Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão
 
Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão
 
Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão
 
Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão
 
A moda brasileira marca presença em Milão

Um pouco do Brasil desembarcou em Milão durante a Fashion Week, de 19 a 25 fevereiro. A empresa carioca All Branding, de Lia Paiva, Adriana Rosa e Lorena Campello, levou à cidade italiana, pela primeira vez, as grifes Kroché, Chemiserie, Annaka e Gaitee para uma série de encontros de negócios e sessões fotográficas em cenários de encantadores como a neoclássica Villa Reale, em Monza. Um evento em “petit comité” no elegante hotel milanês
“Principe di Savoia”, no dia 22, celebrou ainda a presença das quatro marcas em terras italianas e contou com a presença do cônsul do Brasil em Milão, o embaixador Eduardo dos Santos.

O coletivo de moda brasileira – duas empresas de vestuário, uma de acessórios e outra de joias – se expressa através de um estilo contemporâneo com bases sólidas na produção artesanal. “Podemos defini-las como grifes com um espírito ‘glocal’, já que conseguem associar uma estética internacional à valorização da nossa cultura, com o uso de
matérias-primas e mão de obra locais”, explica Lia Paiva, uma das sócias da All Branding, que morou na Itália por muitos anos, onde estudou moda.

Kroché
Cento e três são os anos da musa inspiradora da Kroché. A muito ativa e centenária senhora Domingas Abadia é a grande “influencer”, além de avó, da designer Lígia Frick, fundadora da marca de acessórios que modernizou o conceito de crochê e oferece oportunidades de emprego para as mulheres da terceira idade.
Tudo nasce do amor de Lígia pela moda e as atividades manuais, do desejo de empreender e de uma importante recordação: a das dificuldades que sua avó teve, muitos anos atrás e já não mais uma jovem, para reposicionar-se no mercado de trabalho. Assim, a designer decidiu criar o projeto social “Tecendo Um Novo Caminho/Tecendo uma nova estrada”, no interior de São Paulo, para produzir bolsas e sandálias de crochê de uma forma moderna e favorecer a inclusão de mulheres na produção.
“O projeto começou em outubro de 2017. As artesãs começaram a se reunir em grupos, em suas casas, para fazer crochê e dar um novo sentido às suas vidas. Hoje, a iniciativa se desenvolveu e também envolve mulheres de outras idades. Tanto para quem produz quanto para quem compra, esta é uma nova abordagem no mundo da moda – mais
consciente, carinhoso e com um valor real. Entre fios e agulhas, nossas crocheteiras dão vida a belas peças em meio a muitas risadas, dicas, diálogos. Porque aqui é carinho, é amor a cada ponto”, conta Ligia. Bolsas, acessórios e calçados, de caráter forte e moderno, são feitos com grande atenção à sustentabilidade. “Usamos matérias-primas que não agridem o meio ambiente e oferecem um excelente acabamento para nossos bolsas e
acessórios. Os resíduos são quase inexistentes porque tudo aqui é reutilizado, de malhas de refugo a barbantes reciclados”, diz Ligia. 
O resultado? Uma moda autêntica, consciente e de qualidade. E também uma linda homenagem à vovó Domingas.

Chemiserie
O nome revela a missão principal da marca, mas não tudo. Chemiserie (ou seja, camisaria, em francês) é muito mais do que isso. O ateliê criado por Simone Bastos é, por natureza, especializado em camisas, mas – desde a abertura em 2008 e graças ao sucesso conquistado em poucos anos – expandiu a produção a todos as peças do armário feminino.
A marca oferece peças atemporais que fogem do chamado modismo e são fabricadas, com grande atenção aos detalhes, no próprio laboratório artesanal,. As criações da Chemiserie são versáteis e elegantes e podem ser usadas seja para um almoço de negócios, um jantar com amigos, no trabalho ou até mesmo para um final de semana na praia.
“Sou formada em Economia, mas sempre gostei de moda. Após ter vivido em alguns países, voltei ao Rio, cidade onde cresci, e decidi que era o momento de abrir o meu próprio negócio, algo que me representasse 100%.”, comenta Simone. “Foi aí que nasceu a ideia de criar peças de alfaiataria elegantes e exclusivas”.

Annaka
Deslumbrante. Original. Exclusivo. Estes são alguns adjetivos que definem o estilo da Annaka, um grife de joias e bijouterias de luxo criadas pela designer Anna Karina Lins. Anéis, brincos, braceletes e colares se caracterizam por suas linhas sinuosas e orgânicas, inspiradas na flora mundial e ainda contam com a força e a beleza de pedras naturais.
A designer é presente em todo o processo criativo: desde a pesquisa e inspirações, passando pelos croquis e escolhas de materiais, até o próprio processo de execução manual das peças. Anna ficou conhecida por ser pioneira na moldagem de acrílico à mão, habilidade que torna cada peça única. Até hoje a técnica é presente em suas coleções,
assim como métodos tradicionais de ourivesaria e fundição.
A carreira de Anna Karina Lins como designer começou em Paris – onde se formou em Visual Merchandising em 1995 e trabalhou na loja de Karl Lagerfeld, na Rue Saint Honoré. A capital francesa intensificou ainda mais a sua paixão pelo mercado de moda de luxo, onde o máximo de cuidado aos detalhes e acabamentos é fio condutor. Anna também passou por Lisboa. De volta ao Brasil em 2005, Anna se especializou no campo da joalheria e lançou oficialmente a sua marca Annaka em 2008.
Além das coleções próprias, a marca desenvolve coleções para Andrea Marques e Printing. No portfólio, também comparecem parcerias de peso com A Brand, Eva, Lenny Niemeyer, Paula Ferber e Richards. Nas passarelas, já assinou os acessórios de desfiles cheios de bossa para Adriana Degreas, Fabiana Milazzo, Lenny Niemeyer e Sacada.

Gaitee
Seu nome é inspirado na palavra francesa “gaité”, que significa felicidade, alegria. Estes são os conceitos que guiam as coleções da Gaitee.
A marca foi criada por Joanna Pascowitch, que estudou Moda no Instituto Marangoni, em Milão, e Pattern Design na Central Saint Martins, em Londres, além de ter acumulado uma importante esperienza trabalhando para grandes lojas. A Gaitee oferece uma moda feminina com um sabor atemporal, realçado por cortes inovadores e transparências. As
criações em tecidos naturais, como linho, algodão e seda, oferecem diferentes possibilidades de combinação, são amplas e fluidas, mesclando classe, leveza e singularidade.

Pauta resumida:
 
Talentos brasileiros desembarcaram em Milão durante a Fashion Week, de 19 a 25 fevereiro. A empresa carioca All Branding, de Lia Paiva, Adriana Rosa e Lorena Campello, levou à cidade italiana, pela primeira vez, as grifes Kroché, Chemiserie, Annaka e Gaitee para uma série de encontros de negócios e sessões fotográficas em cenários de encantadores como a neoclássica Villa Reale, em Monza. Um evento em “petit comité” no elegante hotel milanês “Principe di Savoia” também celebrou a presença das quatro marcas em terras italianas e contou com a presença do cônsul do Brasil em Milão, o embaixador Eduardo dos Santos.
 
As quatro marcas combinam um senso estético internacional com o patrimônio cultural, matérias-primas e mão-de-obra nacionais. Um caso interessante, a marca Kroché modernizou o crochê e promove a inclusão de mulheres da terceira idade na sua produção. Chemiserie é outro exemplo de grife handcraft: junto à loja funciona a alfaiataria própria que cria, com total cuidado aos detalhes, cada peça.
 
 
Créditos das fotos: Alessandro Giaco
 
Créditos dos looks e das fotos do evento:
 
Foto 1_: Saia e pulôver_Gaitee + bolsa_Kroché + joias_Annaka
Foto 2_Vestidos_Chemiserie + Borse_Kroché
Foto 3_Vestido_Gaitee + bolsa_Kroché + joias_Annaka
Foto 4_Jumpsuits_Chemiserie + joias_Annaka
Foto 5_Vestidos_Chemiserie
Foto 6_Vestido_Gaitee + Bijoux_Annaka
Foto 7_Da esquerda para a direita: Lorena Campello, Lia Paiva e Adriana Rosa, socias da All Branding, com as empresarias de moda Ligia Frick (Kroché) e Simone Bastos (Chemiserie) 
Foto 8 – Lorena Campello e Lia Paiva, socias da All Branding, com a empresaria de moda Ligia Frick (Kroché) e o cônsul geral do Brasil em Milão, Eduardo dos Santos.
Foto 10 – Lia Paiva (sócia da All Branding) entre o cônsul adjunto do Brasil em Milão Julio Laranjeira e a esposa Beatriz.
 

 
www.all-branding.com
Instagram: @ a.l.l.branding
Contatos: Assessoria de Imprensa – Comunicazione Carioca
Paula Acosta e Fernanda Massarotto
 
Uma pitada de Brasil na Fashion Week de Milão